Mapa de estoque Excel 3 – Logística WMS

Copiar estilos entre pastas do Excel 3
Copiar estilos de tabelas no Excel com VBA
19 de março de 2017
Quadro flutuante no Excel 3
Fluxo de caixa com quadro flutuante no Excel
25 de março de 2017

Mapa de estoque Excel 3 – Logística WMS

Nesta nova versão do mapa de estoque de Logística / WMS em Excel  dinâmico é desenvolvido com tabela dinâmica a mesma funcionalidade demonstrada nos artigos:

Mapa de Estoque Excel Logística WMS – 2

Mapa de Estoque Excel Logística WMS

O interessante nos três exemplos é verificar que a mesma tarefa no Excel é que o mesmo efeito pode ser conseguido de pelo menos três formas diferentes, todas com os seus pontos positivos e negativos.

Como funciona?

A planilha funciona de forma semelhante a dos dois artigos citados acima, veja o gif demonstrando o seu uso.

Mapa de estoque dinâmico 3 1

Uma das vantagens que se tem utilizando tabela dinâmica é a possibilidade de expandir os detalhes e identificar rapidamente o que há em um determinado endereço e filtro.

Veja que ao clicar é aberto o detalhe de forma especial, com o cabeçalho congelado e também um hiperlink para voltar a planilha original, além de os detalhes serem abertos sempre na mesma planilha.

Qual a técnica utilizada?

  • Inicialmente a planilha de dados deve ter uma chave única, pode ser uma união de campos na planilha, como também pode ser uma lista numerada simples.
  • Depois com base nesta planilha é criada uma tabela dinâmica e criados os slicers.
  • De novo na planilha de dados é inserida uma nova coluna de Valor aonde colocamos uma fórmula SE que se a chave estiver na coluna da tabela dinâmica ele retorna o campo de Qtde.
  • É criada então uma nova tabela dinâmica utilizando a base de dados original, mas ao invés do campo de qtde normal é utilizado o campo novo com a fórmula, este campo será o campo de quantidade na tabela.
  • Os slicers são então levados para a nova tabela dinâmica e inserido um código VBA para que seja atualizada esta tabela dinâmica toda vez que a outra tabela dinâmica for atualizada, UFA.

Enfim, é mais fácil neste caso olhar o nosso vídeo passo-a-passo e fazer o download do arquivo de exemplo.

Abraço

Marcos Rieper


Clique aqui e leia mais sobre Excel VBA. https://www.guiadoexcel.com.br/vba/ O Guia do Excel foi criado por Marcos Rieper e oferece artigos, dicas, tutoriais e modelos de planilhas prontas. Aqui você encontra tudo sobre Excel, seja de nível básico, intermediário,  avançado e VBA. O Guia do Excel oferece diversos materiais completamente gratuitos para download. Navegue em nosso site e confira! Conheça também a nossa Loja do Excel https://loja.guiadoexcel.com.br/

3 Comentários

  1. Wallace Rogério da Silva disse:

    Olá! Meu nome é Wallace. Gostaria de saber no caso, ao invés de buscar a quantidade como você fez no arquivo, buscar o vão, desconsiderando a quantidade.
    Como fazer?
    Obrigado.

  2. Roger Selan disse:

    olá Marcos,
    Boa noite,
    Junto com essa planilha de WMS, se tiver mais do que 1 armazém, eu conigo criar algo com transferencia de estoque, por exemplo?
    e uma outra duvida, nessa mesma planilha eu consigo criar algo que de entrada e saida de materiais?
    mantendo o estoque atualizado?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Roger,

      Sim, pode incluir mais uma coluna na sua base e incluir o número do depósito, depois é só incluir mais um filtro.

      Sobre a parte de entrada e saída, é mais complicado, mas você consegue fazer com uma tabela de lançamentos e outra com a tabela dinâmica, mas neste caso fazendo negativo para saída e positivo para entrada ou com uma coluna calculada na tabela dinâmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.