Planilha para tipos de escala de trabalho permitidas CLT

PDF para Excel
PDF para Excel – Able2Extract Professional 12 – Alterar arquivos PDF
24 de fevereiro de 2018
Função cont.se Excel
Cont.se – Função Excel
4 de março de 2018

Planilha para tipos de escala de trabalho permitidas CLT

Neste artigo é apresentada uma planilha para todos os tipos de escala de trabalho permitidas pela CLT, e melhor ela é uma planilha de escala de trabalho automática.

Isso significa que você só terá que configurar uma única vez a escala do seu funcionário e os meses seguintes serão todos configurados automaticamente, mudando apenas o mês da escala.

Mas primeiro vamos entender os conceitos de escala de trabalho.

Conceito de escala de trabalho

Escala de trabalho, ou escala de revezamento é a forma como os funcionários estarão dispostos no horário de atendimento da empresa.

Esta escala tem por definição ser a mais produtiva para a empresa, visando o melhor aproveitamento e encaixe dos funcionários nos horários.

Leia este conceito importante:

“A jornada de trabalho ou duração do trabalho é forma do empregado participar com suas funções na empresa, sempre vinculado a um período de horas. E com direito ao descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas preferencialmente ao domingo.
 
De uma forma geral, o trabalho aos domingos e feriados não é permitido pela Legislação, porém, existem situações e atividades especiais que tem autorização para trabalhar nestes dias.
 
As empresas legalmente autorizadas a funcionar nos domingos e feriados devem organizar Escala de Revezamento ou folga, para que seja cumprida a determinação do artigo 67 da Constituição das Leis do Trabalho e artigo 7º da Constituição Federal/1988.”  http://www.afbras.org.br/materias/trabalhista/escala-de-revezamento-2
Portanto é permitido que determinadas empresas, como postos de gasolina, shoppings, e conforme o sindicato, trabalhem em feriados e domingos, necessitando neste caso escalas específicas diferentes da 5×2.
Para montar estas escalas é comum que as empresas recorram á criação de uma planilha no Excel, porém, é de alta complexidade, principalmente quando temos escalas com dias de folgas móveis e quantidades grandes de funcionários.
Para isso veja como é simples a nossa planilha de escala de trabalho automática.

new RDStationForms(‘escala-de-trabalho-27fdab82ee798b1a24b4-html’, ‘UA-18547078-1’).createForm();

Planilha de escala de trabalho automática

A planilha de escala de trabalho é de uso bastante simples, uma vez que você configura a planilha, você consegue simplesmente selecionar o colaborador para que a escala seja montada automaticamente, você pode configurar e selecionar quantos colaboradores necessitar.

Planilha para escalas de trabalho CLT

Após configurada e selecionado o funcionário a escala já fica montada para o colaborador de forma simples e automática, veja abaixo o resultado da planilha:
Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 1
Veja que com uma mudança simples, mudando apenas o primeiro dia do mês você já tem a escala modificada de forma automática.
Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 2
Esta configuração acima foi a configuração simples da escala 5×2, mas veja abaixo o conceito e a aplicação de todas as configurações permitidas pela CLT.

Escala de trabalho 5×1

A escala de trabalho 5×1 consiste em que o funcionário irá trabalhar 5 dias e folgar 1, e este dia de folga será sempre diferente, nesta escala a jornada de trabalho será sempre de 07:20 h diárias.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 5x1

Perceba contando os dias da escala T. 1, que representa o horário do turno 1, e as folgas começando na sexta-feira na primeira semana, passando para quinta, quarta, terça e segunda, tudo de forma automática com a planilha.

Ao mudar o mês para o próximo a folga seguinte será do domingo, conforme é correto.

Escala de trabalho 5×2

Esta é a escala de trabalho mais utilizada nos escritórios, no administrativo das empresas, pois ele considera os trabalhos no dias de segunda-feira á sexta-feira e descanso semanal aos sábados e domingos. A carga diária de trabalho é de 08:48 h.

A configuração desta escala é bastante simples, mas também pode ser montada pela planilha de escala de trabalho automática.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 5x2

Perceba que a escala começa no domingo com o dia 1.º do mês e segue com os dias de trabalho e folgas respeitando os dias de semana e sábados e domingos.

Escala de trabalho 6×1

A escala 6×1 é uma das escalas que mais se tem que ter cuidado, principalmente com os domingos de folgas.

Na escala 6×1 a folga será sempre em apenas um dia da semana, e conforme o sindicato, deverá ter uma folga de domingo a cada 4 ou 7, repetindo, conforme o sindicato, há alguns em que deve haver pelo menos uma folga de domingo por mês.

No entanto há uma lei da CLT  que proíbe que os funcionários trabalhem mais do que 6 dias ininterruptos, gerando um problema para esta escala, neste caso a sugestão é dar um dia de folga a mais para o funcionário, este domingo, conforme a regra estabelecida para a categoria.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 6x1

Veja na escala acima, a folga do funcionário é sempre na segunda, pois como a folga é a cada 6 dias, ela é fixa.

Mas veja também que há uma folga a mais na 4.ª semana do mês, uma folga no domingo, respeitando desta forma a escala de trabalho conforme o seu tipo. Veja a nossa escala de trabalho automática que permite também esta configuração em detalhes: https://loja.guiadoexcel.com.br/produto/planilha-de-escala-de-trabalho-excel-automatica/

Escala de trabalho 12×36

A escala de trabalho 12×36 tem este nome porque o funcionário trabalha 12 horas e folga 36 horas, é muito utilizada em setores como saúde e segurança.

Neste caso há também uma mudança de turno, digamos que o funcionário entre ás 08:00 h e saia ás 20:00 h, ele folgará um dia e retorna no mesmo turno no dia seguinte, totalizando as 36 horas.

Escala de trabalho 24×48

Os funcionários que tem esta regra de escala de revezamento aplicada tem 24 h de trabalho e 48 h de folga sequenciais.

A planilha de escala de trabalho automática, permite, assim como todos os casos demonstrados acima, que esta escala seja igualmente aplicada, veja como fica a configuração.

Planilha tipos de escala de trabalho permitidas CLT 24x48

Conforme demonstrado acima o funcionário trabalhará nesta situação o dia inteiro e depois folgará dois dias, é utilizado normalmente pelo departamento de polícia e pedágios.

Outras aspectos importantes

Além das configurações de escala permitidas, há outras regras estabelecidas pela CLT que devem ser cumpridas:

  • Entre uma jornada de trabalho e outra deve haver no mínimo 11 h .
  • Para funcionários entre 4 e 6 horas de trabalho, deve haver um intervalo mínimo de 15 minutos, e para funcionários que tenham mais do que esta carga horária deve haver um descanso não computado de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.
  • Todo funcionário, independente da escala escolhida, tem no mínimo 24 h de descanso semanais.
  • Para jornada ininterrupta com revezamento a carga horária máxima é de 6 horas.

Como adquirir a planilha de escala de trabalho automática

Você ficou interessado na escala de trabalho automática? Veja detalhes desta escala e vídeos outros vídeos demonstrativos neste artigo: Planilha Escala de trabalho automática.

Ou se quiser adquirir diretamente clique aqui: Comprar planilha de escala de trabalho automática.

A planilha vem com o código fonte desbloqueado e desprotegido, damos toda a assistência em caso de dúvidas e garantida de funcionamento integral da ferramenta, além de ser uma planilha sem mensalidades.

Planilha de escala de trabalho Excel Automática

Abraço

Marcos Rieper

30 Comments

  1. Valmir disse:

    A escala 12×36 é permite o funcionário só folgar 24hrs?

  2. Anderson Teixeira disse:

    Olá, Marcos,
    Apenas uma observação com relação à escala 12×36: não há troca de turno.
    Ex. O funcionário trabalha das 7:00 às 19:00, descansa das 19:00 às 07:00 (12:00) e mais 24:00 (7:00 às 19:00 e 19:00 às 7:00), retornando ao trabalho às 7:00.
    Abraco

  3. Rose disse:

    Bom Dia,Marcos Riper!
    Achei muito válido a sua explicação referente escala de 12×36,porém fique com a seguinte dúvida:
    *Iniciando a jornada as 07:00 e finalizando as 19:00 não existe descanso interjornada?
    *E nessa mesma jornada se existir um descanso interjonada de 01 hora a quantidade de horas efetivamente trabalhadas totalizara as 11 horas.É dessa forma ?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia Rose:

      “sempre deve ser concedido o intervalo intrajornada (almoço/jantar) de 01 hora, caso contrário são devidas horas extras pelo intervalo suprimido ou não concedido”

      Abraço
      Marcos Rieper

  4. Elismar disse:

    Boa tarde Marcos eu precisava das planilhas de escala de trabalho quanto ficaria o pacote

  5. danilo disse:

    Bom dia Marcos,

    gostaria de saber qual a antecedência que tenho que colocar a escala visível para os funcionários verificarem as escalas, possui algum prazo de legal para isso ?

  6. veronica disse:

    ola´
    o que significa o opção validação na planilha?
    obrigda

    • Marcos Rieper disse:

      Obrigado pelo seu contato.

      Ela verifica se não faltam pessoas para um determinado turno. É possível definir quantas pessoas irão trabalhar em cada turno.

  7. veronica disse:

    Boa noite.
    Caso o mês escolhido tenha um feriado municipal e eu precise conceder uma folga compensatoria no mês.
    Como proceder?

  8. Fabricio disse:

    Tenho uma dívida, estou abrindo um lava rápido que irá funcionar de segunda a sábado……nos horários de 8h até 17h. O funcionário tem que trabalhar 44 horas semanas, terminando no sábado 12h…certo? Eu poderia dar ao funcionário “meia folga” durante a semana para compensar as horas trabalhadas no sábado depois de 12h? aproveitando assim os dias com menos movimento e evitar as horas extras.

    Se sim, como ficaria a configuração na planilha? EU acabei de compra-la.

    Outra dúvida…seria sobre os turnos….precisava criar uma forma que o funcionamento do lava rápido seja de 8h as 18h…poderia mandar um funcionario chegar as 8….o outro as 9…….para compor esse turno? Como fica na planilha já que não controlo as horas nela?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia, obrigado pelo seu contato e pela compra.

      Respondendo a primeira questão, em tese sim, mas pode depender do sindicato da categoria.

      Com relação à outra dúvida dos horários, sem problemas, pode fazer até 14 turnos com horários diferentes.

      Abraço
      Marcos Rieper

  9. Nelson Nuccini disse:

    Boa tarde, nessa planinha é possível configurar as escalas de Domingos. Trabalho na área rural e ainda não sei exatamente para essa categoria quantos Domingos consecutivos são permitidos trabalhar para ter uma folga obrigatória em um Domingo.

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia, obrigado pelo seu contato.

      Sim, ela funciona perfeitamente para escalas com domingos alternados por exemplo, ou um domingo a cada 15 dias, um mês. Sem problemas.

      Abraço
      Marcos Rieper

  10. Flávio Marcelino de Oliveira disse:

    Gostaria de saber se é legal a escala chamada ( folga e plantões) Vc trabalha 200 hs mensais. 06:00 ás 15:00h e 15:00 ás 23:45h com uma 1h para almoço. Vc folga 1 sábado e 1 domingo no mês vc trabalha 4dias folga 2 , vc trabalha 4d e folga 1, vc trabalha 3d e folga 2 dias. E também nessa escala vc troca o sábado e domingo por dias normais da semana e os plantões nos feriado e finais de semana vc não recebe horas extras.

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia, obrigado pelo seu contato.

      Esta questão é bastante complexa, é necessário conversar com um advogado e com o sindicato para evitar problemas futuros, principalmente por conta das cargas que citou.

      Abraço
      Marcos Rieper

  11. willame costa disse:

    bom dia! trabalho em um posto de combustivel estamos querendo montar escala e turnos quantos cobra pra fazer pra nos ? ou algum contato pra conversarmos

  12. leosandro vasconcelos disse:

    olá!!! A escala 6/2 para a área de vigilante é permitida por lei???

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia, obrigado pelo seu contato.

      Será necessário conversar com o sindicato da categoria, mas em teoria não há problemas quanto a isto.

      Abraço
      Marcos Rieper

  13. Polyana disse:

    Olá, meu marido trabalha em uma escala diferente e eu gostaria de saber como funciona , dois dias ele trabalha de dia , descansa um dia e trabalha duas noites ai ele tem uma folga de 3 dias , queria saber qual nome dessa escala

  14. Robson disse:

    boa noite ! hj trabalho numa escala 12×36! estou tentando mudar por exemplo trabalhar 7 e folgar 7! essa escala é permitida? se sim posso me embasar em que lei ?

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia, obrigado pelo seu contato.

      Acredito que não seja permitida, porque os funcionários não podem trabalhar mais do que 6 dias sem descanso, apesar de ser até melhor para eles desta forma.

      Abraço
      Marcos Rieper

  15. MAURO JOSE disse:

    TENHO TRÊS FUNCIONÁRIO E GOSTARIA DE TRABALHAR COM DOIS TURNO 2º TURNO E 3º TURNO RODANDO COM ESSES TRÊS FUNCIONÁRIO QUAL A ESCALA IDEAL

    • Marcos Rieper disse:

      Bom dia, obrigado pelo seu contato.

      Eu não entendi muito bem o funcionamento da sua escala, me explique como são os horários e folgas por favor.

      Abraço
      Marcos Rieper

  16. Marcos Rieper disse:

    Bom dia Vanessa,

    Obrigado pelo seu contato, irei te enviar um e-mail para conversarmos.

    At.
    Marcos Rieper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.