Dashboard de Vendas – Painel de Vendas Excel

Objetivo: Disponibilizar um  exemplo de dashboard de vendas utilizando tabela dinâmica e gráfico dinâmico.

Dashboard VendasConforme o site Excel Consulting a definição de Dashboards: “Conhecidos por muitos nomes (executive dashboard, business dashboard, business intelligence dashboard, etc.) e traduzido para Português como “Painel de Instrumentos”, é basicamente uma forma para os gestores e decisores terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles. Para além de serem um resumo dos dados importantes, o Dashboard também serve como forma de realçar dados específicos, permitindo ao utilizador analisá-los pormenorizadamente (drill-down).

O Dashboard representa a consolidação de dados, muitas vezes a partir de variadas fontes, e a apresentação dos mesmos de uma forma inteligível e de onde se possam tirar conclusões rapidamente.

Algumas das áreas a utilizar Dasboards são: Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Operações, Processos Fabris, etc.

Este dashboard Excel permite a análise das vendas de uma empresa em várias dimensões: Ano, Mês, Regional, UF, Cidade, Classe e Produtos.

A planilha está disposta de modo que ao lado esquerdo desta temos os campos que permitem a filtragem dos dados:

Dashboard Vendas 1

Conforme as dimensões vão sendo alternadas, os dados da planilha vão sendo alterados, bem como a apresentação do gráfico de vendas por cidades.

Dashboard Vendas 2

Dashboard Vendas 3

Os dados das vendas estão dispostos da na planilha Base de dados, que relaciona as informações das vendas com as planilhas Produto, Regionais e Clientes.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper