Planilha de Cálculo de Hora Extra

Planilha de Cálculo de Hora Extra Gratuita e aula de coimo criar do zero esta planilha no Excel.

Configuração da Planilha de Cálculo de Hora Extra

Esta planilha é por funcionário, então as configurações são por funcionário.

A pasta de trabalho possui a seguinte configuração de horas e valor:

  • Horário Normal: Quantidade de horas normais do funcionário.
  • Dias Semanal: Valor percentual adicional para horas trabalhadas durante a semana.
  • Sábado: Valor percentual adicional sobre o valor hora para sábado.
  • Domingo: Valor percentual adicional sobre horas trabalhadas no domingo.
  • R$/hora: Valor por hora, calculado dividindo o salário pelas horas totais padrão do funcionário no mês.
planilha de cálculo de hora extra excel 1

Esta tabela é usada como referência para os cálculos de horas extra da planilha.

Lançamento de Horas Trabalhadas e Hora Extra

A planilha de cálculo de horas extras em Excel possui os seguintes campos para o lançamento dos dados:

  1. Data: Data para o cálculo da hora extra. Usa a função: =SEQUÊNCIA(FIMMÊS(C4;0)-C4+1;;C4), aonde temos a sequência de datas criadas à partir da data inicial.
  2. Dia: Dia da semana, calculado sobre a data.
  3. Entrada: Horário de entrada do funcionário.
  4. Saída Intervalo: Horário de saída para o intervalo.
  5. Retorno Intervalo: Horário de retorno do intervalo.
  6. Saída: Horário de saída do intervalo.
planilha de cálculo de hora extra excel 2

Com base nos lançamentos realizados temos os seguintes cálculos:

  • Total horas: Total de horas trabalhadas no dia.
  • Horas extras: Calcula apenas as horas positivas, retornando a diferença entre as horas trabalhadas na configuração.
  • Horas negativas: Apenas horas negativas, retorna a diferença de horas trabalhadas com base na configuração e com hora negativa.
  • Sábado: Horas extras trabalhadas no sábado.
  • Domingo: Horas extras trabalhadas no domingo.

Resumo de Horas Trabalhadas

Ao final temos o resumo de horas trabalhadas com base nos totais dos lançamentos.

Veja que temos então os totais de horas e também os cálculos de horas e valores.

planilha de cálculo de hora extra excel 3

O cálculo do campo Sub-Total faz a diferença entre Horas Extras e Horas Negativas:

=SE(P8-P9<0;”-“&TEXTO(P9-P8;”HH:MM:SS”);P8-P9)

E no cálculo de valor total em hora e valor temos o seguinte cálculo:

=SE(ÉNÚM(Q10);Q10NHora24;-DIREITA(Q10;NÚM.CARACT(Q10)-1)*NHora*24)

Veja que para cálculos negativos fizemos com – antes da formatação do texto que fizemos.

Pois cálculos com horas negativas dão erro no Excel.

Mas no vídeo ao topo do artigo é explicado todo o cálculo passo-a-passo.

Download Planilha Cálculo de Hora Extra Excel

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo de exemplo:

Baixe a planilha


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel