Operadores Lógicos de Comparação no Excel

Como identificar os operadores lógicos e operadores de comparação no Excel.

1. Operadores Lógicos e de Comparação

Quando abstraímos problemas e situações do cotidiano para resolvermos com o Excel, invariavelmente precisamos representar e expressar a realidade matematicamente para que encontremos as soluções.

Comparar é algo que fazemos constantemente para estabelecer sentenças a fim de obter resultados. Algo comum de se fazer é estabelecer estruturas de decisão, seja com a função de planilha SE ou if no Power Query para criar uma coluna personalizada, por exemplo.

No entanto, é preciso usar os testes e operadores de comparação corretamente, abstraindo a realidade para resolver adequadamente os problemas. Esta é uma dificuldade comum dos usuários: traduzir a realidade para as expressões corretas, estabelecendo as sentenças sem erro.

Um exemplo clássico: para apontar um resultado com a função SE, indicando se houve ou não o atingimento de meta, comumente é esquecido que o atingimento da meta dá-se quando o realizado é maior ou igual à meta. Geralmente não se elenca que o atingimento da meta ocorrerá a partir do momento em que o realizado já for igual à meta, não apenas quando a ultrapassar. Ou seja: neste caso, a sentença poderá ser definida como realizado >= meta, em vez de apenas realizado > meta.

Dado o exposto, este artigo objetiva apontar os operadores de comparação corretos para cada situação, facilitando o entendimento e simplificando a aplicação.

2. Os Operadores Lógicos de Comparação

O operador igual (=) é o mais fácil, compreendido e utilizado. A seguir comenta-se os demais operadores que utilizam os símbolos >, < ou =, além da combinação (par) entre eles.

2.1 – Quando usar maior do que (>)

O operador maior do que (>) é usado para indicar o conjunto de valores que supera um certo valor. Aqui a confusão mais comum é englobar o próprio valor, o que está errado. Deve-se estar ciente de que o valor em questão aqui não estará contido na faixa de valores possíveis.

Tomando como base o valor 5, poderemos ter as seguintes expressões para usar então a comparação >5:

valores acima de 5

valores maiores do que 5

valores superiores a 5

valores além de 5

valores que superam 5

valores que ultrapassam 5

Podemos ilustrar uma situação hipotética de uso deste operador, enunciando-a por: “Quando o índice for superior a 100 teremos sucesso.”

2.2 – Quando usar menor do que (<)

O operador menor do que (<) é usado para indicar o conjunto de valores que não alcança um certo valor. Aqui a confusão mais comum é englobar o próprio valor, o que está errado. Deve-se estar ciente de que o valor em questão aqui não estará contido na faixa de valores possíveis. Não há igualdade em qualquer hipótese.

Tomando como base o valor 10, poderemos ter as seguintes expressões para usar então a comparação <10:

valores abaixo de 10

valores menores do que 10

valores inferiores a 10

valores aquém de 10

Podemos ilustrar uma situação hipotética de uso deste operador, enunciando-a por: “Caso a taxa de desconto fique abaixo de 1,5% teremos ação corretiva”.

2.3 – Quando usar maior ou igual a (>=)

O operador maior ou igual a (>=) é usado para indicar o conjunto de valores que começa a partir de um certo valor. Diferentemente do operador maior (>), engloba-se o próprio valor. O valor em questão aqui estará contido na faixa de valores possíveis, sendo o menor deles.

Tomando como base o valor 20, poderemos ter as seguintes expressões para usar então a comparação >=20:

valores a partir de 20

valores maiores ou iguais a 20

no mínimo 20

pelo menos 20

valores começando em 20

Podemos ilustrar uma situação hipotética de uso deste operador, enunciando-a por: “Se meu saldo for pelo menos 1.000 reais eu viajarei para Dubai.”

2.4 – Quando usar menor ou igual a (<=)

O operador menor ou igual a (<=) é usado para indicar o conjunto de valores que alcança um certo valor. Diferentemente do operador menor (<), engloba-se o próprio valor. O valor em questão aqui estará contido na faixa de valores possíveis, sendo o maior deles.

Tomando como base o valor 30, poderemos ter as seguintes expressões para usar então a comparação <=30:

valores até 30

valores menores ou iguais a 30

no máximo 30

valores não ultrapassam 30

valores terminados em 30

Podemos ilustrar uma situação hipotética de uso deste operador, enunciando-a por: “Se o salário bruto for até R$ 2.640,00 não incidirá o imposto de renda.”

2.5 – Quando usar operadores lógicos diferente (<>)

O operador diferente (<>) é usado para indicar o conjunto de valores bastante amplo que engloba todo os valores possíveis, exceto um determinado valor. Envolve todos os valores menores do que um certo valor além de todos os valores maiores do que este mesmo valor. Ou seja: qualquer valor, menos um certo valor. Apenas ele não fará parte.

Tomando como base o valor 50, poderemos ter as seguintes expressões para usar então a comparação <>50:

exceto 50

à exceção de 50

maior ou menor do que 50

tudo, menos 50

Podemos ilustrar uma situação hipotética de uso deste operador, enunciando-a por: “Exceto o status concluído, os demais ainda não implicam em êxito nas vendas.”


Jardiel Euflázio

Administrador, MOS e MOSE em MS Excel, Jardiel é também MCT e desenvolvedor de soluções baseadas na ferramenta. Apaixonado pelo Excel desde cedo, é criador de conteúdo em seu canal de vídeos aberto ao público no YouTube (Jardiel Euflázio - Excel Prime), no qual trata sobre o tema sempre disposto a colaborar com a comunidade.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel