Planilha de Escala de Trabalho Excel Grátis

Planilha de Escala de Trabalho Excel Grátis

Neste artigo nós disponibilizamos uma planilha Gratuita de escala de trabalho em Excel para te auxiliar na sua escala.

Conheça também a nossa Planilha de Escala de Trabalho Automática para que você nunca mais monte uma escala de trabalho no Excel manualmente.

 

Planilha de escala de trabalho Excel

 

O que diz a legislação sobre a Escala de Trabalho?

A legislação na Consolidação das Leis do Trabalho descreve o seguinte acerca da escala de funcionários:

As empresas legalmente autorizadas a funcionar em domingos e feriados devem organizar escalas de revezamento ou folgas para que seja cumprida a determinação do art. 67 da CLT.

“Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Parágrafo único – Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.” Site Guia Trabalhista.

Sendo assim, as empresas devem ter esta organização, para que possam cumprir as devidas folgas que são direito dos trabalhadores além de mantê-los mais satisfeitos, especificando regras claras para as folgas.

Esta planilha Excel foi criada com o objetivo de facilitar a organização das folgas dos funcionários, vejamos então como preencher e utilizar a mesma.

Leia mais sobre os tipos de escalas de trabalho no nosso artigo: Quais as Escalas de Trabalho Permitidas na CLT?

Como funciona a Planilha de Escala?

A planilha de revezamento possui um cadastro simples dos turnos aonde você deve determinar o nome para cada um dos turnos

Em seguida na escala de trabalho você deve determinar como será a primeira semana, o sistema irá replicar esta mesma primeira semana para as demais semanas.

Desta forma, ao alterar a data da planilha são recalculados os cabeçalhos e também os turnos e folgas que seguem à partir da primeira semana.

Configuração

Na planilha Configuração, devem ser especificadas todos os turnos que poderão haver na planilha, lembrando que será cadastrado somente um apelido abreviado afim de permitir que a planilha fique melhor visível.

Os apelidos se referem á horários de trabalho completos, por exemplo:

T. 1 = Turno 1, de 08:00 ás 11:30 e das 13:00 ás 18:00.

Você pode escolher os nomes para cada um dos turnos e colocar os horários conforme precisar, pois os mesmos são meramente ilustrativos.

Escala de funcionários

Fazer as seguintes atividades para iniciar o uso da planilha:

  1. Definir a data inicial na célula B1, digite a data inicial do mês, a planilha irá se ajustar para o mês definido.
  2. Cadastrar os funcionários e seus respectivos cargos nas duas primeiras colunas
  3. Determinar quais as escalas que o mesmo deve cumprir. Veja que este passo automaticamente irá replicar as configurações para as outras colunas. Por isso não apague as configurações das colunas á partir da 8, pois elas possuem fórmulas.

Veja abaixo que quando é selecionada uma escala para a primeira semana, a mesma é replicada para as próximas seguintes, mas caso queira mudar, basta apagar a fórmula e alterar o valor manualmente.

Escala de trabalho Excel

Assim que estiver preenchida, uma outra facilidade é a utilização dos filtros para determinar quais funcionários estarão em cada turno ou de folga em um determinado dia do mês.

Escala de trabalho Excel

A planilha no final fica assim, devidamente configurada para cada um dos funcionários e atualizada para o mês.

Planilha de escala de trabalho Excel 2

Desta forma para uma planilha simples de escala de trabalho você já tem ela configurada e pode também usar para criar a sua escala de trabalho manual.

Após isso basta imprimir e fixar no quadro.


Download

Faça o download gratuito da planilha escala de trabalho no link abaixo.

Baixe a planilha

Treinamento de como criar esta planilha do zero?

No topo deste artigo há um super treinamento mostrando como criar esta planilha de revezamento do zero, não perca esta aula gratuita e inscreva-se no nosso canal para receber aviso de todos os nossos vídeos novos.

Conheça a versão PRO desta planilha

Caso você não queira ter que preencher manualmente a escala de trabalho todos os meses, você pode conferir também a nossa escala de trabalho automática.

Ela está na versão PRO da escala de trabalho permite que você crie escalas de trabalho complexas automaticamente .

A versão PRO cria automaticamente as escalas mensais, independente da sua complexidade.

Planilha de escala de trabalho Excel 7

A planilha atende qualquer escala de trabalho prevista na CLT e possui outros controles e avisos que te ajudarão a ter um controle perfeito da sua escala.