Criar Gráfico de Gantt no Excel

Criar Gráfico de Gantt no Excel

Neste artigo você aprenderá como criar um gráfico de Gantt no Excel passo-a-passo, e poderá fazer o download da planilha com o gráfico de gantt pronto.

O Diagrama de Gantt é uma ferramenta criada em 1890 e muito utilizada até hoje. Ela é uma ferramenta muito útil para analisar os recursos de um projeto e que ajuda a planejar, controlar, analisar atividades e processos.

Por ser muito visual é amplamente utilizada no gerenciamento de projetos e o Excel torna-se um grande aliado para este controle como veremos.

Como criar planilha de Gráfico de Gantt

Há várias formas de você criar uma planilha de gráfico de Gantt, veja este passo-a-passo de uma planilha  profissional de Gantt para entender e criar você mesmo ou faça o download dela pronta ao final do artigo.

Ao final do projeto você terá esta planilha de Gantt que terá o controle de:

  1. Marcos do projeto
  2. Atividades do projeto
  3. Data de início e fim
  4. Quantidade de dias úteis da atividade
  5. Progresso
  6. Gráfico visual da quantidade de dias de cada atividade
  7. Gráfico visual de quanto foi feito de cada atividade
  8. Marcação visual dos finais de semana e feriados
  9. Marcação do dia atual
  10. Barra de rolagem para verificar o projeto ao longo das semanas e a data inicial da sua análise

O resultado será a planilha abaixo. Neste artigo você também tem uma vídeo-aula apresentando desde o zero como criar a mesma.

Etapas da criação da planilha de Gantt no Excel

  • Crie uma planilha com as seguinte formatações de cabeçalho e dados. As atividades e etapas você deve substituir pelos marcos e atividades do seu projeto no Gantt.

  • Em FIM, na célula C9 adicionamos a seguinte fórmula: =SE($C9<>””;DIATRABALHO.INTL(C9;E9;1;tFeriados[Data]);”-“). Nela verificamos se a data de início é diferente de vazia e se for adicionamos a data final a quantidade de dias úteis da tarefa em E9 e descontamos os feriados e finais de semana usando a função DIATRABALHO.INTL.

  • Na coluna PROGRESSO formatamos como percentual e clicamos em Página Inicial -> Formatação Condicional -> Barra de Dados e marcamos o Tipo número Mínimo para 0 e Máximo para 1. Defina a cor da barra conforme desejar.

  • O resultado é que ao digitar o percentual a barra de progresso do total do projeto já é exibida nesta célula.

  • Na linha 8 incluímos ao lado de progresso a seguinte fórmula: =ESQUERDA(MAIÚSCULA(TEXTO(DIA.DA.SEMANA(G7);”DDD”));1), esta fórmula pega somente a primeira letra do dia da semana e a deixa em maiúsculo, por exemplo, SEXTA-FEIRA fica S. Essa fórmula é copiada da coluna G até a coluna BC.

  • Na célula G7 incluímos a seguinte fórmula: =F4+7*F5-DIA.DA.SEMANA(F4;2), esta fórmula retorna o primeiro domingo da semana da data inicial, começando então cada semana sempre no domingo no nosso Gantt no Excel.

  • Em seguida na célula H7 usamos a fórmula =G7+1 e copiamos para as demais células. Acima delas, em G6 colocamos um igual a G7 e formatamos o alinhamento e o formato de data para exibir conforme abaixo, O restante realizamos então a formatação para ficar conforme abaixo.

  • Após ajustar um, copiamos a estrutura toda de G6 até M8 até a célula BC6 e colamos, as formatações e fórmulas serão ajustadas automaticamente, pois as fórmulas são relativas.

  • Agora selecionando a área abaixo das datas, aonde iremos colocar o gráfico do Gantt no Excel usamos a seguinte formatação condicional: =E(G$7>=$C9;G$7<=$D9;$C9<>””;$D9<>””). Colocamos então o preenchimento azul conforme a imagem.

  • Veja que as barras azuis já estão sendo exibidas somente para os dias de início e final de cada atividade.

  • Incluímos em Fórmulas -> Gerenciador de Nomes a seguinte fórmula: =SE(Projeto!$F9>0;Projeto!$C9+(DIAS(Projeto!$D9;Projeto!$C9)*Projeto!$F9);0). Esta fórmula realiza o cálculo de quanto já progrediu a atividade, usando para isso a data inicial e quantos dias progrediu conforme a coluna PROGRESSO.
  • Agora inclua a formatação condicional: =E($C9<>””;$D9<>””;G$7<=data_progresso;G$7>=$C9;G$7<=$D9). Esta formatação fará com que seja feita uma nova barra que ficará sobreposta a barra azul que tínhamos da atividade, demonstrando assim quanto progrediu a atividade.

  • O resultado será a planilha de Gantt abaixo:

  • Selecionamos então as células à partir da linha 8 e incluímos a formatação condicional para achurar as colunas com finais de semana. Para isso clique em Página Inicial -> Formatação Condicional e em Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas colocamos a seguinte fórmula: =OU(DIA.DA.SEMANA(G$7)=1;DIA.DA.SEMANA(G$7)=7). No padrão colocamos o que é visto na próxima imagem.

  • Agora incluímos também uma função para marcar o dia em vermelho caso seja o dia de hoje.  Para isso clique em Página Inicial -> Formatação Condicional e em Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas colocamos a seguinte fórmula: =G$7=HOJE().

  • O resultado será a formatação abaixo em vermelho, para isso basta definir na formatação que as laterais das células serão em vermelho.

  • A próxima formatação, incluída da mesma forma é para retornar se o dia é um feriado. Para isso temos na nossa planilha de Gantt uma tabela com todos os feriados nacionais até 2099. Então usamos a seguinte fórmula na formatação condicional: =CORRESP(G$7;Configurações!$B$9:$B$1074;0). Caso seja encontrada a data no feriado a formatação é aplicada.

  • A formatação que aplicamos é a vermelha abaixo, veja que fica achurado a parte com vermelho indicando os feriados.

  • Por fim, caso queira movimentar a planilha nós podemos apenas mudar o número da semana para que o Gantt seja movimentado para a direita.

  • Por fim colocamos ainda uma barra de progresso. Guia Desenvolvedor->Inserir->Barra de rolagem e ligamos ela com a célula da semana e assim temos dinamicamente esta movimentação.

gantt excel gif

Planilha de Gerenciamento de Projetos Excel

Como controlar as atividades da sua equipe? Esta planilha de gerenciamento de apontamentos e atividades em Excel permite que você tenha uma visão clara das atividades da equipe em qualquer momento com o quadro Kanban e consiga realizar o gerenciamento das atividades com os relatórios.

Download

Realize o download do arquivo deste exemplo e da vídeo-aula acima neste botão abaixo. Basta se inscrever na nossa newsletter gratuita para o download automático.

Baixe a planilha