Entrevista com o MVP Excel João Benito Savastano

Sped Fiscal 11
Planilha SPED Fiscal
10 de fevereiro de 2017
Busca aproximada de valores com condições 5
Busca aproximada Excel – Índice Corresp
19 de fevereiro de 2017

Entrevista com o MVP Excel João Benito Savastano

Neste sábado dia 11/02/2017 tivemos uma entrevista ao vivo om o MVP em Excel João Benito Savastano.

Benito é diretor de Tecnologia da Mondial Tecnologia em Informatica, empresa especializada em Treinamento e Desenvolvimento de soluções baseadas em MS-Office. Trabalha com o MS-Excel desde 1987, fazendo este ano  30 anos de vida com o Excel.

Começou a trabalhar com informática em 1977, quando fez um curso de Cobol (grande porte) e logo após, já desenvolvia aplicações customizadas em Basic e trabalhos como VisiCalc, rodando em Apple II e os dados eram gravados em fitas K7 (aquelas que também eram utilizadas para gravar músicas).

Era uma época em que não se comprava o computador pela sua configuração, mas sim se rodava um determinado software, um tal qual o VisiCalc.

Durante o estágio da Faculdade de Engenharia, realizado no IPT, em São Paulo, já desenvolveu diversos trabalhos ligados as atividades de informática.

Em 1984 na Olivetti iniciou as atividades em uma área de inteligência comercial, trabalhando com aplicações desenvolvidas em um compilador Basic da Microsoft, rodando em um equipamento com sistema operacional CP/M, e planilhas eletrônicas no Lotus 1-2-3 em um PC/DOS.

Em 1987, com cidadania Italiana viu a oportunidade de trabalhar na Europa, saiu da Olivetti e começou a trabalhar na Itália em uma empresa revendedora de computadores Macintosh, com a função de treinar os clientes no uso do Word e do Excel.

No início relutante com o uso do Excel, com 10 minutos de uso se encantou com o produto, por conta de duas funcionalidades do Excel, o Colar especial e o Consolidar planilhas. Para a época, era uma revolução nos recursos de uma planilha eletrônica.

Em 1990 retornou ao Brasil e como tinha experiência internacional, mas não tinha comprovação em carteira assinada, pois não davam valor a carteira profissional italiana, ficou um pouco complicado de encontrar trabalho.

Então iniciou a trabalhar como prestador de serviços, em uma época em que o Excel tinha 0% de participação no mercado e sem internet para pesquisar ou divulgar o trabalho.

Desta forma começou a dar aula de Lotus 1-2-3, e trabalhar como Freelancer em empresas.

Solicitou uma versão do Excel para a Compucenter, para escrever o primeiro artigo de Excel no mercado brasileiro, publicado na revista PC Mundo (que em função da reserva de mercado de informativa, tinha este nome, mas era a edição brasileira da PC World). Também procurou a Microsoft no Brasil, uma estrutura pequena ainda, com 5 pessoas, citando inclusive o nome destes profissionais para ajudar a divulgação do Excel no mercado brasileiro.

Trabalhando como instrutor em uma empresa como júnior, surgiu a oportunidade de ministrar a sua primeira turma de Excel na Ford New Holland, em 1990.

Entre as tantas histórias que são contadas nesta entrevista, a história da planilha eletrônica, e o início do Excel no país e no mundo.

Uma entrevista imperdível para quem ama o Excel, e quer conhecer a história de um dos precursores do uso do Excel no Brasil e MVP Excel há mais de 12 anos.

Abraço

Marcos Rieper


Clique aqui e leia mais sobre Excel VBA. https://www.guiadoexcel.com.br/vba/ O Guia do Excel foi criado por Marcos Rieper e oferece artigos, dicas, tutoriais e modelos de planilhas prontas. Aqui você encontra tudo sobre Excel, seja de nível básico, intermediário,  avançado e VBA. O Guia do Excel oferece diversos materiais completamente gratuitos para download. Navegue em nosso site e confira! Conheça também a nossa Loja do Excel https://loja.guiadoexcel.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.