Números Aleatórios (Estatística), Aleatórioentre, aleatório, arred

Função para retirar repetidos de célula
Função para retirar repetidos de célula
21 de abril de 2011
Solver e VBA no Excel 2010
Solver e VBA no Excel 2010
24 de abril de 2011

Objetivo: Demonstrar a criação de uma lista de números aleatórios com casas decimais para aplicação em modelos de análise estatística ou financeiras.


//

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

Neste rápido artigo vou demonstrar e explicar a utilização das fórmulas aleatório, aleatórioentre, arred, arredondar.para.baixo e arredondar.para.cima, e a utilização destas fórmulas para criar uma lista de valores para aplicação em modelos financeiros ou estatísticos.

ALEATÓRIO

  • Função: A fórmula aleatório retorna um número aleatório decimal.
  • Utilização: =aleatório()
  • Retorno: 0,689268964598366

ALEATÓRIOENTRE

  • Função: A fórmula aleatórioentre retorna um número aleatório a partir de um inter valor determinado.
  • Utilização: aleatórioentre(inicial; final)
  • Exemplo: =aleatórioentre(1000; 10000)
  • Retorno: 9847

ARRED, ARREDONDAR.PARA.CIMA, ARREDONDAR.PARA.BAIXO

 

  • Função: As funções acima retornam um arredondamento de um número com um número determinado de casas decimais. A variação entre elas é que a primeira ARRED utiliza como regra de arrredondamento a matemática de até 4 arredondar para baixo e acima disto arredondar para cima, no caso da aplicação das fórmulas arredondar.para.baixo, ela arredondará qualquer número para baixo e arredondar.para.cima o número para cima, ignorando a regra matemática de arredondamento.
  • Utilização (mesma para todas): ARRED(Valor; Número de casas de arredondamento)
  • Exemplo: =ARRED(10,569;2)
  • Retorno: 10,57

 

 

FÓRMULA PARA GERAR NÚMEROS ALEATÓRIOS DECIMAIS

Com base nas funções que vimos no artigo você pode utilizar a seguinte função para criar uma lista de valores decimais para análises estatísticas ou financeiras:

=ARRED(ALEATÓRIOENTRE(1000;100000)+ALEATÓRIO();2)

Altere os valores do intervalo inicial(1000) e final(100000) conforme sua necessidade e também de arredondamento(2), e arraste para a quantidade de células que você necessitar.

Uma vez criada a lista copie o intervalo e com o botão direito escolha colar especial e selecione a opção valores, para que esta lista não recalcule o valor sempre.

GUT PPT

Abraço

Marcos Rieper

//

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

5 Comments

  1. […] problema é que usando a função Aleatório, ou aleatórioentre, veja no artigo http://guiadoexcel.com.br/numeros-aleatorios-estatistica-aleatorioentre-aleatorio-arred, você tem um número aleatório, mas que muda a cada alteração na planilha, sendo necessário […]

  2. […] entre seus funcionários, pensando nisso fiz essa planilha que utiliza VBA as fórmulas PROCV e ALEATÓRIOENTRE concatenadas e com VBA para sortear um dos nomes da lista […]

  3. PEDRO ZAQUEO disse:

    Bom dia, gostaria de algumas dicas. Estou fazendo um trabalho para faculdade e queria saber se é possível formular um aleatório com pouca variação, por exemplo (4,7 – 4,9 – 4,8 – 6,0) em uma extensão de 1450 células e variando de 4,7 à 6,3. Com a formulá “=ALEATÓRIO()*(b-a)+a” ela tem uma variação vasta, por exemplo (4,7 – 6,3 – 4,9 – 6,2).
    Grato desde já

  4. PEDRO ZAQUEO disse:

    Marcos, o que eu preciso é que os números não fiquem tão distantes, pois irei colocar em um gráfico de temperatura, que é monitorado de 1 em 1 minuto, acredito que não seja possivel variar uma temperatura de 4,7 para 6,3. O ideal seria de no máximo 3 décimos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.