Copiar e Colar Especial Endereço de Células – Excel e VBA

SplashScreen no Excel (Tela de abertura)
SplashScreen no Excel (Tela de abertura)
9 de maio de 2011
Gráfico de Alvo e Flecha
Gráfico de Alvo e Flecha
12 de maio de 2011

Objetivo: Este procedimento tem por objetivo permitir copiar e colar o endereço de células de uma seleção de células.


Ás vezes você quer que uma célula faça link para outro endereço, porém para fazer isso você tem que clicar na célula, digitar =, depois clicar na outra célula e dar Enter.

Com este procedimento em VBA você poderá copiar e colar um endereço selecionado em uma outra célula, sem ter que ir e voltar á mesma, e também poderá copiar um range(endereço de várias células) para uma determinada função.

Esta função também já traz automaticamente o endereço travado com $ para que o mesmo não mude caso seja arrastado.

Abaixo a Sub que você pode instalar no seu Excel, para fazer com que ela seja global, podendo ser usada a qualquer momento no Excel, você deve salvá-la na pasta pessoal de macros conforme o artigo http://guiadoexcel.com.br/habilitando-a-guia-desenvolvedor-e-copiando-procedimentos-vba-sub-da-internet.

'Colocar esta primeira linha no início da sub, pois é uma variável global
Global lValor As Range

'Esta função copia e cola um link de um range de células para a célula selecionada
Sub lsCopiarColarLink()
    If Not lValor Is Nothing Then
        Selection.Formula = "=" & lValor.Worksheet.Name & "!" & lValor.Address
        Set lValor = Nothing
    Else
        Set lValor = Selection
    End If
End Sub

Abraço

Marcos Rieper

6 Comments

  1. Marcos Rieper disse:

    Esta função também pode ser utilizada diretamente pelo colar vínculo que é uma função do colar especial do Excel, ato falho meu, mas a sub é interessante e funciona bem. =D

    Abraço

    Marcos Rieper

  2. wilson disse:

    MArcos preciso de uma ajuda em colar e copiar via vba,

    tenho uma planilha em que preciso copiar e colar celula a celula e imprimir a cada ação.

    Na celula da coluna R4 posso ter varias numeraçõe de notas, sendo que posso ter de 1 até 40 numeros em sequencia R4 , R5… o que preciso e de um codigo que procure na sequencia R4:R40 as celulas preenchidas e caso encontre copie e cole na celula A20 uma a uma e imprima a cada encontrada. se encontrar no intervalo uma vazia a rotina pare.

  3. Wladimir Melo disse:

    Na pastas “Controle de Dados” eu insiro uma data qualquer. Nesse caso, gostaria que todas as pastas do arquivo, numa célula determinada, fossem atualizadas automaticamente com a data inserida na pasta anterior. Como consigo fazer isso? Obrigado1

  4. Rafael Tel. disse:

    Adorei seu site Marcos. Sou iniciante em macro e aqui na empresa, preencho vários formulários em html, porem é muito cansativo ficar copiando e colando informações repetitivas. Eu preciso gerar esse formulário no excel e por um botão para colar as informações nas textfield especificas no site. Ou se tem algum plugin de navegador que por atalho do teclado eu consiga colar mensagens pre definidas em textfield;

  5. Giovane Bozelli disse:

    Bom dia, preciso de uma ajuda.
    Tenho Banco de Dados com fórmulas, que puxa alguns pontos da planilha cadastro, porém quando altero no cadastro ela altera todo o banco de dados, gostaria de uma macro para copiar “ctrl C” e colocar “Alt C V V” no mesmo lugar, assim o banco de dados não altera quando mexo no cadastro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.