Gráfico de funil Excel

Procv com cláusula contém 2
Procv Excel com a cláusula contém
21 de outubro de 2015
Validar a existência de arquivos Excel VBA
Verificar arquivo existe utilizando VBA Excel
2 de novembro de 2015

Neste artigo  é demonstrado como criar o gráfico de funil, conforme exemplo do site Excel lancers.

O gráfico de funil pode recebe este nome porque ele afunila do maior valor para o menor, representando de forma visual o valor de cada item dentro da sua escala.

Este gráfico pode ser utilizado para apresentar as vendas por vendedor, por produto ou nicho de mercado, principais clientes, principais fornecedores ou regiões de transporte.

Criando o gráfico


 

  1. Criar uma lista classificada do maior para o menor valor, utilize o função na guia Dados->Classificar e selecione a coluna valor e a ordem Do maior para o menor.Gráfico de funil Excel 1
  2. Perceba que na última linha, Índice para redimensionar gráficos, temos o valor 80 digitado. Este valor servirá de parâmetro para o tamanho dos gráficos.
  3. Na coluna Gráfico de vendas digite a função =REPT(“|”;C3/$C$25), sendo C3 o valor relacionado ao valor de vendas do produto e $C$25 o valor 80 que redimensiona o gráfico. A fórmula REPT faz com que o primeiro parâmetro, “|”, seja repetido a quantidade de vezes do resultado de C3/$C$25, então quanto maior em C3 maior o seu gráfico, e quanto maior o valor do redimensionamento em C25, menor será o tamanho de todos os gráficos.
  4. Arraste a fórmula para todas as linhas da coluna.
  5. Selecione apenas os gráficos gerados e altere a Fonte para Playbill, desta forma o gráfico ficará de forma correta.
  6. Na coluna Comp%, a partir da segunda linha, coloque a fórmula =C4/C3, aonde temos o valor da linha atual em C4 dividido pelo valor da célula anterior, C3. O resultado deste cálculo é o quanto percentualmente o valor da linha representa em comparação ao valor da linha anterior. Clique nos itens da coluna na guia Página inicial e selecione o formato %.
  7. Selecione novamente a coluna Comp%, clique na guia Página inicial e no botão Formatação Condicional. Selecione Nova regra->Formatar todas as células com base nos seus respectivos valores. Em estilo de formatação selecione Conjunto de ícones e selecione o estilo de setas. Altere para que quando for > 0 utilize a seta para baixo, <= 0 seta para a direita e menor que 0 seta para cima, conforme a imagem.Gráfico de funil Excel 2
  8. O resultado final será:Gráfico de funil Excel
  9. Alterando o valor do índice para redimensionar temos:

Gráfico de funil Excel

Para baixar esta planilha clique no botão download logo abaixo.

At.

Marcos Rieper

 


Clique aqui e leia mais sobre Excel VBA. https://www.guiadoexcel.com.br/vba/ O Guia do Excel foi criado por Marcos Rieper e oferece artigos, dicas, tutoriais e modelos de planilhas prontas. Aqui você encontra tudo sobre Excel, seja de nível básico, intermediário,  avançado e VBA. O Guia do Excel oferece diversos materiais completamente gratuitos para download. Navegue em nosso site e confira! Conheça também a nossa Loja do Excel https://loja.guiadoexcel.com.br/

2 Comentários

  1. Excelente esse modo de visualizar o post através do e-mail.

    Parabéns mesmo.

  2. LUIS RIBEIRO PARENTE disse:

    Muito bom. Parabéns Marcos em compartilhar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.