Procv Excel em planilhas diferentes usando Indireto Excel

Aplicar filtro automático em lista com VBA Excel
Aplicar filtro automático em lista com VBA Excel
26 de julho de 2012
Classificação automática no Excel
Classificação automática no Excel
1 de agosto de 2012

Procv Excel em planilhas diferentes usando Indireto Excel

Objetivo: Demonstrar como utilizar o Procv Excel para realizar a busca em planilhas diferentes utilizando a função indireto e uma condição definida pelo usuário.

Este artigo é uma resposta ao questionamento do internauta Nailson, que questionou se há como fazer o Procv realizar a busca em várias planilhas Excel dependendo de uma condição definida pelo usuário, no seu caso os clientes estavam dispostos em planilhas por ordem alfabética.

Para responder a esta questão fiz um exemplo de uma planilha aonde dispus uma lista de produtos para venda de um site que achei na internet e separei em colunas por ordem alfabética, conforme a imagem abaixo.

Desta forma realizei a consulta no Excel criando uma nova planilha aonde coloquei os campos, um pelo qual gostaria de procurar, e neste caso o código do produto para o qual apontei uma lista de dados criada com uma lista de Validação de Dados do Excel que você pode aprender mais no vídeo deste artigo http://guiadoexcel.com.br/validacao-de-dados-excel.

Note que na lista acima estão dispostos todos os produtos, para isso criei uma aba de configuração para qual apontei a lista conforme havia comentado antes.

Procv Excel

Agora que já preparamos a planilha vamos criar as fórmulas Excel que serão dispostas nos campos que queremos que sejam retornados ao selecionar um produto na lista.

Funções Excel utilizadas:

PROCV: “A utilização de PROCV é semelhante a procurar o nome de uma pessoa em um catálogo telefônico para obter um número de telefone. PROCV procura um valor em uma coluna e localiza o valor correspondente na mesma linha em outra coluna.” Referência: Judi Hurlock. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/procv-e-proch-excel.

INDIRETO: “Retorna a referência especificada por uma cadeia de texto. As referências são imediatamente avaliadas para exibir seu conteúdo. Use INDIRETO quando quiser mudar a referência a uma célula em uma fórmula sem mudar a própria fórmula.” Referência: Ajuda Excel 2010. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/formula-indireto.

SEERRO: “Retornará um valor que você especifica se uma fórmula for avaliada para um erro; do contrário, retornará o resultado da fórmula”. Referência: Ajuda Excel 2010.

ESQUERDA: “Retorna os caracteres mais à esquerda de um valor de texto” Referência: Ajuda Excel 2010. Veja mais em: http://guiadoexcel.com.br/funcoes-de-texto.

Utilizando estas funções foi criada a seguinte função no Excel

Aonde temos que:

A3: Valor que será pesquisado, no caso o nome selecionado na lista de produtos, utilizamos tanto no Procv quanto na função Esquerda. No primeiro serve como referência para o valor pesquisado e no segundo serve para informar qual planilha será pesquisada, dado que a função Esquerda está retornando a primeira letra a esquerda do nome selecionado e as planilhas estão dispostas alfabeticamente.

!C:F: Estão complementando a função indireto para formar o caminho completo de onde serão pesquisados os dados do Procv.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS:

Abraço

Marcos Rieper

16 Comments

  1. wellington disse:

    Caramba, é disso que eu precisava, isso é a coisa mais doida que já vi, um nível acima no Excel, com certeza

  2. nailson disse:

    Poxa cara, era essa fórmula que tava precisando, indireto com esquerda,mais uma fórmula pra trabalhar, fiz aqui na minha planilha bem diferente, mas essa fórmula foi imprescindível. Muito Obrigado!!!

  3. pedrohtr disse:

    Caramba….conheci esta pagina ontem, e ja apliquei um monte de dicas nas minhas planilhas….vlw

  4. c1c3ru disse:

    olá tudo bem … otimo tutorial! meu parabens.agora gostaria de saber se alguma forma de mostrar a aprtir de uma referencia,
    dois ou mais dados por exemplo:temos uma matriz 6×6 os valores dessa matriz 3 apenas na primeira coluna sao repetidos e o restante nao.entao eis a duvida,como eu poderia fazer para,que apartir de um dos valores repetido me retornasse os que nao são mas, que estão fazendo referencia aos anteriores(repetido)

  5. Marcos Rieper disse:

    Boa noite c1r3ru,

    por favor post sua dúvida em nosso fórum, faremos o possível para te ajudar.

    Abraço

    Marcos Rieper

  6. c1c3ru disse:

    ooppss. desculpas nao tinha visto o forum.
    já postado

  7. vinicius disse:

    Mascos,a minha duvida é a mesma do c1c3ru. No meu caso o mesmo dado repete em varias planilhas. Como fazer com que a busca informe mais de 1 resultado?

  8. Silvio disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de entender com mais detalhes o que faz a referencia !C:F.

    Grato.

  9. Jenifer disse:

    tenho uma dúvida, fiz uma tabela em uma planilha (cada planilha refere-se a um mês) referente a contratos fechados, essa tabela vai do a1 até g48, na mesma planilha, coloquei nas células (mescladas) a55 até f55 ” porcentagem de contratos fechados” e na célula f56 o valor dessa porcentagem (com fórmulas). No mesmo arquivo, em outra planilha quero fazer um levantamento da porcentagem de contrato fechado em cada mês, montei uma tabela que vai da a2 até b15, preciso utilizar (acho que o proc h) o valor que está no f56 para colocar nessa nova tabela em seu respectivo mês, não consigo, alguém pode me ajudar?

  10. Jonas disse:

    Boa noite, alguém pode me ajudar com

    Tenho várias Matrizes, com números repetidos, por exemplo:
    T G T G T G T G
    14 1 14 2 16 3 14 4
    16 1 16 2 20 3 18 4
    18 1 18 2 24 3 24 4
    20 1 20 2
    22 1 22 2
    24 1 24 2
    26 2

    Tenho uma planilha com mais de 15.000 linhas e quero utilizar o PROCV, entretanto, a Fórmula tem que obedeçer os critérios acima, ou seja, quando o intervalo for EXATAMENTE IGUAL a:
    14,16,18,20,22,24 o retorno deve ser 1.
    14,16,18,20,22,24,26 o retorno deve ser 2.
    16,20,24 o retorno deve ser 3.
    14,18,24 o retorno deve ser 4.

    Qual a Função que devo utilizar junto com o PROCV para elaborar estes critérios? Como montar esta fórmula?

  11. Olá gostei desta planilha pronta, é um trabalho perfeito, gostaria que me ajudasse como inserir a lista de produtos numa só celula conforme esta nesta planilha, para depois conseguir visualisar cada um.

    Obrigado

    Amadinho

  12. Milton disse:

    Simples e brilhante…. não é o que eu preciso mas já valeu pelo aprendizado.

  13. CLEBER disse:

    Marcos, nao entendi o porque de usar, da onde ele busca isso ?

    !C:F: Estão complementando a função indireto para formar o caminho completo de onde serão pesquisados os dados do Procv.

  14. Victor disse:

    Ótima fórmula para procurar valores em diferentes planilhas, tendo um leque de aplicação bem grande. Encaixou muito bem na minha busca em planilhas separadas por mês.

    Forte Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.