Planilha de Cálculo de Hora Extra Gratuita e aula de coimo criar do zero esta planilha no Excel.
Configuração da Planilha de Cálculo de Hora Extra
Esta planilha é por funcionário, então as configurações são por funcionário.
A pasta de trabalho possui a seguinte configuração de horas e valor:
- Horário Normal: Quantidade de horas normais do funcionário.
- Dias Semanal: Valor percentual adicional para horas trabalhadas durante a semana.
- Sábado: Valor percentual adicional sobre o valor hora para sábado.
- Domingo: Valor percentual adicional sobre horas trabalhadas no domingo.
- R$/hora: Valor por hora, calculado dividindo o salário pelas horas totais padrão do funcionário no mês.
Esta tabela é usada como referência para os cálculos de horas extra da planilha.
Lançamento de Horas Trabalhadas e Hora Extra
A planilha de cálculo de horas extras em Excel possui os seguintes campos para o lançamento dos dados:
- Data: Data para o cálculo da hora extra. Usa a função: =SEQUÊNCIA(FIMMÊS(C4;0)-C4+1;;C4), aonde temos a sequência de datas criadas à partir da data inicial.
- Dia: Dia da semana, calculado sobre a data.
- Entrada: Horário de entrada do funcionário.
- Saída Intervalo: Horário de saída para o intervalo.
- Retorno Intervalo: Horário de retorno do intervalo.
- Saída: Horário de saída do intervalo.
Com base nos lançamentos realizados temos os seguintes cálculos:
- Total horas: Total de horas trabalhadas no dia.
- Horas extras: Calcula apenas as horas positivas, retornando a diferença entre as horas trabalhadas na configuração.
- Horas negativas: Apenas horas negativas, retorna a diferença de horas trabalhadas com base na configuração e com hora negativa.
- Sábado: Horas extras trabalhadas no sábado.
- Domingo: Horas extras trabalhadas no domingo.
Resumo de Horas Trabalhadas
Ao final temos o resumo de horas trabalhadas com base nos totais dos lançamentos.
Veja que temos então os totais de horas e também os cálculos de horas e valores.
O cálculo do campo Sub-Total faz a diferença entre Horas Extras e Horas Negativas:
=SE(P8-P9<0;”-“&TEXTO(P9-P8;”HH:MM:SS”);P8-P9)
E no cálculo de valor total em hora e valor temos o seguinte cálculo:
=SE(ÉNÚM(Q10);Q10NHora24;-DIREITA(Q10;NÚM.CARACT(Q10)-1)*NHora*24)
Veja que para cálculos negativos fizemos com – antes da formatação do texto que fizemos.
Pois cálculos com horas negativas dão erro no Excel.
Mas no vídeo ao topo do artigo é explicado todo o cálculo passo-a-passo.
Download Planilha Cálculo de Hora Extra Excel
Clique no botão abaixo para realizar o download do arquivo de exemplo: