GRÁFICO DE BOLHAS EXCEL

Gráfico em movimento
CRIAR GRÁFICO EM MOVIMENTO NO EXCEL 2007 OU EXCEL 2010
4 de setembro de 2010
Consulta WEB marcadas
Consultar dados externos da Web com Excel
7 de setembro de 2010

Gráfico de Bolha

O gráfico de bolhas, ao contrário de outros, não possui eixo de categorias, pois os eixos X e Y são eixos de valores.

Este deve ser utilizado quando possuímos três valores, que serão representados pela altura no eixo Y, outro pela distância no eixo X e ainda outra pelo tamanho da bolha.

Gráfico de Bolha

Gráfico de Bolha


//
//

//
//

Base de dados

  • Crie uma base de dados conforme abaixo:
Tabela de dados

Tabela de dados

  • Nos dados desta tabela temos os dados da participação e do valor faturado para o produto A e B ao longo dos anos.
  • Selecione a tabela e clique em Inserir->Outros Gráficos->Bolhas 3D.
  • Com o gráfico criado selecionado clique em alterar Linha/Coluna para mudar a forma de exibição dos dados no gráfico
  • Você terá o mesmo gráfico demonstrado na figura no início do artigo, note que no eixo X temos os anos, no eixo Y temos a participação e no tamanho da bolha temos o total do faturamento.
Gráfico de Bolha

Gráfico de Bolha

  • Para exibir o total do faturamento de cada bolha clique com o botão direito sobre uma das séries de bolha e selecione a opção Formatar Rótulo de Dados e selecione Tamanho da Bolha, irá demonstrar o valor total do faturamento.
Formatar

Formatar

  • Para formatar o gráfico, clique com o botão direito sobre a bolha e clique em Formatar Série de Dados.

Então é isso, este gráfico é bastante interessante para casos em que temos três valores a serem analisados em um só gráfico, podendo criar também várias séries de dados tal qual o exemplo deste artigo.

//
//

//
//

13 Comments

  1. alex disse:

    É posível construir um gráfico (acredito que poderia ser de bolha) em que temos tipo um alvo, como no arco e flecha? Ou seja, temos 3 circulos (um sobre o outro e de tamanhos diferentes) em que mostra a precisão e marcação de alguns pontos (flechas) neste gráfico.
    É possível? Estou tentando mas não estou tendo sucesso!!!

  2. Alex disse:

    Marcos, muito obrigado este gráfico já me ajuda bastante. Mas infelizmente estou com mais um problema. Se a área do meu alvo (no caso dos círculos) tiverem tamanhos variados, como por exemplo,
    no caso de atingimento de metas, podemos usar os resultados de um teste, em que posso dar notas entre 0 e 10. Se definirmos o intervalo entre 1 e 5 de vermelho (ou seja o maior círculo do meu alvo) de 5 à 7 de amarelo (meu círculo médio) e de 7 à 10 de verde (meu menor círculo) e cada flecha seja a nota de um entre 5 alunos, eu consigo contruir isso? E se eu quiser mudar os intervalos de cada círculo, é possível?
    Mas mesmo assim quero agradecer a atenção e ajuda!
    Abraços,
    Alex.

  3. cal disse:

    boa tarde! eu quero fazer um gráfico com a comparaçao de 3 empresas em um setor, em que tenha no eixo X a variaçao de tipos de produtos variando de 1 a 3 (unico a diversificado) e o eixo y variando no local tambem de 1 a 3 (só na cidade até todo o país) e o tamanho da bola representar o faturamento da empresa. É possível?

  4. Reeh disse:

    Boa tarde, eu tenho um trabalho de gráficos, gostaria de saber todos os tipos de gráficos que existem e gostaria que me explicasse sobre os infograficos, por que não entendi muito bem como eles são… Obrigada

  5. Claudemir disse:

    Boa tarde!
    Marcos Rieper, vc teria algum exemplo deste grafico de bolha elaborado em VBA.
    É que tenho um relatório na empresa onde trabalho feito todo em grafico de bolha com padrao de cores e preciso automatizar
    Desde já agradeço…

  6. […] artigo http://guiadoexcel.com.br/grafico-de-bolhas-excel há também como criar gráficos de bolhas e entender sobre a sua posição e também sobre o […]

  7. douglas disse:

    bom dia, Como faço para anexar aos resultados do grafico bolha (as bolhas) uma coluna extra.?
    Exemplo: cada bolha com um nome de produto.

    At.
    Douglas

  8. Valter Cruz disse:

    Oiii Marcos

    Como eu faço o gráfico mostrado na pagina https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/07/04/O-n%C3%BAmero-de-partidos-pol%C3%ADticos-no-Brasil-e-no-mundo que mostra a fragmentação partidária? É um tipo de bolha disfiorme….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.