Editar links externos no Excel – Editar vínculos Excel

Editar links externos no Excel – Editar vínculos Excel

Objetivo: Demonstrar a utilização da função Editar Links no Excel. (Atualizar valores de vínculos externos Excel, Quebrar vínculos externos Excel, Configurações de alerta de atualização de vínculos Excel)

Algumas vezes há a necessidade de criarmos vínculos com outras planilhas.

Para criar o vínculo você deve ter as duas planilhas, origem e destino já abertas, depois digite a fórmula começando com o = na planilha de destino e selecione a informação na planilha de origem dos dados.

A informação estará disposta da seguinte forma =[Vínculo.xlsx]Plan1!A1, note que entre colchetes está o nome da pasta, depois a planilha e por fim o endereço da célula.

Agora vamos ver o botão Editar Links.

Clique na guia Dados, e no botão Editar Links, ele só fica habilitado quando há Links para outras Pastas.

Agora vamos ver as suas funcionalidades, clique no botão Atualizar Valores este botão fará com que os dados sejam atualizados imediatamente, lembrando que muitas vezes a planilha de origem dos dados está fechada.

O botão Alterar Fonte serve para que seja alterada a planilha de origem dos dados, sendo que você poderá selecionar outro arquivo, mas que deverá ter os mesmos nomes de planilhas.

Na funcionalidade Abrir Fonte poderá ser aberto o arquivo de origem dos dados, facilitando a sua localização.

Uma das operações mais úteis deste formulário é fazer com que sejam quebrados os vínculos de dados entre as planilhas, fazendo com que os dados que possuem ligações com pastas externas virem valores fixos. Para tanto selecione o vínculo que quer quebrar e clique no botão Quebrar Vínculos. Esta funcionalidade é especialmente útil quando você for passar esta planilha para alguém.

Obs.: O botão de Quebrar Vínculo também serve para quebrar vínculos de gráficos.

Ao clicar no botão Verificar Status a situação de todos os vínculos são identificadas, tais como se o vínculo está quebrado, planilha aberta ou OK, quando a planilha está fechada e foi localizada. [saiba_mais]

Há também a opção Prompt de incialização aonde pode ser selecionada a forma da interação das atualizações dos vínculos externos com os usuários da planilha, aonde pode ser evitado que sejam alertas dos vínculos externos e da sua atualização.

Abraço

Marcos Rieper