Planilha de controle de férias Excel

Objetivo: Apresentar uma planilha de controle de período aquisitivo de férias em Excel.

Planilha de controle de férias

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o empregador que não conceder as férias para o empregado ou que o fizer fora do período concessivo, é obrigado a pagar o valor equivalente em dobro, conforme o disposto nos artigos 134 e 137, podendo ainda sofrer sanções administrativas impostas pelo Ministério do Trabalho quando da fiscalização.

Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

Art. 137. Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o artigo 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.” Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/ferias_em_dobro.htm

Sendo assim como forma de evitar que passe o prazo máximo de gozo de férias por parte do empregado é necessário que seja feito um controle utilizando para tal o que trata a legislação.

Esta planilha realiza o controle das férias vencidas e não vencidas e informa ainda se o gozo das férias está “Não vencidas”, “Dentro do período” ou “Férias em dobro”, que é quando passa o limite que o empregador tem para dar as férias e neste caso o empregado tem direito a férias remuneradas em dobro e obrigatoriamente deve sair de férias no dia seguinte.

Planilha de controle de férias 2

No artigo do Guia Trabalhista http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/ferias_em_dobro.htm, tem uma matéria bastante rica explicando os por menores de como o empregador deve tratar as férias do empregado conforme a CLT.

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel