Excel VBA – Planilha de gestão da produção industrial

Excel VBA – Planilha de gestão da produção industrial

Este artigo foi criado para apresentar um model o de planilha de gestão de produção industrial explicada abaixo pelo Arthur Cavalcanti.

Criado pelo nosso amigo e colaborador do site Arthur Cavalcanti, profissional com larga experiência no ramo industrial, principalmente no tocante a área de produção a qual é especialista. Em Excel, possui a certificação Microsoft Office Specialist e é criador do grupo do Linkedin Excel Linkeclub, do qual também participo como gerente e convido os amigos a participarem.

O Excel Linkeclub é um grupo de Linkedin que reúne especialistas em Excel que enviam artigos e planilhas para ajudar profissionais das mais diferentes áreas a evoluírem nesta ferramenta.

A Administração da Produção e do Chão de Fábrica compreende uma vasta gama de assuntos, que não devem ser vistos de forma isolada sob pena de perderem seu significado conjunto. As atividades de administração da produção acontecem a todo o instante, em número e frequência muito maiores do que possam parecer.

O cotidiano atual nos mantém imerso, de tal forma, nas atividades de Administração da Produção e do Chão de Fábrica que julgamos ser necessário emergir deste contexto para visualizar e compreender o funcionamento destas atividades, a fim de poder administrá-las com maior propriedade.

Uma organização pode processar informações, materiais ou até mesmo os próprios consumidores. Este processo produtivo pode ser traduzido em um modelo didático simples, conhecido como modelo de transformação, que explica a transformação de recursos de entrada em produtos e serviços.” Fonte: http://www.gestaodeproducao.com.br/servicos/producao/administracao-da-producao.php

Esta planilha é usada controlar a produção de uma determinada indústria.  Neste exemplo será mostrado o controle por turno de produção, por quantidade produzida, por dia de produção, por supervisor de produção, por unidades fabricadas, calculo de eficiência de produção, perdas de processos, quantidade produzida por produtos  e outras analises que são necessárias para tomada de decisão.

Para obter estes dados de controle , é necessário ter um analista de produção, este ira fazer a alimentação da planilha diariamente(abas). Já nos dias que não houver produção estes dados ficam em “branco” mesmo.

O Intuito é poder controlar a produtividade das linhas, bem como ter uma visão geral de como esta a produção no chão da fabrica e assim poder atuar em grupos de melhorias para ter melhores resultados.

A planilha vem com duas analise : a de maquinas e a de processo , ambas são correlacionadas pois, quanto mais produzir , entende-se mais confiável são os equipamentos. Desta forma o PCP – Planejamento e Controle de Produção pode interferi na programação sem prejudicar o desempenho do processo ou de seus indicadores(KPI’s).

Como usar a planilha:

1. A primeira coisa a se fazer é a parametrização dos produtos na abaTABELA que serão produzidos. Esta informação será usada para entrada de produção diariamente.

Devesse preencher também, um código para cada produto, a descrição do produto, as maquinas que ditam o contador de produção e quantidade produzida por minuto em cada maquina.

Dica: Usar cores para separar tipo de produtos ou famílias!

Planilha de gestão da produção Excel

2. Após feita a parametrização, já pode ser usada a planilha. Na aba com os dias de produção serão coletados os dados diários, basta inserir o código do produtos na coluna “B” de cada linha ou maquina/processo que as formulas alimentarão as linhas.

Para alimentar este formulário(com dados da produção, horas trabalhadas, produtos refugados), sugiro que seja criado um formulário de produção, semelhante a esta “aba” para que o operador anote os dados e assim possa facilitar o controle e possíveis consultas do analista de produção que fara a alimentação da planilha.

Após cada fim de mês(abertura de uma nova planilha) o responsável pela planilha basta clicar no botão reset para apagar todos os dados, em cada dia !

Nota: lembrando que caso seja inserido maquinas ou produtos, modificara todo restante da planilha!

Planilha de gestão da produção Excel

3.  Nas abas RELATÓRIOS ou RAL1 é analisado os dados de forma consolidada, onde o gestor tem um dashboard completo de como foi o dia de produção. Ao inserir a data, o painel de controle atualiza os dados diários e já os acumulativos não são alterados para que você tenha uma visão de como esta a soma dos dados até aquele período de produção e alimentação dos números.

Planilha de gestão da produção Excel

4. A aba GRAFICOS DE MAQUINAS é um painel (dashboard) onde mostra uma visão detalhada de como cada maquina esta sendo aproveitada em sua eficiência mecânica , produtividade e geração de refugos.

Planilha de gestão da produção Excel

5. Já na aba GRAFICOS GESTÃO são vistos, em formato de dashboard, o resultado geral do processo, por dia, por turnos, por produtividades, por perdas , e acumulados em geral.

Planilha de gestão da produção Excel

Por fim,

Esta planilha pode ser adaptada para qualquer processo , basta conhecimento em Excel e em produtividade/Rendimentos dos produtos a serem medidos.

Os parâmetros da tabela é que determinam como será controlados e calculados os dados da produção dentro da planilha… alimentando suas fórmulas.

Nota: esta planilha já foi adaptada em industrias: que medem por processos,por maquina, por produtos ou por família.

Baixe a planilha

Abraço

Arthur Cavalcanti