Indicadores de desempenho: 10 principais tipos

Provavelmente você já sabe que os indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs) são extremamente importantes no mundo corporativo, pois apresentam métricas capazes de auxiliar no monitoramento dos resultados da organização.

A seguir você vai encontrar os dez principais tipos de indicadores de desempenho de processos, são eles: indicadores de eficiência, eficácia, capacidade, produtividade, qualidade, lucratividade, rentabilidade, competitividade, efetividade e de valor.

Indicador de Eficiência

Eficiência está relacionada com produzir mais com o mínimo de recursos. Portanto, quando se observa em uma organização constantes situações de retrabalho ou de desperdício de matéria-prima, a eficiência possivelmente está baixa.

Nesse sentido, um indicador muito utilizado pela indústria é o Overall Equipment Effectiveness (OEE) ou Eficiência Global dos Equipamentos, introduzido por Seiichi Nakajima. Esse indicador é composto pelo acúmulo das perdas, planejadas ou não, que acontecem no processo e é calculado considerando o percentual de disponibilidade, de performance e de qualidade.

Fonte: (http://www.oee.com.br/como-calcular-o-oee/, s.d.)

Para calcular o percentual de disponibilidade considera-se o total de horas que o equipamento produziu dividido pelo total de horas planejadas para a produção. Dessa forma, quanto maior a quantidade de horas produzindo, maior será a disponibilidade do equipamento.

Já o percentual de performance é calculado dividindo as horas de produção real pelas horas de produção teórica. Quanto menor a quantidade de perdas de performance, seja por pequenas paradas ou velocidades reduzidas, mais a produção real se aproximará da produção teórica, resultando em maior produtividade.

Por fim, para se obter o percentual de qualidade, precisamos avaliar a quantidade de itens bons que foram produzidos em relação ao total de itens produzidos. Sendo assim, a qualidade só será 100% quando a quantidade de itens ruins for igual a zero.

Vamos a um exemplo. Suponhamos que um equipamento de inspeção de bagagens é programado para funcionar em 3 turnos de 6h, no entanto, ficou parado por 2h em dos turnos, devido a uma manutenção não programada. No restante do tempo ele inspecionou um item cujo tempo ciclo é de 8 segundos, e no final do período contabilizou 6.000 bagagens inspecionadas, sendo que 500 tiveram que ser inspecionadas de novo manualmente, pois o operador teve dúvidas se havia ou não itens proibidos lá dentro.

disponibilidade do equipamento foi de 89%, ou seja, 16h (tempo produzindo) dividido por 18h (tempo planejado). Já a performance foi de 83%, isto é, 6.000 (quantidade da produção real) dividido por 7.200 (quantidade da produção teórica, calculada multiplicando as 16h produzindo por 3600, para transformar em segundos, e depois dividindo o resultado encontrado (57.600) por 8 seg (tempo do ciclo padrão). Ainda, a qualidade foi de 92%, isto é, 5.500 itens bons dividido por 6.000 itens inspecionados ao todo.

Por fim, o OEE foi de 68%, ou seja, 89% disponibilidade x 83% de performance x 92% de qualidade.

Indicador de Eficácia

A eficácia está relacionada com a mensuração dos resultados alcançados em relação ao que foi planejado.

Um exemplo de indicador desse tipo é o de Rentabilidade Geral, que pode ser calculado dividindo o volume total de produtos vendidos pelo lucro alcançado, de modo que quanto maior a rentabilidade, maior será o nível de sucesso da organização.

Por exemplo, no processo de concessão de um determinado aeroporto, a empresa vencedora investiu R$ 600.000.000 e o seu lucro mensal é de R$ 1.000.000. Portanto, a rentabilidade geral é de 17%, ou seja, 1.000.000 dividido por 600.000.00.

Indicador de Capacidade

Esse tipo de indicador, comum no planejamento de rotinas de fábrica, é utilizado para medir a capacidade de produção ou de entregas em um determinado período.

O indicador de capacidade pode ser utilizado também em projetos, para avaliar o nível de alocação e disponibilidade da equipe, sendo seu monitoramento, através do Capacity planning, importante para garantir a pontualidade e a qualidade das entregasmelhorar a produtividade, dar segurança ao gestor do projeto para tomar decisões e evitar a sobrecarga ou ociosidade da equipe.

Indicador de produtividade

É utilizado para indicar se os recursos disponíveis (tempo, dinheiro investido, quantidade de colaboradores, etc) estão sendo utilizados de maneira adequada.

Por exemplo, Joaquim e Sebastião trabalham como Fiscais de Pátio de um aeroporto e uma de suas atividades é realizar o balizamento das aeronaves para estacionamento no local correto. Enquanto Joaquim baliza 20 aeronaves por turno, Sebastião baliza somente 15, logo, Joaquim é mais produtivo do que Sebastião.

Indicador de Qualidade

Também conhecido como indicador de Conformidade, é calculado dividindo o número total de entregas (ou peças produzidas) pelo número de peças ou entregas adequadas, ou seja, de acordo com o padrão esperado.

Indicador de Lucratividade

Esse indicador apresenta o percentual de lucro em relação ao valor total de vendas. Seu cálculo é feito dividindo o lucro líquido pela receita total.

Indicador de rentabilidade

De grande interesse para sócios da empresa, esse indicador está relacionado com o rendimento dos investimentos realizados e o lucro.

O cálculo é feito dividindo o lucro da empresa no período pelo investimento inicial.

Indicador de competitividade

A competitividade de uma organização é medida em relação ao mercado em que ela está inserida. Um exemplo de indicador de competitividade é o market share, calculado através da divisão do percentual de participação da empresa pelo total do mercado.

Um aeroporto opera mensalmente 49.000 voos, sendo 25.000 da empresa A, 9.000 da empresa B e 15.000 da empresa C, sendo assim, podemos dizer que o Market share da empresa A é de 51% (25.000/49.000), da B é de 18%(9.000/49.000) e da C é de 31% (15.000/49.000).

Indicador de efetividade

A efetividade está relacionada com fazer certo as coisas certas, ou seja, é a conexão entre eficácia e eficiência dos processos.

Esse indicador pode ser mensurado, por exemplo, no sistema de chamados de manutenção, relacionando a eficiência no tempo de atendimento dos chamados e a eficácia no nível de satisfação do cliente atendido.

Indicador de valor

Esse indicador está relacionado com a percepção do cliente.

Uma marca tem alto valor quando, mesmo tendo um produto mais caro, é escolhida por mais pessoas e, consequentemente, terá maior lucro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO ARTIGO INDICADORES DE DESEMPENHO

ALMEIDA, Vinícius Nóbile de. Indicadores de desempenho de processos: principais tipos, para que servem e como implantá-los. Euax Consultoria, 2019. Disponível em: <https://www.euax.com.br/2019/12/indicadores-de-desempenho-de-processos/>. Acesso em: 24 jan 2021.

JUSTO, Andreia Silva. Capacity planning: descubra o que é, como fazer e 4 motivos para aplicar na sua empresa. Euax Consultoria, 2019. Disponível em <https://www.euax.com.br/2019/09/capacity-planning/>. Acesso em 20 jan 2021

Como calcular o OEE?.OEE. Disponível em: <http://www.oee.com.br/como-calcular-o-oee/>. Acesso em: 18 jan 2021.


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