Mapa de estoque Excel 3 – Logística WMS

Mapa de estoque Excel 3 – Logística WMS

Nesta nova versão do mapa de estoque de Logística / WMS em Excel  dinâmico é desenvolvido com tabela dinâmica a mesma funcionalidade demonstrada nos artigos:

Mapa de Estoque Excel Logística WMS – 2

Mapa de Estoque Excel Logística WMS

O interessante nos três exemplos é verificar que a mesma tarefa no Excel é que o mesmo efeito pode ser conseguido de pelo menos três formas diferentes, todas com os seus pontos positivos e negativos.

Como funciona?

A planilha funciona de forma semelhante a dos dois artigos citados acima, veja o gif demonstrando o seu uso.

Mapa de estoque dinâmico 3 1

Uma das vantagens que se tem utilizando tabela dinâmica é a possibilidade de expandir os detalhes e identificar rapidamente o que há em um determinado endereço e filtro.

Veja que ao clicar é aberto o detalhe de forma especial, com o cabeçalho congelado e também um hiperlink para voltar a planilha original, além de os detalhes serem abertos sempre na mesma planilha.

Qual a técnica utilizada?

  • Inicialmente a planilha de dados deve ter uma chave única, pode ser uma união de campos na planilha, como também pode ser uma lista numerada simples.
  • Depois com base nesta planilha é criada uma tabela dinâmica e criados os slicers.
  • De novo na planilha de dados é inserida uma nova coluna de Valor aonde colocamos uma fórmula SE que se a chave estiver na coluna da tabela dinâmica ele retorna o campo de Qtde.
  • É criada então uma nova tabela dinâmica utilizando a base de dados original, mas ao invés do campo de qtde normal é utilizado o campo novo com a fórmula, este campo será o campo de quantidade na tabela.
  • Os slicers são então levados para a nova tabela dinâmica e inserido um código VBA para que seja atualizada esta tabela dinâmica toda vez que a outra tabela dinâmica for atualizada, UFA.

Enfim, é mais fácil neste caso olhar o nosso vídeo passo-a-passo e fazer o download do arquivo de exemplo.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper