Mapa de Estoque Excel Logística WMS – 2

Cadastro no Excel com access 5
Cadastro em Excel com banco de dados Access – SQL
5 de março de 2017
Entrevista Marcos Rieper eu juro funciona
Entrevista Marcos Rieper para o canal Eu Juro Funciona!
12 de março de 2017

Mapa de Estoque Excel Logística WMS – 2

Demonstraremos neste artigo como criar um mapa de estoque em Excel que auxilie a Logística a localizar produtos no estoque e problemas de alocação da mesma forma que um WMS.

Uma das coisas que torna o Excel uma ferramenta diferente é a possibilidade de obtermos o mesmo resultado de maneiras diferentes.

Foi exatamente o que aconteceu quando eu recebi um e-mail de um dos nossos ex-alunos com uma solução diferente para a solução apresentada no post Mapa de Estoque Excel Logística WMS.

Mapa de estoque dinâmico 2 - Logística WMS 1

Na planilha que ele enviou havia uma solução bastante diferente que usava também os slicers e montava o quadro de identificação da disposição dos produtos em estoque da mesma forma, além de algumas melhorias, como destacar o prédio e o nível quando houverem produtos neles.

Mapa de estoque dinâmico 2 - Logística WMS 2

Como pode ver a solução funciona da mesma forma que a que criamos no post que o originou:

Mapa de estoque Excel Logística WMS

A grande diferença está na fórmula e no método utilizado para a criação desta outra planilha.

Na versão anterior que eu criei havíamos construído a solução utilizando uma tabela do Excel e uma fórmula complexa matricial, que envolvia inclusive SUBTOTAL para somar apenas os itens filtrados na tabela original, conforme o filtro da segmentação de dados.

Veja a fórmula original:

{=SOMARPRODUTO(SE(Base!$B$2:$B$501=Estoque!$H8;SE(Base!$C$2:$C$501=Estoque!I$7;Base!$D$2:$D$501))*SUBTOTAL(3;DESLOC(Base!$A$2;LIN(Base!$A$2:$A$501)-LIN(Base!$A$2);)))}

Um tanto quanto extensa não é mesmo?

Apesar de ser uma solução que possa ser aplicada, a primeira opção utiliza matricial, o que também é muito legal, eu mesmo gosto muito de utilizar fórmulas deste tipo. Bem como o meu amigo Fernando Fernandes, veja este vídeo legal: Formatação condicional matricial relativa.

Mas, como eu disse no início deste post citando o MVP Excel João Benito, no Excel há vários caminhos para uma mesma solução, não havendo um portanto um caminho mais correto do que o outro, apenas um mais elegante ou que seja mais simples.

No caso da solução apontada pelo amigo Evaldo que nos enviou o e-mail, ele criou uma tabela dinâmica, na qual colocou nas linhas o número do nível e nas colunas colocou o prédio, ficando desta forma disposta a tabela:

Mapa de estoque dinâmico 2 - Logística WMS 3

Desta forma os slicers foram criados, da mesma forma como havíamos feito para a tabela, e depois na tabela de localização WMS foi utilizada a seguinte fórmula:

=SEERRO(SOMA(DESLOC(TD!$B$4;CORRESP($A4;TD!$A$5:$A$65000;0);CORRESP(Aux!B$3;TD!$C$4:$V$4;0);CONT.SE(TD!$A$5:$A$65000;Aux!$A4);1));0)

É uma fórmula não matricial, aonde são utilizadas as funções SOMA, DESLOC, CORRESP e CONT.SE para identificar e somar na tabela dinâmica os valores do endereço de prédio e nível.

Com base nesta solução, pensei que realmente é mais simples e ainda criei uma nova solução também utilizando tabela dinâmica, mas dispondo os dados de outra forma e retornando com um SOMASES os dados:

Mapa de estoque dinâmico 2 - Logística WMS 4

Veja que agora o prédio e o nível estão nas linhas e nos valores está a soma da quantidade de produtos.

Então para retornar os valores utilizamos a fórmula:

=SOMASES('TD (2)'!$AI:$AI;'TD (2)'!$AG:$AG;'Aux (2)'!B$3;'TD (2)'!$AH:$AH;'Aux (2)'!$A4)

Na fórmula utilizamos o SOMASES para somar os valores quando for daquele prédio e nível e também obtemos a solução da mesma forma que nos dois exemplos anteriores.

Você pode fazer o download das planilhas digitando o seu nome e e-mail na lista abaixo para receber gratuitamente nossa newsletter semanalmente, e se já for cadastrado não se preocupe pode se cadastrar e clicar no link que vai funcionar da mesma forma.

Abraço

Marcos Rieper


Clique aqui e leia mais sobre Excel VBA. https://www.guiadoexcel.com.br/vba/ O Guia do Excel foi criado por Marcos Rieper e oferece artigos, dicas, tutoriais e modelos de planilhas prontas. Aqui você encontra tudo sobre Excel, seja de nível básico, intermediário,  avançado e VBA. O Guia do Excel oferece diversos materiais completamente gratuitos para download. Navegue em nosso site e confira! Conheça também a nossa Loja do Excel https://loja.guiadoexcel.com.br/

5 Comentários

  1. Cristiano Grape disse:

    Me inscrevi e não recebi nada, por que falam que será possível abaixar a planilha se não vem, só um e-mail e mais nada…

  2. sergio disse:

    muito legal este material

  3. FLAVIO disse:

    Olá, professor!

    Estou a quase um mês procurando vídeos que pudesse me ajudar. Comecei fazer um projeto “CONTROLE DE ESTOQUE”. Seria fácil se fosse apenas um SAÍDA E ENTRADA de estoque. Porém, por necessidade incluir uma coluna que está me dando muita dor de cabeça. Veja o exemplo:

    A dúvida é essa: Gostaria de uma formula que impedisse exatamente isso. Tenho dois códigos iguais, em dois endereços diferentes. Quando faço alguma movimentação de entrada ou saída, não quero que repita no saldo atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.