Como Somar Valores Ignorando Erros no Excel

Veja como somar valores ignorando erros no Excel passo-a-passo, com fórmulas e download gratuito.

1. Introdução de Como Somar Valores Ignorando Erros no Excel

No Excel, uma coluna que a priori deve possuir números para permitir os mais diversos tipos de cálculos pode apresentar erros derivados de diversas causas. Isto pode ser um problema sério, que inviabiliza, por exemplo, uma simples soma.

Tomemos como base os dados a seguir.

somar ignorando erros excel 1

Note que o último campo possui erros típicos retornados por fórmulas (destacados em vermelho). Ao tentarmos somar todos os valores deste campo temos um resultado de erro.

somar ignorando erros excel 2

Temos no Excel uma série de alternativas para contornar este problema. Por exemplo, no Power Query, temos tratamentos específicos para os erros. Lá, uma possibilidade é substituir os erros por 0, admitindo que este é o valor correto.

Este artigo propõe algumas soluções no contexto de fórmulas de planilhas para que a soma seja obtida. Em essência, serão expostas alternativas de ignorar os erros existentes.

P.S:  o objetivo é expor a soma ignorando os zeros. No entanto, também ignorando erros e com breves adaptações, podemos calcular a média, máximo, mínimo, contar de valores, contar números etc.

2. Fórmulas para calcular ignorando erros

2.1. Usando a função AGREGAR

Esta função é conhecida por sua flexibilidade em lidar com erros e permitir diversos tipos de cálculos. Ela surgiu no Excel 2010 e assim como a conhecida função SUBTOTAL permite trabalhar com dados e realizar diversos tipos de cálculos, como soma, média, máximo, mínimo etc.

Para realizar uma soma de valores com a função AGREGAR de modo a ignorar os erros, devemos informar 3 argumentos: nº da função escolhida (que será 9 pois desejamos a soma), a opção escolhida (usamos 6 para indicar que desejamos ignorar erros) e ao final o próprio intervalo em que há os valores a somar.

A imagem seguinte ilustra a fórmula obtida para o nosso caso.

somar ignorando erros excel 3

A fórmula inserida foi =AGREGAR(9;6;D3:D26). Em vez de informar o número 9 no primeiro argumento, caso deseje outro tipo de cálculo, use os números de acordo com a imagem a seguir:

somar ignorando erros excel 4

2.2. Usando outras funções para somar ignorando erros no Excel

Anteriormente à função AGREGAR era bem mais comum usar aninhamentos, inclusive matriciais, para obter o resultado desejado.

A próxima fórmula proposta usa a função SEERRO para “atualizar” a coluna, trocando cada erro por 0. Ela é matricial (considere finalizar sua fórmula teclando CTRL + SHIFT + ENTER em vez de apenas ENTER), retornando múltiplos valores: os erros se tornam zeros e os outros valores (que originalmente já não apresentavam erros) se mantém inalterados. Estes valores, ou seja, o resultado disponibilizado por SERRRO, são somados normalmente. Por isso, SEERRO está encapsulada dentro de SOMA.

somar ignorando erros excel 5

A fórmula inserida foi =SOMA(SEERRO(D3:D26;0)).

Uma alternativa é usar a função ÉERROS, que basicamente “reinventa a roda” em relação à fórmula anterior. Daí, a fórmula proposta usar a função SE aninhada com ÉERROS, ou seja: SE(ÉERROS é como se fosse a decomposição equivalente de SEERRO.

A imagem seguinte ilustra a fórmula usada.

A fórmula inserida foi =SOMA(SE(ÉERROS(D3:D26);0;D3:D26)).

Alternativas para efeito de informação:

=SOMA(SE(NÃO(ÉERROS(D3:D26));D3:D26))

=SOMA(FILTRO(D3:D26;NÃO(ÉERROS(D3:D26))))

Download Planilha Somar Dados Ignorando Erros no Excel

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo de exemplo:

Baixe a planilha


Jardiel Euflázio

Administrador, MOS e MOSE em MS Excel, Jardiel é também MCT e desenvolvedor de soluções baseadas na ferramenta. Apaixonado pelo Excel desde cedo, é criador de conteúdo em seu canal de vídeos aberto ao público no YouTube (Jardiel Euflázio - Excel Prime), no qual trata sobre o tema sempre disposto a colaborar com a comunidade.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel