PROCV com CORRESP Passo à Passo

PROCV com CORRESP Passo à Passo

Como fazer Procv com corresp, é isso que irá aprender neste artigo.

A função CORRESP realiza a busca vertical ou horizontal em uma lista e retorna o número referente a posição de um item na lista.

Por exemplo, temos uma lista de códigos e queremos encontrar o código XABCDE em uma lista, a função CORRESP irá retornar o número da linha onde está o código XABCDE, por exemplo linha 550 de uma lista com 1000.

Agora imagine uma situação onde temos uma lista com várias informações de clientes e desejamos à partir do seu código buscar todas as informações dele. São 15 colunas de informações.

Fazer passo à passo

Poderíamos fazer manualmente uma função PROCV para cada uma das 15 colunas, mas este trabalho seria moroso, e se fosse alterada a lista e inserida uma nova coluna as informações viriam incorretas e seria necessário alterar todas as funções afetadas.

Função Procv Excel

Para resolver esta questão então usaremos as funções PROCV + CORRESP. Usaremos a função PROCV para retornar os dados e a CORRESP para encontrar qual a coluna que desejamos.

Veja que na nossa lista no gif temos os cabeçalhos com todas as informações que desejamos buscar da nossa Tabela no Excel.

Assim usamos a seguinte forma para fazer a consulta:

Função Procv Excel

Fórmula CORRESP + PROCV

=PROCV(ID;tbFornecedores;CORRESP(C$7;tbFornecedores[#Cabeçalhos];0);0)

Entendendo a fórmula por partes:

O campo ID é um intervalo nomeado referente a célula B8, onde está o código, é esta informação que será procurada pelo PROCV.

A tabela tbFornecedores é o local no qual serão consultadas as informações, veja que o código está na primeira coluna da tabela, isso é imprescindível.

Colocamos então a função CORRESP no terceiro parâmetro da função, onde fica a coluna. A função CORRESP está sendo utilizada para retornar o número da coluna na sua matriz.

O valor C$7 é relacionado com o nome do campo que desejamos pesquisar. Veja que está bloqueado apenas o número da linha e não o número da coluna. Pode usar o F4 até que seja bloqueada apenas a linha, como no exemplo.

A parte referente a tbFornecedores[#Cabeçalhos] são os cabeçalhos da Tabela, é onde iremos buscar os títulos, caso seja um intervalo de dados e não uma tabela selecione a primeira linha, referente ao cabeçalho.

O parâmetro 0 na função CORRESP e também na função PROCV é para que a busca seja EXATA, retornando assim apenas se encontrar as informações.

Por fim, basta copiar a fórmula e colar para os outros campos da busca e ver as informações do cliente retornadas automaticamente.

Veja também outros artigos:

PROCV em planilhas diferentes

PROCV com vários resultados – mais do que uma chave

PROCX Excel como usar

Índice Corresp – Como utilizar

Download da planilha

Para o download do exemplo utilizado neste artigo preencha o seu nome e e-mail no formulário abaixo.

Baixe a planilha