Gráfico de mapa no Excel 2013

Somase com Desloc e marcação das células selecionadas
Somase com Desloc e marcação das células selecionadas
7 de julho de 2013
Planilha de controle de férias Excel
Planilha de controle de férias Excel
27 de julho de 2013

Objetivo: Como criar um gráfico de mapa no Excel.

Mapa no Excel Capa

Mapa no Excel Capa

Neste artigo é demonstrado como criar um mapa com gráficos no Excel.

A partir do Excel 2013 é possível criar gráficos com mapas no Excel de uma forma muito prática e rápida.

Para isso o primeiro passo é instalar o Excel 2013 Professional Edition, que vem com o recurso Power View, que é a nova funcionalidade do Excel que permite a ligação do Excel com os mapas, conforme descrito no site da Microsoft http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/novidades-no-power-view-no-excel-2013-e-no-sharepoint-server-HA102901475.aspx “Este recurso não está disponível no Office em PCs com o Windows RT. O Power View e o PowerPivot só estão disponíveis no Office Professional Plus e no Office 365 Professional Plus.“.

Após a instalação do Office 2013 é necessário que seja instalado o Microsoft Silverlight, ele faz a conexão do Excel 2013 com a internet, que através do site Bing cria o gráfico de mapa.

É bastante simples criar o gráfico de mapa, vamos ás etapas para a criação de um gráfico simples de país e população.

Para isso criamos primeiro uma lista com os países e a população, conforme a tabela que segue.

Mapa no Excel 2013

Depois selecione os dados da tabela e clique na guia Inserir e no botão Power View.

Mapa no Excel 2013 3

Será criada uma nova planilha com o nome de Power View 2 que terá as informações que constam na planilha de forma sintética, caso fossem dados de uma tabela de vendas por exemplo aonde constassem todos os pedidos criados um a um teríamos eles somados e agrupados.

Mapa no Excel 2013 4

Depois estique a tabela, clicando na borda inferior direita e puxe até cobrir toda a parte branca.

Na guia Design que está selecionada clique no botão Mapa e depois veja que instantaneamente o sistema criará um mapa com gráficos.

Mapa no Excel 2013 5

Note que cada bolha do gráfico tem um tamanho diferente o que se refere a quantidade de população de cada país, quanto maior a bolha maior a população.

Vamos agora ás opções do gráfico.

No lado direito da planilha do Power View você tem os campos que serão exibidos de valor e também o agrupamento de país.

Mapa no Excel 2013 6No campo Intervalo1 você tem o país e a população que podem ser utilizados como parâmetros nas opções do gráfico.

Em filtro você pode colocar um campo que você vai utilizar para fazer seleções de somente alguns países neste caso.

No campo TAMANHO você tem o campo que será utilizado para definir o tamanho das bolhas, neste caso é o valor da população que o define.

No campo LOCAIS pode ser definido o país, estado, cidade ou mais especificamente com latitude e longitude caso tenha estas colunas o sistema também as compreende, só que neste caso é necessário arrastar estes campos para os campos LATITUDE e LONGITUDE, pode ser bastante útil quando se tem vários pontos em uma mesma cidade.

O campo COR define qual campo será utilizado para definir as cores, como é o caso de se ter estado e cidade, escolhendo o estado ficará uma bolha por cada estado, e escolhendo a cidade haverá um gráfico de pizza definindo os tamanhos por cidade e estado, veja no exemplo como fica:

Mapa no Excel 2013 7

Note que cada cidade tem uma cor específica dentro do gráfico e se você parar com o mouse sobre uma delas o sistema demonstrará os dados de cidade e população.

Há também a opção de MÚLTIPLOS VERTICAIS e MÚLTIPLOS HORIZONTAIS que permitem que sejam criados vários gráficos diferentes por país/estado/cidade, etc.

Vejamos um exemplo com separação por estado.

Mapa no Excel 2013 8

Nesta opção ele foi separado por segmentação de estado e de forma vertical arrastando o campo Estado para MÚLTIPLOS VERTICAIS.

Mapa no Excel 2013 9Há também as opções de Layout do gráfico mapa que veremos a seguir.

Mapa no Excel 2013 10

Clicando no botão Plano de fundo do Mapa você tem as opções de tipos de mapas a serem exibidos conforme seguem:

Mapa no Excel 2013 11Selecionando Rótulo de Dados você consegue colocar a descrição de cada ponto marcado no mapa, podendo colocar á direita, centro, esquerda, acima ou abaixo.

Mapa no Excel 2013 12

Há também a opção de exibir ou não o título do mapa que é criado de forma automática, como por exemplo População por País conforme este gráfico criado.

Abraço

Marcos Rieper

 


Clique aqui e leia mais sobre Excel VBA. https://www.guiadoexcel.com.br/vba/ O Guia do Excel foi criado por Marcos Rieper e oferece artigos, dicas, tutoriais e modelos de planilhas prontas. Aqui você encontra tudo sobre Excel, seja de nível básico, intermediário,  avançado e VBA. O Guia do Excel oferece diversos materiais completamente gratuitos para download. Navegue em nosso site e confira! Conheça também a nossa Loja do Excel https://loja.guiadoexcel.com.br/

9 Comentários

  1. Bernardo disse:

    Olá,

    Site Excelente!

    Gostaria de saber se é possível de alguma forma criar o gráfico com o mapa do Brasil em Excel 2012 ou inferiores?

    Aguardo e obrigado!

    Abraço,

    Bernardo

  2. Rafael disse:

    Olá amigo. Como faço para fazer o download do mapa? Parabéns pelo trabalho.

  3. Elis disse:

    por um acaso eu consigo atualizada essa maravilhosa planilha com o DF? Muito boa essa planilha, está de parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.