Planilha para tipos de escala de trabalho permitidas CLT

PDF para Excel
PDF para Excel – Able2Extract Professional 12 – Alterar arquivos PDF
24 de Fevereiro de 2018
Função cont.se Excel
Cont.se – Função Excel
4 de Março de 2018

Planilha para tipos de escala de trabalho permitidas CLT

Neste artigo é apresentada uma planilha para todos os tipos de escala de trabalho permitidas pela CLT, e melhor ela é uma planilha de escala de trabalho automática.

Isso significa que você só terá que configurar uma única vez a escala do seu funcionário e os meses seguintes serão todos configurados automaticamente, mudando apenas o mês da escala.

Mas primeiro vamos entender os conceitos de escala de trabalho.

Conceito de escala de trabalho

Escala de trabalho, ou escala de revezamento é a forma como os funcionários estarão dispostos no horário de atendimento da empresa.

Esta escala tem por definição ser a mais produtiva para a empresa, visando o melhor aproveitamento e encaixe dos funcionários nos horários.

Leia este conceito importante:

“A jornada de trabalho ou duração do trabalho é forma do empregado participar com suas funções na empresa, sempre vinculado a um período de horas. E com direito ao descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas preferencialmente ao domingo.
 
De uma forma geral, o trabalho aos domingos e feriados não é permitido pela Legislação, porém, existem situações e atividades especiais que tem autorização para trabalhar nestes dias.
 
As empresas legalmente autorizadas a funcionar nos domingos e feriados devem organizar Escala de Revezamento ou folga, para que seja cumprida a determinação do artigo 67 da Constituição das Leis do Trabalho e artigo 7º da Constituição Federal/1988.”  http://www.afbras.org.br/materias/trabalhista/escala-de-revezamento-2
Portanto é permitido que determinadas empresas, como postos de gasolina, shoppings, e conforme o sindicato, trabalhem em feriados e domingos, necessitando neste caso escalas específicas diferentes da 5×2.
Para montar estas escalas é comum que as empresas recorram á criação de uma planilha no Excel, porém, é de alta complexidade, principalmente quando temos escalas com dias de folgas móveis e quantidades grandes de funcionários.
Para isso veja como é simples a nossa planilha de escala de trabalho automática.

new RDStationForms(‘escala-de-trabalho-27fdab82ee798b1a24b4-html’, ‘UA-18547078-1’).createForm();

Planilha de escala de trabalho automática

A planilha de escala de trabalho é de uso bastante simples, uma vez que você configura a planilha, você consegue simplesmente selecionar o colaborador para que a escala seja montada automaticamente, você pode configurar e selecionar quantos colaboradores necessitar.

Planilha para escalas de trabalho CLT

Após configurada e selecionado o funcionário a escala já fica montada para o colaborador de forma simples e automática, veja abaixo o resultado da planilha:
Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 1
Veja que com uma mudança simples, mudando apenas o primeiro dia do mês você já tem a escala modificada de forma automática.
Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 2
Esta configuração acima foi a configuração simples da escala 5×2, mas veja abaixo o conceito e a aplicação de todas as configurações permitidas pela CLT.

Escala de trabalho 5×1

A escala de trabalho 5×1 consiste em que o funcionário irá trabalhar 5 dias e folgar 1, e este dia de folga será sempre diferente, nesta escala a jornada de trabalho será sempre de 07:20 h diárias.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 5x1

Perceba contando os dias da escala T. 1, que representa o horário do turno 1, e as folgas começando na sexta-feira na primeira semana, passando para quinta, quarta, terça e segunda, tudo de forma automática com a planilha.

Ao mudar o mês para o próximo a folga seguinte será do domingo, conforme é correto.

Escala de trabalho 5×2

Esta é a escala de trabalho mais utilizada nos escritórios, no administrativo das empresas, pois ele considera os trabalhos no dias de segunda-feira á sexta-feira e descanso semanal aos sábados e domingos. A carga diária de trabalho é de 08:48 h.

A configuração desta escala é bastante simples, mas também pode ser montada pela planilha de escala de trabalho automática.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 5x2

Perceba que a escala começa no domingo com o dia 1.º do mês e segue com os dias de trabalho e folgas respeitando os dias de semana e sábados e domingos.

Escala de trabalho 6×1

A escala 6×1 é uma das escalas que mais se tem que ter cuidado, principalmente com os domingos de folgas.

Na escala 6×1 a folga será sempre em apenas um dia da semana, e conforme o sindicato, deverá ter uma folga de domingo a cada 4 ou 7, repetindo, conforme o sindicato, há alguns em que deve haver pelo menos uma folga de domingo por mês.

No entanto há uma lei da CLT  que proíbe que os funcionários trabalhem mais do que 6 dias ininterruptos, gerando um problema para esta escala, neste caso a sugestão é dar um dia de folga a mais para o funcionário, este domingo, conforme a regra estabelecida para a categoria.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 6x1

Veja na escala acima, a folga do funcionário é sempre na segunda, pois como a folga é a cada 6 dias, ela é fixa.

Mas veja também que há uma folga a mais na 4.ª semana do mês, uma folga no domingo, respeitando desta forma a escala de trabalho conforme o seu tipo. Veja a nossa escala de trabalho automática que permite também esta configuração em detalhes: https://loja.guiadoexcel.com.br/produto/planilha-de-escala-de-trabalho-excel-automatica/

Escala de trabalho 12×36

A escala de trabalho 12×36 tem este nome porque o funcionário trabalha 12 horas e folga 36 horas, é muito utilizada em setores como saúde e segurança.

Neste caso há também uma mudança de turno, digamos que o funcionário entre ás 08:00 h e saia ás 20:00 h, ele folgará um dia e retorna no mesmo turno no dia seguinte, totalizando as 36 horas.

Escala de trabalho 24×48

Os funcionários que tem esta regra de escala de revezamento aplicada tem 24 h de trabalho e 48 h de folga sequenciais.

A planilha de escala de trabalho automática, permite, assim como todos os casos demonstrados acima, que esta escala seja igualmente aplicada, veja como fica a configuração.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 24x48

Conforme demonstrado acima o funcionário trabalhará nesta situação o dia inteiro e depois folgará dois dias, é utilizado normalmente pelo departamento de polícia e pedágios.

Outras aspectos importantes

Além das configurações de escala permitidas, há outras regras estabelecidas pela CLT que devem ser cumpridas:

  • Entre uma jornada de trabalho e outra deve haver no mínimo 11 h .
  • Para funcionários entre 4 e 6 horas de trabalho, deve haver um intervalo mínimo de 15 minutos, e para funcionários que tenham mais do que esta carga horária deve haver um descanso não computado de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.
  • Todo funcionário, independente da escala escolhida, tem no mínimo 24 h de descanso semanais.
  • Para jornada ininterrupta com revezamento a carga horária máxima é de 6 horas.

Como adquirir a planilha de escala de trabalho automática

Você ficou interessado na escala de trabalho automática? Veja detalhes desta escala e vídeos outros vídeos demonstrativos neste artigo: Planilha Escala de trabalho automática.

Ou se quiser adquirir diretamente clique aqui: Comprar planilha de escala de trabalho automática.

A planilha vem com o código fonte desbloqueado e desprotegido, damos toda a assistência em caso de dúvidas e garantida de funcionamento integral da ferramenta, além de ser uma planilha sem mensalidades.

Planilha de escala de trabalho Excel Automática

Abraço

Marcos Rieper

6 Comentários

  1. Valmir disse:

    A escala 12×36 é permite o funcionário só folgar 24hrs?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Valmir,

      Na escala 12×36 o funcionário trabalhará 12 h em um dia, folgará o dia seguinte inteiro, ou seja 24 h e mais 12 h do próximo dia.

  2. Anderson Teixeira disse:

    Olá, Marcos,
    Apenas uma observação com relação à escala 12×36: não há troca de turno.
    Ex. O funcionário trabalha das 7:00 às 19:00, descansa das 19:00 às 07:00 (12:00) e mais 24:00 (7:00 às 19:00 e 19:00 às 7:00), retornando ao trabalho às 7:00.
    Abraco

  3. Rose disse:

    Bom Dia,Marcos Riper!
    Achei muito válido a sua explicação referente escala de 12×36,porém fique com a seguinte dúvida:
    *Iniciando a jornada as 07:00 e finalizando as 19:00 não existe descanso interjornada?
    *E nessa mesma jornada se existir um descanso interjonada de 01 hora a quantidade de horas efetivamente trabalhadas totalizara as 11 horas.É dessa forma ?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Rose:

      “sempre deve ser concedido o intervalo intrajornada (almoço/jantar) de 01 hora, caso contrário são devidas horas extras pelo intervalo suprimido ou não concedido”

      Abraço
      Marcos Rieper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.