Como Contar Palavras no Excel

Neste artigo você aprenderá como contar palavras no Excel com download de planilha gratuita de exemplo.

1. Como contar Palavras no Excel Introdução

Podemos ter 2 situações em que será necessário contar palavrar no Excel:

a) Contar todas as palavras existentes na célula ou intervalo multicelular

b) Contar as ocorrências de uma determinada palavra na célula ou intervalo multicelular

Este artigo propõe fórmulas para estas finalidades. Vamos explorar bastante a função NÚM.CARACT e SUBSTITUIR, funções de texto que serão úteis para chegarmos aos nossos resultados. Tanto na situação a) quanto na situação b), poderemos ter a contagem com base em texto de apenas uma célula ou de um conjunto de células.

NOTA: algumas fórmulas usadas serão fórmulas matriciais. A depender da versão do Excel a utilizar, substitua a função SOMA por SOMARPRODUTO ou, ainda, ao encerrar as fórmulas, use o atalho CTRL + SHIFT + ENTER, em vez de apenas ENTER.

2. Fórmulas para as contagens

2.1. Contar todas as palavras

a) Contagem em apenas uma célula

O número de palavras de uma célula é 1 a mais do que o número de espaços existentes, ou seja: número de espaços + 1. Se houver 1 espaço, teremos 2 palavras: 1 antes e 1 depois deste espaço. Se houver 2 espaços, teremos 3 palavras, e assim por diante. Tendo em vista isto, se conseguirmos contar os espaços, basta somar 1 e teremos a contagem de palavras.

Para contar o número de espaços existentes, primeiro contamos o total de caracteres, incluindo os espaços. Depois subtraímos esta contagem do número de caracteres que o texto apresenta quando removemos os espaços. A diferença entre essas contagens será a quantidade de espaços. Esta contagem é dada por =NÚM.CARACT(B3) na imagem a seguir.

A imagem a seguir mostra a fórmula usada.

Como Contar Palavras no Excel 1

A fórmula completa inserida foi =NÚM.CARACT(B3)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(B3;” “;””))+1. Com NÚM.CARACT(B3) contamos o total de caracteres. Com SUBSTITUIR(B3;” “;””) removemos os espaços para poder contar o número de caracteres remanescentes, após esta remoção. A diferença entre a contagem total de caracteres e a contagem de caracteres com os espaços suprimidos representa a contagem de espaços. Adicionamos 1 ao final para obter a contagem de palavras.

NOTA: caso haja espaços consecutivos, no início (antes do texto) ou no final (após o texto), o resultado ficará errado. Por isso, é ideal tratar o texto com a função ARRUMAR. A fórmula proposta ficaria assim: =NÚM.CARACT(ARRUMAR(B9))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(ARRUMAR(B9);” “;””))+1.

b) Contagem em intervalo multicelular

O raciocínio é muito similar ao exposto no item anterior. A única diferença é que a nossa fórmula terá uma abordagem matricial: em vez de selecionar apenas uma célula para contar, pegamos o intervalo inteiro. Conforme aponta a imagem a seguir, o intervalo inteiro será B3:B5. Utilizamos a função SOMA para totalizar as contagens de todas as palavras das células do intervalo.

A imagem a seguir ilustra a fórmula inserida.

Como Contar Palavras no Excel 2

A fórmula inserida foi =SOMA(NÚM.CARACT(B3:B5)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(B3:B5;” “;””))+1). Em caso de haver espaços consecutivos, no início ou ao final dos textos, use a fórmula =SOMA(NÚM.CARACT(ARRUMAR(B9:B11))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(ARRUMAR(B9:B11);” “;””))+1).

2.2. Contar as ocorrências de uma determinada palavra

a) Contagem em apenas uma célula

Para contar uma determinada palavra em uma célula, o princípio da fórmula será obter a contagem total de caracteres e em seguida subtrair a quantidade que sobram após removermos a palavra desejada. Essa diferença de caracteres será o total de caracteres removidos de todas as ocorrências da palavra desejada. Este raciocínio é muito semelhante àquele realizado no item 2.1 a).

A imagem a seguir ilustra a fórmula implementada para contar a palavra Excel, com toda as suas ocorrências destacadas em vermelho. Note que temos 3 ocorrências. Quando a fórmula calcula a subtração, o resultado é 15 porque são 5 caracteres que ocorrem 3 vezes (palavra Excel 3 vezes). Ao final, dividimos este valor pela quantidade de caracteres que a nossa palavra em questão possui. Daí, 15/5 = 3.

Como Contar Palavras no Excel 3

A fórmula inserida foi =(NÚM.CARACT(B3)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(B3;”Excel”;””)))/5. Dividimos o resultado da subtração por 5 porque a palavra que está sendo contada (Excel) possui 5 caracteres.

b) Contagem em intervalo multicelular

Para contar as ocorrências de uma certa palavra em um intervalo multicelular, a fórmula utilizada será bem similar àquela do item anterior. Da mesma forma que o realizado no item 2.1 b), vamos ajustar a nossa fórmula para considerar todo o intervalo, em vez de apenas uma célula. Diferentemente do exemplo anterior, em que usamos a referência de apenas uma célula (B3), usaremos todo o intervalo com palavras a contar (B3:B6).

A imagem a seguir ilustra a fórmula utilizada. Note que a palavra que está sendo contada – Excel – ocorre 6 vezes (destacadas em vermelho).

Como Contar Palavras no Excel 4

A fórmula inserida foi =SOMA((NÚM.CARACT(B3:B6)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(B3:B6;”Excel”;””))))/5. Dividimos o resultado da subtração por 5 porque a palavra que está sendo contada (Excel) possui 5 caracteres.

Download Planilha Exemplo

Clique no botão abaixo para realizar o  download da planilha de como contar palavras no Excel, com exemplo de dados:

Baixe a planilha

Curso Excel Completo - Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:


Jardiel Euflázio

Administrador, MOS e MOSE em MS Excel, Jardiel é também MCT e desenvolvedor de soluções baseadas na ferramenta. Apaixonado pelo Excel desde cedo, é criador de conteúdo em seu canal de vídeos aberto ao público no YouTube (Jardiel Euflázio - Excel Prime), no qual trata sobre o tema sempre disposto a colaborar com a comunidade.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel