Os 3 erros no VBA mais cometidos no Excel

Os 3 erros no VBA mais cometidos no Excel

Esse post tem a intenção de apontar 3 erros no VBA que podem ser corrigidos de forma rápida e fácil!  , então chega de mais delongas , bora aos erros!

Olá ,  me chamo Ronan Vico !  (@RonanVico)
esse é meu primeiro post aqui no Guia do Excel , é um prazer poder compartilhar conhecimento em um local deste com um pessoal bem engajado em aprender!

Vim falar um pouco sobre um erro cometido varias e varias vezes por MUITOS desenvolvedores de VBA, e te garanto:

O TERCEIRO ERRO VOCÊ COMETE!

No vídeo acima , falo sobre esses erros :

 

Número 1 dos erros no VBA Excel

Não declaração de variáveis.

A não declaração de variáveis faz com que todo o programa se torne mais lento , e além disso nos faz ter muita dificuldade de manutenção.
3 erros mais cometidos no vba 1

Fica muito claro acima que idade não pode receber ABACAXI , pois a idade é NUMÉRICA, resultando num erro , e ficando de fácil manutenção!(erro abaixo , tipos incompatíveis ’13’)

3 erros mais cometidos no vba 2
Agora se o código for de uma variável não declarada igual abaixo ele iria funcionar , O que não faz o MENOR sentido , Idade ser Igual a “ABACAXI” concordam ?

3 erros mais cometidos no vba 3

 

Além disso ao não declarar uma variável ela se tora uma VARIANT ocupando MAIS ESPAÇO na memoria , então para códigos mais eficientes e com melhor manutenção DECLARE SUAS VARIÁVEIS SEMPRE (O Option Explicit no começo de cada módulo FORÇA a criação das variáveis ou seja, a foto acima não seria um projeto “COMPILÁVEL” pois daria erro de compilação).

 

Número 2 dos erros no VBA Excel

A Não identação  (recuo, neologismo derivado da palavra em inglês indentation)  de código.

A não identação do código torna difícil a leitura para o Desenvolvedor , ou qualquer um que for dar manutenção / Suporte no seu código,
a identação é os espaços que definem um bloco de outro , para ficar mais claro veja a foto de um código NÃO INDENTADO (eca!!) abaixo :

3 erros mais cometidos no vba 4

 

E um código identado bonito e cheiroso como os meus abaixo (perceba os espaços no canto esquerdo separando cada bloco de código!):

3 erros mais cometidos no vba 5

 

 

Número 3 dos erros no VBA Excel

Esse eu sei que você comete! : NÃO COMENTAR CÓDIGOS!

Pois é meu amigo , eu sei , é chato , as vezes você esta na correria não quer parar e escrever o que seu código faz mas , inevitavelmente , alguém ou você mesmo vai ter que atualizar esses códigos um dia , e se você não comentar … nem você vai lembrar o que os códigos fazem!

Recomendo Muito que você sempre coloque cabeçalhos nos códigos e explique o que os códigos estão fazendo.

 

3 erros mais cometidos no vba 7

 

 

Bom , por hoje é isso , sejam bem vindo aos meus posts , meu nome é Ronan Vico e espero poder contribuir com o seu crescimento profissional :)!