Planilha Excel Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H

Planilha Excel Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H

Objetivo: Demonstrar a utilização do Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e da planilha de 5W2H na identificação de problemas, análise de problemas a serem tratados prioritariamente e plano de ação.

Neste artigo são apresentadas algumas técnicas para a identificação de problemas, definição de prioridades e de planos de ação.

As organizações de uma forma geral possuem situações em que é necessário um estudo mais aprofundado dos problemas, e nestas situações vamos estudar algumas técnicas de Controle de Qualidade que podem ser aplicadas.

Para levantar quais os problemas que ocorrem, pode ser feita uma pesquisa aonde serão levantados os principais problemas.

Na tabela acima foram inseridos os campos %Rel e o %Acum aonde o %Rel é a divisão entre a Qtde e o valor total e o %Acum é a soma dos percentuais.

Após listadas as causas, elas devem ser colocadas em ordem decrescente do campo Qtde para que o gráfico fique correto.

Assim que é criada a lista devem ser selecionados os campos Causa,%Rel e %Acum e pressionado Alt+F1, é criado um gráfico automaticamente.

Clicando com o botão direito sobre o segundo gráfico que é o % Acumulado pode ser clicado em Alterar tipo de gráfico de série e alterar para o gráfico de linha. O resultado é o abaixo.

Note que as 3 primeiras causas representam 70% das reclamações aonde está definido pela seta desenhada manualmente.

Na identificação de causas pode ser utilizado o Diagrama de Ishikawa, aonde são listadas todas as causas que podem gerar o problema.

Conforme a Wikipedia “O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como “Diagrama de Causa e Efeito”, “Diagrama Espinha-de-peixe” ou “Diagrama 6M” (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de “6M”):

  • Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
  • Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
  • Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)
  • Máquinas: toda causa envolvendo á máquina que estava sendo operada;
  • Medida: toda causa que envolve uma medida tomada anteriormente para modificar o processo, etc;
  • Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente” 

Desta forma são identificados os problemas e listados nas setas e depois é gerado o plano de ação 5W1H ou 5W2H aonde temos:

  • What: o que será feito.
  • Why: porque será feito.
  • Where: aonde será feito.
  • When: quando será feito.
  • Who: por quem será feito.
  • How: como será feito.
  • How much: quando custará.

A diferença entre o 5W2H e o 5W1H é que o How much não está incluso neste último, sendo um tipo de plano de ação em que não se deseja realizar a análise do custo.

Esta tabela de controle dos planos de ação pode ser utilizada também com o envio automático de e-mails ao chegar ao limite da entrega. Veja o artigo em http://guiadoexcel.com.br/5w2h-envio-por-email-das-pendencias-vba-e-outlook.

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Abraço

Marcos Rieper