Planilha de Escala de Trabalho em Excel

Neste artigo você aprenderá como criar uma planilha de escala de trabalho em Excel e pode baixar ela gratuitamente.

O que é Escala de Trabalho?

A escala de trabalho é a organização e alocação de horários de trabalho para os funcionários de uma empresa, instituição ou organização.

Esta organização é fundamental para evitar furos na escala, garantir que nos dias e horários determinados para cada cargo hajam colaboradores para cumprirem as funções.

O objetivo da escala é também termos a otimização e maximização da produtividade nos custos operacionais. Ao equilibrar a carga de trabalho entre os membros da equipe a empresa consegue garantir que o atendimento das funções sejam feitos de forma adequada.

Planilha de Cronograma de Trabalho

Esta planilha de escala de trabalho manual te ajudará a ter a visão e distribuição da escala dos funcionários da empresa conforme os turnos e dias de cada mês.

A mesma é replicada ao longo das semanas automaticamente.

Configuração da Planilha de Cronograma de Trabalho

Na planilha configuração temos o nome dos turnos, quantidade de atividades em cada turno, horas de cada turno e o total de horas entre quantidade e horas.

Selecionar Turnos na Escala

À partir dos itens cadastrados na configuração de escala os mesmos são listados na escala de funcionários.

Na planiha de escala você clica na lista e o mesmo irá listar o nome dos turnos e também a Folga, para definir as folgas de cada dia para os funcionários.

Configure os primeiros 7 dias, eles serão replicados para os demais ao longo do mês.

Planilha de Escala de Funcionários Excel Manual

Na escala de funcionários temos o seguinte modelo pronto, e ao mudar o mês ao topo, ele altera automaticamente toda a escala de funcinoários.

Ela também muda as cores conforme o nome de cada turno T1, T2, T3 ou Folga e cada turno muda a cor conforme o nome do campo de escala.

No começo temos o nome dos funcionários e o cargo de cada linha.

Ao mudar a data ao topo da escala temos a escala mudada conforme vemos na imagem abaixo.

Download Planilha de Escala de Trabalho em Excel

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo de exemplo:

Baixe a planilha

Planilha de Escala de Trabalho Automática

Precisa de uma solução automática de escala de trabalho?

A planilha de escala de trabalho 6.1 atende qualquer escala de trabalho prevista na CLT.

Com ela você conseguirá criar escalas de forma automatizada para cada mês, bastando apenas alterar a data para que o cálculo da escala seja feito para todos os funcionários, independente da quantidade ou formato.

Ela atende qualquer formato, entre eles 5×2, 5×1, 6×1, 12×36, 24×48… qualquer um previsto na CLT.

planilha de escala de trabalho automática 6

Veja este vídeo que demonstra o funcionamento completo da planilha de escala de trabalho automática 6.1:

Comprar Planilha de Escala de Trabalho Automática 6.1

Para ver mais detalhes e comprar a planilha de escala de trabalho automática em Excel clique no botão abaixo.


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel