Como criar gráfico com controle no Excel

Neste artigo você aprenderá como criar um gráfico com controle no Excel que interage de acordo com o botão selecionado do controle de formulários.

Acredito que o uso de controle de formulários dentro das planilhas, seja em gráficos, seja em tabelas, resulta em uma interface mais profissional e mais dinâmica.

Para melhor entendimento do conteúdo, esse artigo será dividido em etapas.

Base de dados

Em primeiro lugar, tem-se disponível uma base de dados que representa a quantidade de vendas de seis itens (calça, chinelo, camisa, blusa, sapato e shorts) em quatro estados diferentes (SP, MG, RJ e GO) ao longo do primeiro semestre.

As informações numéricas foram construídas por meio da função =ALEATÓRIOENTRE, iniciando na célula C2 e finalizando na H25.

Como Criar os Cálculos

Na célula J1 digita-se “opção” e na célula seguinte (K1) o número 1. Na célula J3, constrói-se a fórmula condicional:

=SES(K1=1;”Chinelo”;K1=2;”Camisa”;K1=3;”Shorts”;K1=4;”Calça”;K1=5;”Tênis”;K1=6;”Blusa”). Isto é, alterando o valor da célula K1, será retornado na célula J3 algum dos seis itens de venda disponíveis na base de dados.

Nas células K3 até Q3 copia-se o mesmo cabeçalho da base de dados original, exceto os itens.

Nas células K4 até K7 preenche-se o nome dos estados e na célula L4 a fórmula:

=SOMASES(C:C;$B:$B;$J$3;$A:$A;$K4). O que retorna essa condição? O primeiro termo se refere a coluna que representa a quantidade de vendas de acordo com o mês, no caso janeiro; o segundo e terceiro termos se referem ao primeiro critério escolhido, sendo respectivamente, o intervalo de critérios (itens de vendas da base de dados) e ao critério escolhido de acordo com a alteração na célula K1; o quarto e quinto termos se referem ao segundo critério escolhido para essa condição, ou seja, ao intervalo de critérios (no caso são os estados) e ao critério escolhido de acordo com o estado selecionado.

Da célula L5 até L7, altera-se apenas o último termo e da célula M4 até Q4 o primeiro termo, pois o mês será alterado.

Na célula K8 foi calculado a média de vendas por mês por meio da fórmula =MÉDIA.

Todo essa etapa 2 está ilustrada na figura 2.

Criando o Gráfico com Controle

Realizado todo esse processo, vamos construir o gráfico e os botões interativos.

Para criar os botões, vá na guia Desenvolvedor > Inserir > Caixa de Grupo. Selecione um tamanho adequado dentro da planilha. Em seguida, na guia Desenvolvedor > Inserir > Botão de opção, cole-o dentro da caixa de grupo.

No botão de opção, clique com o botão direito e depois na opção Formatar Controle (figura 4). Nessa opção, faça o procedimento de acordo com a figura 5. Para os demais itens, siga o mesmo procedimento, como se vê na figura 6. Ao clicar em qualquer botão, consequentemente o item da célula J3 se alterará bem como os valores das quantidades de vendas da tabela.

Na construção do gráfico, selecione toda a tabela K3 até Q8 e na guia inserir selecione o gráfico de colunas (figura 7). Ao clicar sobre o gráfico, vá até a guia Design do Gráfico e clique em Alterar Tipo de Gráfico e em seguida selecione a última opção “Combinação”. Nesse caso, todas as informações são do tipo coluna agrupada e da média linha com marcadores, selecionando o eixo secundário.

Abaixo o gráfico com controle no Excel.

Como criar gráficos com controles VBA 8

Para realizar a formatação do gráfico, clique sobre qualquer uma das barras com o botão direito e depois na opção Formatar Série de Dados para realizar mudanças nas cores das colunas, alterar o tipo de linha da média, inserir marcadores, aumentar tamanho etc. ficando a critério pessoal.

A título de curiosidade, para deixar a linha que representa a média nesse formato “suavizado”, clique sobre ela, depois na opção “Formatar Série de Dados”. Em seguida clique na opção “linha de preenchimento” (o famoso baldinho rs) e então desça até a opção linha suavizada, como se vê na figura 10.

Download Planilha Gráficos com Controle

Realize o download da planilha de exemplo neste botão abaixo. Basta se inscrever na nossa newsletter gratuita para o download automático.

Baixe a planilha