O que é roteirização?

O que é roteirização?

Neste artigo vamos falar sobre o que é roteirização, como funciona, a importância, seus benefícios e como fazer a roteirização no Excel.

Mas afinal, o que é roteirização?

A roteirização é a definição do trajeto ou pontos de passagem que serão realizados para as entregas ou coletas feitas com veículos. O objetivo da roteirização é buscar o menor percurso, tendo assim a maior economia.

Esta roteirização pode ser feita manualmente ou de forma automática e otimizada.

Em ambos os casos é vantajoso você ter uma roteirização como veremos.

Para quem é a roteirização?

A roteirização independe do tamanho da empresa.

Se você tem uma grande frota ou apenas um caminhão que faz entregas, a roteirização pode ser muito benéfica com relação à economia que ela traz.

Então se você é do departamento de logística e distribuição de uma empresa ou dono de um pequeno negócio, criar roteirizações para seus trajetos pode trazer muita economia.

Como a roteirização impacta na logística?

A Logística é sempre um departamento cobrado pela sua eficiência em relação ao prazo e em relação aos custos.

Desta forma a roteirização pode causar um grande impacto nos custos de transporte e também no tempo de entrega.

É então de extrema importância para a gestão de entregas e coletas ter um software automatizado para realizar esta tarefa que pode ser muito complexa e trabalhosa.

E como dissemos impacta diretamente nos custos da empresa.

Como funciona a roteirização?

A roteirização parte da definição dos pontos de saída, passagem e retorno dos veículos.

Com base nestas informações os pontos de coleta ou entrega são definidos sequencialmente de modo a termos a melhor rota.

A este processo chamamos de roteirização.

Ela pode ser feita manualmente com o uso de planilhas eletrônicas ou sistemas ou ainda de forma automática.

Quais os benefícios da roteirização de entregas?

A roteirização de entregas traz diversos benefícios para a empresa, entre eles:

  • Reduzir a distância percorrida

O benefício mais evidente, mas que acarreta vários outros. Pois com a roteirização conseguimos ter a menor distância entre todos os pontos de coleta e entrega, fazendo assim com que tenhamos o menor percurso total.

  • Reduzir o tempo do percurso

A redução do tempo de percurso está atrelada também com a menor distância percorrida. Quanto menos km o veículo se deslocar menor será o tempo para realizar cada uma das coletas e entregas.

  • Reduzir o tempo para criar a rota

A criação de rotas de entrega e coleta manualmente é bastante trabalhosa e neste caso este item se refere à roteirização automática.

Com a nossa planilha de roteirização automática você terá a roteirização automaticamente, com o simples clique de um botão da planilha.

Logo o trabalho de horas se transforma em poucos minutos.

  • Reduzir o tempo do percurso

Ligada diretamente com a distância do percurso, a redução do tempo vêm atrelada, pois com um percurso menor provavelmente terá também um menor tempo no percurso.

  • Reduzir gastos com manutenção de veículos

Imediatamente com a redução dos trajetos temos também uma redução natural do desgaste dos veículos e necessidade de revisões são postergadas, aumentando assim a economia.

Imagine roteirizar todas as suas rotas diariamente, a redução destes gastos ao final do ano pode ser imensa.

  • Reduzir a frota

A roteirização pode inclusive reduzir a frota de veículos, afinal, com um transporte mais eficiente com rotas otimizadas, podemos até mesmo não ter a necessidade de algum veículo ou evitar a compra de novos.

  • Reduzir a mão-de-obra

Da mesma forma que a roteirização pode reduzir o tamanho da frota, pode também reduzir a quantidade de mão-de-obra necessária para realizar as tarefas próprias da roteirização como também do transporte e coleta.

  • Maximizar as entregas

Com mais tempo de sobra e percursos menores você conseguirá fazer mais com menos. Conseguirá fazer a maximização do uso dos veículos, permitindo que as entregas possam muitas vezes serem feitas todas em um mesmo período e não necessitando de mais veículos por questão de prazos.

  • Reduzir os custos com entrega

Com a redução de gasto com combustíveis devido ao encurtamento de distâncias, menor desgaste da frota, necessidade menor de mão-de-obra na operação e talvez até redução de frota, isso imediatamente irá acarretar em uma redução nos custos de entrega tornando mais eficiente o departamento de Logística da sua empresa.

  • Ampliar o controle

Com a roteirização sua empresa terá também um controle muito mais eficiente dos locais aonde os veículos estão no momento e em que sequência as entregas e coletas estão sendo realizadas, tendo assim uma melhor análise destes dados e controle.

  • Cria uma ordem de carregamento automática para o caminhão

Automaticamente com uma roteirização otimizada você terá também a ordem correta do carregamento, bastando então começar de baixo pra cima a colocar os itens que serão carregados no caminhão, facilitando assim a sua retirada do caminhão e a entrega.

Roteirização e os motoristas

A implantação de qualquer sistema pode gerar atritos, mas também muitos benefícios.

O mais importante em uma implantação de uma roteirização é deixar claro para os envolvidos, principalmente os motoristas que cumprirão as rotas, os benefícios que a roteirização pode trazer, como visto anteriormente.

Além destes benefícios citados há também benefícios para os motoristas, como redução do período de ociosidade, percursos menores, não precisar pensar no próximo local que será feito a entrega ou se preocupar com a ordem da carga.

Por essas questões acima é necessário que a equipe esteja engajada em unida em prol da sua implantação e assim colher os benefícios.

Solução para a roteirização em Excel

Para realizar a roteirização de entregas há algumas maneiras, várias soluções pagas de software caros ou ainda a opção manual.

Nós criamos uma solução para roteirização de entregas otimizada e de baixíssimo custo feita em Excel.

O sistema possui cadastros para os endereços, rotas de entrega, veículos, e armazena as informações dos roteiros que foram calculados com um clique de botão.

A otimização também é feita com um clique de botão.

Ao clicar no foguetinho, como verá abaixo, a roteirização é automaticamente calculada, definindo assim a ordem de passagem mais curta entre os endereços registrados no roteiro.

A planilha utiliza a inteligência do Google Maps API, garantindo assim a melhor rota conforme o Google que é um dos serviços mais utilizados do mundo para localização.

Além disso a planilha também retorna a distância entre cada um dos pontos e a distância total do roteiro.

Assim a planilha atende pequenas e médias empresas que buscam os benefícios da roteirização e que não querem ou não podem investir muito.

Se quiser adquirir pode clicar neste link: Planilha de roteirização Excel ou ainda conhecer mais abaixo sobre esta solução.

Planilha de Otimização de Rota – Roteirização Excel

Veja a nossa planilha de otimização de rota – roteirização em Excel.

O objetivo desta planilha é dispor o caminho mais curto entre todos os pontos do trajeto, colocando então na ordem os lugares de entregas para que tenhamos uma otimização de custos e tempo.

A planilha utiliza o algoritmo da Google Maps e em segundos finaliza e te indica o melhor roteiro de entrega na planilha.

Funcionalidades da planilha de roteiro de entrega e otimização de rota

A planilha de roteiro de entrega otimizada tem uma interface intuitiva e profissional com botões que permitem o acesso rápido e fácil a todas as suas funcionalidades.

Planilha de Roteirização Automática Otimizada 6

No menu de topo temos então:

  • Cadastro de Endereços: Neste botão são registrados os clientes, fornecedores ou lugares que poderão ser utilizados na planilha de rota. É ótimo pois um mesmo endereço poderá ser utilizado várias vezes em diversas rotas sem ter que digitar novamente.
  • Cadastro Geral: Cadastros diversos como a chave da API do Google Maps, cadastro de motoristas, veículos e rota.
  • Rotas Cadastradas: Todos os roteiros de entrega otimizados são guardados para que possam ser utilizados novamente, sem a necessidade de refaze-lo e também pode ser alterado o que precisar neste cadastro.
  • Roteirizador de Entregas: Neste botão é criado o roteiro de entrega, aonde são selecionados os endereços que farão parte do roteiro e com um clique de botão a rota é otimizada na planilha e você tem o caminho mais econômico.
  • Inserir: Este botão faz parte do cadastro de rotas, ele abre uma tela de formulário aonde pode digitar com autocompletar o nome da localidade, por exemplo, nome do cliente.
  • Apagar: Ao selecionar uma linha do roteiro de entrega pode clicar neste botão e remover o registro do roteiro.
  • Otimizar Roteiro: Realiza a consulta diretamente na API do Google Maps do caminho mais curto entre todos os pontos do roteiro de entrega.
  • Gravar Roteiro: Grava o roteiro de entrega no cadastro de roteiros, permitindo assim que o mesmo possa ser utilizado facilmente.
  • Novo Roteiro: Limpa todo o roteiro para iniciar um novo.
  • Selecionar Roteiro: Permite selecionar um dos roteiros cadastrados e retornar todos os seus dados imediatamente.
  • Exportar: Exporta o roteiro selecionado em uma planilha Excel.
  • Imprimir: A planilha de rota de entrega já está formatada para impressão, clicando neste botão o mesmo exibe um preview da impressão.
  • Menu: Tela de menu aonde pode ser colocada a logo da sua empresa que será utilizada em todo o sistema e no roteiro e também acessa o ajuda com vídeos manuais e dados de contato e ajuda.

Cadastro de Endereços da Planilha de Rota Otimizada

No cadastro de endereços da planilha temos uma tabela Excel de cadastro simplificado conforme abaixo:

Planilha de Roteirização Automática Otimizada 1

Ela possui os campos acima que são todos editáveis, facilitando assim inclusive copiar e colar dados e seu sistema para facilitar este cadastramento.

Estas informações de endereço são as utilizadas pela planilha de otimização de rotas para que sejam realizados os cálculos.

Os locais são selecionados no roteirizador e depois com um clique é determinado o menor trajeto entre eles.

Cadastros Gerais

O cadastro geral possui informações que são utilizadas para o cálculo do roteiro de entrega e também campos informativos.

Planilha de Roteirização Automática Otimizada 2

Acima temos:

  • API KEY GOOGLE MAPS: Esta é a sua chave do google API, no próprio ajuda explica como criar passo-a-passo.
  • Motoristas: O cadastro com o nome dos motoristas que irão fazer as rotas.
  • Veículos: Registro dos veículos, pode colocar a placa, descrição, como for melhor para identificar na rota de entrega.
  • Rotas: Nome das rotas caso queira separar os roteiros entre rotas de entrega para organizar melhor.

Planilha de Otimização de Rota

No botão de otimização de rota, nós temos um formulário aonde são inclusos os dados da rota de entrega na planilha.

Planilha de roteirização de entregas 7

O formulário é muito fácil de ser preenchido, basta digitar os códigos dos endereços ou ainda clicar no botão Inserir para selecionar o local ou digitar no autocompletar.

Uma vez feito isto basta clicar no Foguetinho, que é o botão Otimizar Roteiro para que a melhor rota seja imediatamente calculada na planilha e seja também retornada a distância entre cada um dos pontos e a distância total.

O roteiro possui os seguintes campos:

  • Roteiro: Nome do roteiro, pode colocar um nome que permita facilmente selecionar o mesmo na tela de visualização de rotas de entrega.
  • Rota: Aqui é selecionada a rota que faz parte do cadastro geral.
  • Veículo: Veículo à partir do cadastro geral.
  • Motorista: Nome do motorista à partir do cadastro geral de motoristas.
  • Código: Código do endereço do cadastro de endereços. Pode digitar neste campo o código do local ou ainda selecionar no botão Inserir e selecionar a localidade em um formulário que ao digitar já completa o restante.
  • Endereço completo: O endereço é retornado automaticamente do cadastro de endereços ao digitar o código ou selecionar no botão Inserir.
  • Distância: A distância é calculada ao clicar no botão de otimização de rotas, a consulta é feita online com os dados de cada um dos endereços sempre em relação ao endereço da linha anterior, mostrando assim a distância entre cada um dos endereços.
  • Distância total: Exibe a distância total da rota calculada.

E ao final com o roteiro já otimizado no Excel você pode clicar no botão Gravar Roteiro para que os dados sejam então armazenados no cadastro de rotas de entrega.

Selecionar Rota para Impressão ou Exportação

As rotas de entrega que foram salvas na planilha de roteirização de entregas são acessadas no botão Selecionar Roteiro.

Basta selecionar o roteiro que deseja imprimir ou exportar para que o mesmo seja retornado para a tela.

Planilha de Roteirização Automática Otimizada 5

Nele ainda é possível colocar dados como o número da NF e o número do Pedido, facilitando assim a identificação dos pedidos do mesmo.

Impressão e Exportação do Roteiro de Entrega em Excel

A planilha de otimização de rota permite que sejam exportados em Excel os roteiros ou ainda impressos.

Em ambas as situações basta clicar no botão correspondente para que a ação seja realizada automaticamente.

Planilha de Roteirização Automática Otimizada 8

No botão de impressão a formatação para a mesma já está pronta, o roteiro já sai com a logomarca da empresa e formatado para caber em uma folha como na imagem acima.

E no caso da exportação em planilha é exportada para uma planilha Excel que permite que você realize qualquer alteração que desejar no roteiro sem se preocupar com fórmulas.

E também permitindo que a rota possa ser enviada por e-mail, whatsapp, telegram, etc, de forma fácil.

Como Adquirir a Planilha de Roteirização de Entregas?

A planilha pode ser adquirida no link abaixo bastando clicar em comprar para que seja enviada a planilha imediatamente para o seu e-mail da compra.

No link também há um chat e nossos dados de contato, se quiser pode tirar qualquer dúvida online na hora.