Como Rastrear Pacote Correios no Excel

Neste artigo veja como rastrear pacotes dos Correios no Excel com uma planilha Gratuita.

Com esta planilha você terá a atualização em tempo real dos seus pacotes, bastando colocar em uma lista o rastreamento do seu pacote como SEDEX ou PAC e clicar em um botão pra atualizar a situação de todas as encomendas.

O resultado que temos então é o controle acima, aonde você pode colocar os dados dos seus clientes e pacotes e também saberá o status em tempo real de como está cada entrega ou recebimento seu.

Como Consultar Rastreamentos dos Correios site http://linkcorreios.com.br/

No site http://linkcorreios.com.br/ você consegue ter os dados em tempo real dos seus pacotes dos correios.

E a consulta é bastante simples.

Basta digitar ao final do link http://linkcorreios.com.br/ o nome do pacote, por exemplo: http://linkcorreios.com.br/SEUPACOTE e com isso terá o resultado da situação atual da entrega dos Correios.

Na nossa solução usaremos este site para consultar os dados no Excel usando Power query e retornando diretamente em uma tabela.

Estrutura da Planilha de Rastrear Pacotes dos Correios

A estrutura da planilha possui três planilhas:

  1. Lista de pacotes com os dados para rastreamentos
  2. Consultas dos rastreamentos realizados diretamente no site e retornando na planilha

Analisando a Página de Consulta de Correios

Pressionando CTRL+SHIFT+i na página você terá a análise do site aonde teremos uma análise do código fonte.

Isso é importante para ao realizamos a abertura dos dados no Power Query no Excel.

Veja que abrimos os dados na imagem acima até alcançarmos o código aonde temos a informação, tudo indo pelo navegador de código da direita.

Clique na guia Dados->Da Web e cole o endereço de teste para realizamos a consulta.

Clique depois sobre o documento e veja que temo já o carregamento dos dados.

Após isso é aberto o Power Query. Clique na coluna Children e clique nos botões de seta acima para extrair os dados.

Após isso vá abrindo os dados conforme abaixo na navegação, clique com o botão direito sobre o último passo do power query e com o botão direito veja a navegação, deixe conforme abaixo, abrindo cada etapa para chegar até a informação desejada.

A informação que temos é então a tabela expandida com as informações alcançadas da tabela.

Clique com o botão direito sobre as colunas de deseja manter e clique em Remover outras colunas.

Clique sobre a coluna e clique em Transformar->Para Baixo e veja que os dados são então preenchidos para baixo, a fim de que tenhamos os dados da situação do objeto e detalhes como local e data preenchidos.

Com isso nós temos o resultado abaixo:

Selecione as colunas e clique em Remover Duplicadas para assim termos uma lista não repetida dos dados.

Temos então a tabela preenchida conforme abaixo:

Clique então na coluna de situação do objeto e clique em Agrupar por e clique então em Operação e selecione Todas as Linhas.

Teremos então uma tabela agrupada com os dados da coluna Children.Text.

Clique em Adicionar Coluna Personalizada e coloque o seguinte texto:

= Table.ToList(Table.SelectColumns([Contagem], {“Children.Text”}))

Este código irá extrair somente a coluna da Contagem referente a informações da coluna.

Abaixo temos a informação extraída dos dados relacionado ao status.

Após isso clique com o botão direito e altere a consulta para incluir como função, o código ficou então:

let fnRastreio=(URL)=>
let
    Fonte = Web.Page(Web.Contents(URL)),
    Data0 = Fonte{0}[Data],
    Children0 = Data0{0}[Children],
    Children2 = Children0{2}[Children],
    Children1 = Children2{2}[Children],
    Children3 = Children1{0}[Children],
    Children4 = Children3{3}[Children],
    Children6 = Children4{6}[Children],
    Children5 = Children6{1}[Children],
    Children7 = Children5{1}[Children],
    Children = Children7{1}[Children],
    Children8 = Children{1}[Children],
    Children9 = Children8{1}[Children],
    Children10 = Children9{3}[Children],
    #"Children Expandido" = Table.ExpandTableColumn(Children10, "Children", {"Kind", "Name", "Children", "Text"}, {"Children.Kind", "Children.Name", "Children.Children", "Children.Text"}),
    #"Children.Children Expandido" = Table.ExpandTableColumn(#"Children Expandido", "Children.Children", {"Kind", "Name", "Children", "Text"}, {"Children.Children.Kind", "Children.Children.Name", "Children.Children.Children", "Children.Children.Text"}),
    #"Outras Colunas Removidas" = Table.SelectColumns(#"Children.Children Expandido",{"Children.Children.Text", "Children.Text"}),
    #"Preenchido Abaixo" = Table.FillDown(#"Outras Colunas Removidas",{"Children.Children.Text", "Children.Text"}),
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"Preenchido Abaixo", each [Children.Children.Text] <> null and [Children.Children.Text] <> ""),
    #"Duplicatas Removidas" = Table.Distinct(#"Linhas Filtradas"),
    #"Linhas Agrupadas" = Table.Group(#"Duplicatas Removidas", {"Children.Children.Text"}, {{"Contagem", each _, type table [Children.Children.Text=nullable text, Children.Text=nullable text]}}),
    #"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Linhas Agrupadas", "Status", each Table.ToList(Table.SelectColumns([Contagem],{"Children.Text"}))),
    #"Valores Extraídos" = Table.TransformColumns(#"Personalização Adicionada", {"Status", each Text.Combine(List.Transform(_, Text.From), " "), type text}),
    #"Outras Colunas Removidas1" = Table.SelectColumns(#"Valores Extraídos",{"Children.Children.Text", "Status"}),
    #"Colunas Renomeadas" = Table.RenameColumns(#"Outras Colunas Removidas1",{{"Children.Children.Text", "Situação"}}),
    #"Valor Substituído" = Table.ReplaceValue(#"Colunas Renomeadas","Status:  ","",Replacer.ReplaceText,{"Status"})
in
    #"Valor Substituído"
in fnRastreio

Com isso nós temos a função de consulta dos Correios aonde você poderá consultar os dados dos Correios.

Após isso carregamos também a tabela de endereços e depois clicamos em adicionar coluna personalizada e chamamos a consulta dos correios pela função.

Estamos abaixo concatenando os dados do endereço e do nome do pacote.

Em seguida clique em Fechar e Carregar para e retorne para uma tabela na sua planilha.

Download Planilha de Rastrear de Pacote de Correios

Clique no botão abaixo para realizar o  download da planilha de exemplo com dados:

Baixe a planilha


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel