Consolidar Excel – Botão Consolidar

Objetivo: Demonstrar a utilização do botão de consolidar dados, de modo a unir dados resumidamente de várias planilhas.

A função de consolidação de dados executa a união de dados de várias planilhas ou arquivos de forma automática.

Para tanto você deve ter um padrão para os dados de todas as planilhas que quiser consolidar. Por exemplo todas terem as colunas:

Produto Qtde. Valor

Após criar todas as planilhas e já estarem com os dados, selecione uma planilha que será a mestre para a consolidação.

Para consolidar os dados siga os seguintes procedimentos:

1. Na planilha mestre selecione uma célula no canto superior esquerdo

2. Clique na guia Dados e em Consolidar, a janela que segue possui os seguintes campos

  • Função: Tipo de agrupamento de dados que será feito;
  • Referência: Selecione as colunas da planilha que quiser consolidar e depois clique em Adicionar;
  • Linha superior: Selecione para utilizar os rótulos da linha superior;
  • Coluna esquerda: Selecione caso queira utilizar como rótulo os dados da coluna da esquerda;
  • Criar vínculos com dados de origem: Marque para criar vínculos dos dados com as planilhas de origem, serve para que se algum valor for alterado ele já alterar automaticamente na planilha mestre.

3. Clique em Procurar e selecione os dados, marcando as colunas

4. Para o nosso exemplo, marque as opções Linha superior, Coluna esquerda e Colar vínculos com dados de origem

5. Selecione os dados de referência e a tela de consolidação ficará conforme abaixo:

6. Clique em OK, os dados ficarão conforme abaixo:

Então é isso, há outras formas de consolidar dados, como por exemplo utilizando funções, tabelas dinâmicas ou ainda consultas SQL.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper