Neste artigo você tem uma planilha de ordem de serviço Excel gratuita com registro de clientes e ordens de serviços.
Este arquivo Excel tem por finalidade controlar as ordens de serviços emitidas bem como a sua realização e ainda manter uma base única dos clientes evitando repetições.
Nas planilhas é possível identificar o uso de várias funções interessantes como o uso do ÌNDICE e CORRESP, Menu com hiperlinks e listas com tamanhos dinâmicos.
Download Planilha de Ordem de Serviço
Para realizar o download da planilha de ordem de serviço clique no botão abaixo.
Modelo de ordem de serviço: o que é, importância e como fazer
A ordem de serviço é um documento que registra formalmente a solicitação de um trabalho ou serviço. Ele detalha informações como tipo de serviço, prazos, custos e dados do cliente.
Sua importância está na padronização e organização dos processos, evitando erros e mal-entendidos. Além disso, garante clareza entre cliente e prestador, trazendo mais confiança e profissionalismo.
Um bom modelo deve conter dados do cliente, descrição do serviço, prazos, custos e aprovações. Adapte o formato às necessidades do setor, incluindo campos específicos para cada área.
Modelos digitais são ainda mais práticos, permitindo acompanhamento em tempo real. Isso otimiza a gestão, melhora a comunicação e torna o processo mais eficiente e ágil.
O que é modelo de ordem de serviço?
O modelo de ordem de serviço é um formato padronizado utilizado para registrar informações sobre serviços a serem realizados. Ele funciona como um guia que organiza detalhes importantes, como descrição do trabalho, custos e prazos.
Esse documento é essencial para empresas que prestam serviços, garantindo clareza e alinhamento entre cliente e prestador. Além de formalizar o acordo, serve como registro legal em caso de dúvidas ou disputas.
O modelo pode ser adaptado para diferentes setores, incluindo campos específicos conforme a necessidade, como dados técnicos ou materiais necessários. Ele facilita a comunicação e promove uma gestão mais organizada.
Com o uso de ferramentas digitais, o modelo de ordem de serviço pode ser automatizado, tornando o processo mais rápido e eficiente. Isso otimiza o acompanhamento e oferece maior profissionalismo ao negócio.
- MENU
Faz o acesso as planilhas que compõe o arquivo Excel.
- Registros: Registro das ordens de serviço.
- Clientes: Cadastro de clientes.
- Configurações: Tabelas auxiliares ao registro de ordens de serviço.
- CONFIGURAÇÃO
O item de configuração possui as três tabelas que auxiliam na criação dos registros de ordens de serviços.
A tabela Situação possui os estados que podem estar os registros, no caso Cancelado, Pendente ou Resolvido.
Na tabela Atendente estão os atendentes que irão realizar a correção do problema.
Motivo se refere aos tipos de problemas que ocorrem.
Estas configurações são importantes para poder criar métricas como a quantidade de pedidos cancelados, quantos serviços fez cada atendente ou qual o motivo, tipo de problema, que mais gerou assistência durante o período.
- CLIENTES
Nesta tabela estão todos os clientes atendidos, logo, toda vez que houver um novo cliente, primeiro deve ser cadastrado o cliente nesta tabela para depois gerar a ordem de serviço.
Para inserir um novo cliente basta clicar no botão Inserir que um código VBA inserirá um novo registro na tabela permitindo a digitação de um novo cliente.
- REGISTROS
Esta é a planilha principal do arquivo Excel, aonde você pode digitar os dados das Ordens de Serviços existentes.
Para inserir um novo registro clique no botão Inserir e digite/selecione os dados para o atendimento realizado.
Planilha de Pequenas Empresas
Você tem uma pequena empresa e precisa de um controle simples e profissional?
Conheça a nossa planilha de Vendas e Estoque.
São mais de 20 funcionalidades em uma solução completa para o gerenciamento da sua empresa, clique abaixo para conhecer mais e comprar a planilha.
Download Planilha de Ordem de Serviço
Para realizar o download da planilha de ordem de serviço clique no botão abaixo.