Por que o Excel é importante nas empresas?

Por que o Excel é importante nas empresas?

O uso do Excel nas empresas é uma opção que permite resultados efetivamente positivos para a organização de diversos trabalhos e setores.

Esse software da Microsoft é importante em qualquer tipo de negócio, independente do porte da empresa e, por meio dele, boa parte dos trabalhos pode ser automatizada, o que traz grandes facilidades que fazem toda a diferença dentro de uma organização.

Na verdade, o Excel foi criado exatamente para ser usado em empresas, mas com o passar do tempo, foi se popularizando entre os usuários, em razão da sua excelente funcionalidade e eficiência.

Hoje em dia, o programa está presente na maior parte das empresas, já que é capaz de controlar tarefas, organizar planilhas, realizar cálculos e relatórios financeiros, criar gráficos, controlar estoques, realizar projeções e comparativos, entre tantas outras funções.

Conheça mais sobre essa ferramenta tão importante e as suas funções dentro de uma empresa.

Armazenamento de dados e informações

Ter todas as informações a respeito do funcionamento de uma empresa organizadas é fundamental e por meio do Excel esse trabalho pode ser feito com muito mais eficiência e facilidade.

Por meio do programa, dá para gerir informações como quantidade de produtos em estoque, fases de produção, controle de pedidos, salários e benefícios dos colaboradores, além de dados completos a respeito dos clientes.

O armazenamento dos dados é feito por meio de planilhas que podem conter todo o tipo de informação de uma maneira totalmente organizada, com possibilidade de edição a qualquer momento.

A grande vantagem de utilizar as planilhas é que um único arquivo pode conter um conjunto de informações sem que sejam necessários vários documentos ou pastas.

Por meio da organização desses dados, fica muito mais fácil ter um controle dos serviços administrativos. O melhor de tudo é que o acesso às informações é feito de maneira muito organizada e rápida.

Serviços financeiros

Sabemos que dentro de toda empresa há um setor financeiro em atividade e o Excel é importante porque ajuda a organizar transações, pagamentos e recebimentos.

A propósito, trabalhar com valores monetários é uma das principais funções desse software. Com ele é possível criar um fluxo de caixa, trabalhar com gráficos, elaborar planilhas de gastos e pagamentos etc.

Em outras palavras, tudo o que estiver relacionado com os números da empresa, pode passar pelo Excel e isso garante maior organização e controle de todo o financeiro da empresa. Desse modo, muitos erros e cálculos indevidos podem ser evitados.

O Excel apresenta também diversas ferramentas capazes de simular projeções financeiras, tornando possível obter uma estimativa de despesas e receitas e ainda realizar relatórios completos dessas projeções.

Marketing e produtos e serviços

O Excel consegue traçar um perfil completo tanto de clientes, como de fornecedores. Ele relaciona informações como perfil e frequência de consumo e de vendas. Dessa forma, é possível gerenciar o presente e planejar o futuro do marketing e das vendas da empresa.

As análises podem ser baseadas em resultados atuais, anteriores e projeções futuras. O estudo é importante porque permite determinar preços de venda, demanda de produtos e serviços e garantir melhores resultados à atividade, além de tornar a empresa competitiva.

É fato que a automatização dentro das empresas tem proporcionado ganho de produtividade e economia de tempo e recursos e com o uso do Excel, esse cenário é absolutamente possível.

Vemos essa realidade clara no fato desse software permitir que serviços e métodos como os descritos acima, que antes demandavam tempo e recursos operacionais, hoje sejam realizados de forma automatizada e muito rápida.

Ficou claro que o Excel dentro das empresas vem ao encontro da necessidade de um padrão de organização bem estruturado, o que é essencial para o bom funcionando de um negócio.

Para conhecer mais sobre o Excel e aprender detalhes sobre suas funções tão proveitosas, conheça nossos treinamentos. Acesse nosso site agora mesmo.

Abraço

Marcos Rieper