Conferir e debugar fórmulas em Excel utilizando F9

Excel 2016
Veja como ficou o Excel 2016! Novos gráficos e funções!
13 de outubro de 2015
Procv com cláusula contém 2
Procv Excel com a cláusula contém
21 de outubro de 2015

Conferir e debugar fórmulas em Excel utilizando F9

O Excel tem sido enriquecido com diversas novas funções e fórmulas, e assim são também nossas planilhas, e por isso não é incomum criarmos fórmulas complexas para lidarmos com nossos problemas.

O problema é que muitas vezes a fórmula não funciona de primeira, ou ainda, queremos conferir alguns valores na fórmula, tendo por vezes que desmembrá-la e por tentativa e erro identificar o que está causando erro na fórmula.

Neste post você verá como debugar e conferir valores dentro de fórmulas Excel, sem a necessidade de desmembrá-la e de forma instantânea.

Veja a seguinte planilha, aonde temos uma lista de nomes e aniversários. Ela identifica se a pessoa é adulta ou menor de idade, conforme o critério de 18 anos.

Conferir e debugar fórmulas no Excel 1

Uma dica para identificarmos aonde estão as fórmulas na planilha é pressionar a tecla F5, clicar no botão Especial e marcar a opção Fórmulas. Desta forma todas as células que contém fórmulas serão selecionadas.

Conferir e debugar fórmulas no Excel 2

Agora já temos a localização de todas as fórmulas da planilha.

Clicando sobre a célula G3 e pressionando a tecla de função F2, temos a abertura desta fórmula.

Conferir e debugar fórmulas no Excel 3

Clicando sobre a barra de fórmulas é possível ver todos os parâmetros que são passados para a função. Clicando ainda sobre cada um dos parâmetros o mesmo é selecionado dentro da fórmula, facilitando a identificação dos seus valores.

Conferir e debugar fórmulas no Excel 4

Agora com um dos valores selecionados pressione a tecla de função F9, e perceba que a célula referenciada é substituída pelo seu conteúdo.

Conferir e debugar fórmulas no Excel 5

Veja que no exemplo da fórmula da célula G3 temos a substituição automática do valor da célula referenciada $I$4 pelo seu valor, no caso “Adulto”.

Repetindo esta operação para todos os valores da célula temos o seguinte resultado:

=SE(16>=18;”Adulto”;”Menor”)

Desta forma podemos ler facilmente os valores, no caso a função SE está verificando se 16 é maior ou igual á 18, caso for retornaria “Adulto”, senão retornaria “Menor”. Neste caso a fórmula retorna “Menor”.

Também podem ser selecionadas funções dentro de outras fórmulas, substituindo sua sentença pelo seu resultado. Veja no exemplo, aonde é verificado se o valor da variável é menor que 15.

Conferir e debugar fórmulas no Excel 6

Importante, para voltar a fórmula inalterada pressione ESC.

Desta forma, vemos como uma importante ferramenta o uso da tecla de função F9 para facilitar o desenvolvimento de fórmulas e a identificação de causas de erros em nossas planilhas.

Marcos Rieper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.