Excel-Indicadores de desempenho RH Recrutamento e seleção

Excel-Indicadores de desempenho RH Recrutamento e seleção

Indicadores de RH - KPI RH

Neste artigo são apresentados diversos indicadores de RH, também chamados de KPI, para a área de Recrutamento e Seleção.

A área de Recrutamento e Seleção é estratégica dentro de uma empresa, pois é a porta de entrada para talentos e para a identificação de talentos dentro da corporação para promoções, além de que boas contratações também incidem em um baixo turnover de colaboradores que não passam na experiência.

Entendendo a importância desta área para a empresa, cito abaixo vários indicadores de Recrutamento e Seleção:


Comparativo Vagas x Candidados x Avaliados x Admitidos

Indicadores de RH - KPI RH

Indicadores de RH - KPI RH

Neste indicador comparamos a quantidade de pessoas promovidas e admitidas e comparamos com a quantidade de avaliados para promoção e admissão e também a quantidade de candidatos por vaga, tanto para admissão, quanto para promoção.

Uma análise que podemos fazer é a quantidade de candidatos que a empresa está conseguindo atrair com relação ás vagas oferecidas e também a quantidade de avaliações que são realizadas em comparação com as vagas oferecidas.


Comparativo Anual – Vagas x Candidados x Avaliados x Admitidos

Indicadores de RH - KPI RH 2

Indicadores de RH - KPI RH

Neste gráfico é realizada uma análise das vagas externas e promoções, indicando o crescimento das áreas e ainda uma comparação com a quantidade de candidatos para as vagas.


Aprendizes


Indicadores de RH - KPI RH 4

Indicadores de RH - KPI RH

Conforme a lei do Aprendiz Legal Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, veja em: http://www.aprendizlegal.org.br/main.asp?Team=%7B44BA8D38-9DCA-4C07-9F0B-D0B0AD8710BA%7D é necessário que o quadro da empresa seja preenchido com um mínimo de 5% até 15% de funcionários que demandem formação profissional, por isso este índice é importante de ser medido.


PCD

Indicadores de RH - KPI RH

Indicadores de RH - KPI RH

Da mesma forma que a lei do Aprendiz Legal, há também a lei para o emprego de portadores de necessidades especiais. LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas. Veja em: http://www.deficienteonline.com.br/lei-8213-91-lei-de-cotas-para-deficientes-e-pessoas-com-deficiencia___77.html.

Por isso também é necessário haver metas e controles para atingir o quadro de colaboradores:

– até 200 funcionários……………… 2%
– de 201 a 500 funcionários……….. 3%
– de 501 a 1000 funcionários……… 4%
– de 1001 em diante funcionários… 5%


Grandes departamentos

Indicadores de RH - KPI RH

Indicadores de RH - KPI RH

Nas empresas é comum encontrar departamentos que demandam muitos empregados. E também é comum não conseguir que todas as vagas para um determinado cargo estejam completas.

Há cargos que demandam ainda mais controle, é o caso das que estão ligadas diretamente com a produtividade da empresa, seja o funcionário da produção ou o vendedor.

Por isso é importante manter um controle da quantidade de vagas preenchidas, pois afetam diretamente o resultado da empresa.


Turnover experiência

Indicadores de RH - KPI RH

Indicadores de RH - KPI RH

Neste indicador é identificado se o departamento está conseguindo contratar colaboradores que tem a competência e/ou ficam satisfeitos com o ambiente e condições de trabalho.

É importante medir este índice, pois nele identificamos o retrabalho da área, identificamos também problemas que podem ocorrer com colaboradores saindo da empresa por não estarem satisfeitos com algum determinado aspecto da empresa. É importante também analisar este índice por área da empresa ou filial, pois podem haver problemas em algum determinado ambiente.[saiba_mais]

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper