Procv Excel em planilhas diferentes usando Indireto Excel

Procv Excel em planilhas diferentes usando Indireto Excel

Objetivo: Demonstrar como utilizar o Procv Excel para realizar a busca em planilhas diferentes utilizando a função indireto e uma condição definida pelo usuário.

Este artigo é uma resposta ao questionamento do internauta Nailson, que questionou se há como fazer o Procv realizar a busca em várias planilhas Excel dependendo de uma condição definida pelo usuário, no seu caso os clientes estavam dispostos em planilhas por ordem alfabética.

Para responder a esta questão fiz um exemplo de uma planilha aonde dispus uma lista de produtos para venda de um site que achei na internet e separei em colunas por ordem alfabética, conforme a imagem abaixo.

Desta forma realizei a consulta no Excel criando uma nova planilha aonde coloquei os campos, um pelo qual gostaria de procurar, e neste caso o código do produto para o qual apontei uma lista de dados criada com uma lista de Validação de Dados do Excel que você pode aprender mais no vídeo deste artigo http://guiadoexcel.com.br/validacao-de-dados-excel.

Note que na lista acima estão dispostos todos os produtos, para isso criei uma aba de configuração para qual apontei a lista conforme havia comentado antes.

Procv Excel

Agora que já preparamos a planilha vamos criar as fórmulas Excel que serão dispostas nos campos que queremos que sejam retornados ao selecionar um produto na lista.

Funções Excel utilizadas:

PROCV: “A utilização de PROCV é semelhante a procurar o nome de uma pessoa em um catálogo telefônico para obter um número de telefone. PROCV procura um valor em uma coluna e localiza o valor correspondente na mesma linha em outra coluna.” Referência: Judi Hurlock. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/procv-e-proch-excel.

INDIRETO: “Retorna a referência especificada por uma cadeia de texto. As referências são imediatamente avaliadas para exibir seu conteúdo. Use INDIRETO quando quiser mudar a referência a uma célula em uma fórmula sem mudar a própria fórmula.” Referência: Ajuda Excel 2010. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/formula-indireto.

SEERRO: “Retornará um valor que você especifica se uma fórmula for avaliada para um erro; do contrário, retornará o resultado da fórmula”. Referência: Ajuda Excel 2010.

ESQUERDA: “Retorna os caracteres mais à esquerda de um valor de texto” Referência: Ajuda Excel 2010. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/funcoes-de-texto.

Utilizando estas funções foi criada a seguinte função no Excel

Aonde temos que:

A3: Valor que será pesquisado, no caso o nome selecionado na lista de produtos, utilizamos tanto no Procv quanto na função Esquerda. No primeiro serve como referência para o valor pesquisado e no segundo serve para informar qual planilha será pesquisada, dado que a função Esquerda está retornando a primeira letra a esquerda do nome selecionado e as planilhas estão dispostas alfabeticamente.

!C:F: Estão complementando a função indireto para formar o caminho completo de onde serão pesquisados os dados do Procv.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper