Planilha de empréstimos e fiado

Planilha de empréstimos e fiado

A planilha de empréstimo e fiado permite o controle de empréstimos e pagamentos (empréstimos e pagamentos) de forma simples e muito prática.

Uma cultura do Brasil é a de comprar ou emprestar dinheiro e ir pagando parceladamente, porém, muitas vezes este controle é feito sem os juros corretos ou pior ainda, sem os juros.

Isso na maioria das vezes causa desgastes na relação comercial afetando tanto o cliente quanto a empresa.

O controle de empréstimos é realmente muito complexo de ser feito manualmente ou mesmo com planilhas simples, porque a situação muitas vezes é de que os pagamentos são feitos de forma parcelada e/ou são feitos novos empréstimos, que se somam ao valor que já estava emprestado.

Para atender a esta situação foi criada esta planilha de controle de empréstimos e fiados.

Pense na situação hipotética:

Uma empresa vende material de construção fiado com uma taxa de 1% ao mês. O cliente retira a mercadoria diariamente e mensalmente realiza pagamentos, que nem sempre são de parcelas iguais. Não há uma quantidade de parcelas fixadas e o cliente paga como pode.

Esta situação acima é mais comum do que se imagina, muitas vezes os comércios fazem controles no caderno, mas este controle não pode ser feito desta forma, por conta da complexidade apresentada acima. Não se deve dar a mercadoria como um empréstimo sem se cobrar juros, sob o risco de o negócio ser prejudicado.

Como funciona

A planilha é bastante prática e simples de ser utilizada.

Ao clicar no botão Novo, o sistema cria uma nova planilha para controle de um novo empréstimo e você digita os dados de controle do cliente.

Com estas informações inciais, já pode-se colocar os juros que serão cobrados daquele cliente, sendo que cada cliente poderá ter uma taxa de juros diferente e poderá digitar o empréstimo inicial e a data na planilha, conforme na imagem abaixo.

Planilha de empréstimos e fiados

Empréstimos e Pagamentos

A planilha funciona como um controle de cheque especial. Aonde são feitos novos empréstimos e pagamentos.

Perceba que há várias linhas. Estas linhas se chamam eventos, e são relacionadas a novos empréstimos (liberação) e pagamentos (amortização).

São preenchidos pelo usuário somente a data e o valor, de pagamento ou de novo empréstimo, para que a planilha calcule o novo saldo, conforme a animação abaixo.

Planilha de empréstimos Excel

Na animação está rápida mesmo para demonstrar como é extremamente simples a atualização dos valores, e estes valores já são calculados automaticamente com os juros e o cliente já pode ser informado do novo saldo para o mês seguinte.

Como adquirir a planilha

Para mais detalhes da planilha de empréstimos e fiado você pode assistir o vídeo neste artigo, e para adquirir clique no link abaixo que o redirecionará para a loja do Guia do Excel.

Esta planilha não tem mensalidades e é livre para edição, você poderá por exemplo, colocar a sua logomarca ou fazer adaptações com cálculos e outras situações que desejar.

Planilha de empréstimos e Fiado

Abraço

Marcos Rieper