Conceitos de Dashboard no Excel

Veja neste artigo, conceitos de dashboard no Excel:

  • O que é dashboard Excel
  • Como compreender melhor o que é um dashboard?
  • Qual a aplicabilidade de um dashboard?
  • O que é necessário para criar um dashboard?
  • Dashboard no Excel é possível?
  • O que compõe um dashboard no Excel?

O que é Dashboard Excel?

Dashboard é um tema que está na moda, principalmente devido a grande expansão do Business Intelligence e suas mais diversas ferramentas.

Uma das melhores definições sobre este tema, foi elaborada por Stephen Few (2013), onde o autor relata que “(…) dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos do negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela, para que a informação possa ser monitorada de forma ágil”.

Nas empresas, encontramos definições de dashboard como: painéis de bordo, painéis de indicadores, painéis de resultados, painéis de informação, painéis de gestão, painéis de acompanhamento, entre outros, porém, mesmo com terminologias diferentes, o objetivo é sempre o mesmo, apresentar informação de modo visual, objetivo e que facilite alguma tomada de decisão.

Como compreender melhor o que é um Dashboard?

Um modo que facilita compreender o que representa um Dashboard é compararmos a um painel de um carro, observe a Figura 1.

dashboard Excel

Figura 1. Painel de carro.

Ao observar a figura acima, o que você encontrou?

Se a resposta for, indicadores importantes acerca do funcionamento do automóvel, você está correto.

No painel temos apresentados apenas indicadores importantes para o bom funcionamento do automóvel. Quando algo sai do padrão, algum tipo de alerta visual é acionado. Todas as informações são apresentadas em tela única, de fácil visualização e possibilitando que o condutor tome decisões.

Coincidência, ou não, temos no painel de um carro, o nosso dashboard, prático, simples e preciso.

Ok, mas qual a aplicabilidade de Dashboard?

Sabendo o que conceito de Dashboard, surge o questionamento, onde posso aplicar esta prática de visualização de dados?

A resposta é mais fácil do que parece, pois, você pode aplicar um Dashboard a temas básicos como, controle de suas receitas e despesas pessoais, controle de estudos, acompanhamento de desenvolvimento de seus filhos. Contudo, pode aplicar de forma efetiva em seu próprio negócio.

Logo, surge a pergunta: Mas, como? Pois bem, criando indicadores que acompanham o desempenho de algum setor ou atividade específica (controle de vendas, controle de contas a pagar e receber, investimentos, fluxo de caixa, controle de projetos, controle de estoque), enfim, tudo o que pode ser quantificado.

Muitos pensam em dashboard como uma ferramenta de acompanhamento, mas, sua aplicação vai além. Dashboard bem elaborado, possibilita ao usuário planejar ações futuras, ou, tomar ações imediatas, frente aos resultados dos indicadores gerados.

O que é necessário para criar um Dashboard?

Este é o ponto mais importante (sério, é o mais importante mesmo), para criar um Dashboard, não é preciso ter o gráfico mais chamativo, nem uma aquarela de cores e imagens extravagantes, o principal insumo para se criar um Dashboard são DADOS.

Ter uma base de dados: padronizada, organizada e consistente é algo essencial para um Dashboard eficaz.

Realizar um trabalho de ETL com qualidade DEVE ser o objetivo principal, para que bons indicadores possam ser criados. ETL??? Extract, Transform and Load ou Extração, Transformação e Carregamento, é o processo no qual realiza-se o polimento do diamante bruto do Dashboard, que são os DADOS.

Dashboard no Excel é possível? Conceitos de Dashboard no Excel

Com certeza é possível os conceitos de dashboard no Excel, contudo, existem softwares específicos para visualização de dados, como Power BI, Tableau, entre outros. Todavia, nem todas as empresas têm estes softwares específicos, muitas sequer têm capacidade para implantar um sistema de BI. Logo, praticamente todas as empresas, possuem computadores e a grande maioria, possuem o pacote office instalado. De tal modo, utilizar o Excel para desenvolver estes dashboards, torna-se a solução a curto prazo, mais acessível.

Para desenvolver Dashboards no Excel, pode-se utilizar diversas ferramentas disponíveis: fórmulas e funções, tabelas, tabelas dinâmicas, segmentações de dados, gráficos, e os “novos suplementos Power Query e Power Pivot” (nem tão novos assim, disponíveis desde as versões 2010). Estes suplementes de Self-Service BI, quando utilizados no Excel, eleva o poder analítico e a capacidade de processamento de dados desta ferramenta, possibilitando automações no processo de ETL via Power Query, de forma simplificada (mas não facilitada, requer, muito estudo), além de possibilitar criação de medidas e relacionamentos entre tabelas utilizando o modelo de dados (Power Pivot).

O que compõem um Dashboard no Excel?

Um dashboard pode ser composto pela união de elementos específicos, como: ícones, cards, gráficos, tabelas, segmentações de dados, linha do tempo, controles de formulário, formas e imagens (Figura 2).

dashboard Excel

Figura 2. Modelo de Dashboard e seus elementos.

A união destes elementos, segue princípios de visualização de dados, como alinhamento, escolha correta de cores, seleção de gráficos para cada tipo de dado.

O importante ao criar um Dashboard é sempre priorizar a qualidade e veracidade dos dados apresentados, a questão visual é importante, mas desde que, os dados apresentados sejam sólidos e permitam que decisões sejam tomadas de modo assertivo.

Acabou por aqui?

Não, nos próximos dias novos artigos referentes a Dashboards serão criados, abordando cada tema específico:

  • Definição de cores para Dashboard
  • Qual gráfico devo utilizar?
  • Como criar um layout de Dashboard no Excel e sites para inspiração.
  • Como criar e apresentar cards.

Espero que tenha ajudado com mais este artigo e até o próximo.Uma dica: busque sempre novos conhecimentos, sai da zona de conforto.

Planilha de Pequenas Empresas

Você tem uma pequena empresa e precisa de um controle simples e profissional?

Conheça a nossa planilha de Vendas e Estoque.

Com uma interface profissional e com cadastros, relatórios, fluxo de caixa, precificação e dashboards ela te auxiliará a ter um controle efetivo de como anda a sua empresa.

Clique embaixo pra conhecer detalhadamente e assistir o vídeo de apresentação.