Mais de 1000 ALUNOS

Formação Completa em Excel!

Como Rastrear Pacote Correios no Excel

Como consultar pacote dos correios no Excel capa

Neste artigo veja como rastrear pacotes dos Correios no Excel com uma planilha Gratuita.

Com esta planilha você terá a atualização em tempo real dos seus pacotes, bastando colocar em uma lista o rastreamento do seu pacote como SEDEX ou PAC e clicar em um botão pra atualizar a situação de todas as encomendas.

O resultado que temos então é o controle acima, aonde você pode colocar os dados dos seus clientes e pacotes e também saberá o status em tempo real de como está cada entrega ou recebimento seu.

Como Consultar Rastreamentos dos Correios site http://linkcorreios.com.br/

No site http://linkcorreios.com.br/ você consegue ter os dados em tempo real dos seus pacotes dos correios.

E a consulta é bastante simples.

Basta digitar ao final do link http://linkcorreios.com.br/ o nome do pacote, por exemplo: http://linkcorreios.com.br/SEUPACOTE e com isso terá o resultado da situação atual da entrega dos Correios.

Na nossa solução usaremos este site para consultar os dados no Excel usando Power query e retornando diretamente em uma tabela.

Estrutura da Planilha de Rastrear Pacotes dos Correios

A estrutura da planilha possui três planilhas:

  1. Lista de pacotes com os dados para rastreamentos
  2. Consultas dos rastreamentos realizados diretamente no site e retornando na planilha

Analisando a Página de Consulta de Correios

Pressionando CTRL+SHIFT+i na página você terá a análise do site aonde teremos uma análise do código fonte.

Isso é importante para ao realizamos a abertura dos dados no Power Query no Excel.

Veja que abrimos os dados na imagem acima até alcançarmos o código aonde temos a informação, tudo indo pelo navegador de código da direita.

Clique na guia Dados->Da Web e cole o endereço de teste para realizamos a consulta.

Clique depois sobre o documento e veja que temo já o carregamento dos dados.

Após isso é aberto o Power Query. Clique na coluna Children e clique nos botões de seta acima para extrair os dados.

Após isso vá abrindo os dados conforme abaixo na navegação, clique com o botão direito sobre o último passo do power query e com o botão direito veja a navegação, deixe conforme abaixo, abrindo cada etapa para chegar até a informação desejada.

A informação que temos é então a tabela expandida com as informações alcançadas da tabela.

Clique com o botão direito sobre as colunas de deseja manter e clique em Remover outras colunas.

Clique sobre a coluna e clique em Transformar->Para Baixo e veja que os dados são então preenchidos para baixo, a fim de que tenhamos os dados da situação do objeto e detalhes como local e data preenchidos.

Com isso nós temos o resultado abaixo:

Selecione as colunas e clique em Remover Duplicadas para assim termos uma lista não repetida dos dados.

Temos então a tabela preenchida conforme abaixo:

Clique então na coluna de situação do objeto e clique em Agrupar por e clique então em Operação e selecione Todas as Linhas.

Teremos então uma tabela agrupada com os dados da coluna Children.Text.

Clique em Adicionar Coluna Personalizada e coloque o seguinte texto:

= Table.ToList(Table.SelectColumns([Contagem], {“Children.Text”}))

Este código irá extrair somente a coluna da Contagem referente a informações da coluna.

Abaixo temos a informação extraída dos dados relacionado ao status.

Após isso clique com o botão direito e altere a consulta para incluir como função, o código ficou então:

let fnRastreio=(URL)=>
let
    Fonte = Web.Page(Web.Contents(URL)),
    Data0 = Fonte{0}[Data],
    Children0 = Data0{0}[Children],
    Children2 = Children0{2}[Children],
    Children1 = Children2{2}[Children],
    Children3 = Children1{0}[Children],
    Children4 = Children3{3}[Children],
    Children6 = Children4{6}[Children],
    Children5 = Children6{1}[Children],
    Children7 = Children5{1}[Children],
    Children = Children7{1}[Children],
    Children8 = Children{1}[Children],
    Children9 = Children8{1}[Children],
    Children10 = Children9{3}[Children],
    #"Children Expandido" = Table.ExpandTableColumn(Children10, "Children", {"Kind", "Name", "Children", "Text"}, {"Children.Kind", "Children.Name", "Children.Children", "Children.Text"}),
    #"Children.Children Expandido" = Table.ExpandTableColumn(#"Children Expandido", "Children.Children", {"Kind", "Name", "Children", "Text"}, {"Children.Children.Kind", "Children.Children.Name", "Children.Children.Children", "Children.Children.Text"}),
    #"Outras Colunas Removidas" = Table.SelectColumns(#"Children.Children Expandido",{"Children.Children.Text", "Children.Text"}),
    #"Preenchido Abaixo" = Table.FillDown(#"Outras Colunas Removidas",{"Children.Children.Text", "Children.Text"}),
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"Preenchido Abaixo", each [Children.Children.Text] <> null and [Children.Children.Text] <> ""),
    #"Duplicatas Removidas" = Table.Distinct(#"Linhas Filtradas"),
    #"Linhas Agrupadas" = Table.Group(#"Duplicatas Removidas", {"Children.Children.Text"}, {{"Contagem", each _, type table [Children.Children.Text=nullable text, Children.Text=nullable text]}}),
    #"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Linhas Agrupadas", "Status", each Table.ToList(Table.SelectColumns([Contagem],{"Children.Text"}))),
    #"Valores Extraídos" = Table.TransformColumns(#"Personalização Adicionada", {"Status", each Text.Combine(List.Transform(_, Text.From), " "), type text}),
    #"Outras Colunas Removidas1" = Table.SelectColumns(#"Valores Extraídos",{"Children.Children.Text", "Status"}),
    #"Colunas Renomeadas" = Table.RenameColumns(#"Outras Colunas Removidas1",{{"Children.Children.Text", "Situação"}}),
    #"Valor Substituído" = Table.ReplaceValue(#"Colunas Renomeadas","Status:  ","",Replacer.ReplaceText,{"Status"})
in
    #"Valor Substituído"
in fnRastreio

Com isso nós temos a função de consulta dos Correios aonde você poderá consultar os dados dos Correios.

Após isso carregamos também a tabela de endereços e depois clicamos em adicionar coluna personalizada e chamamos a consulta dos correios pela função.

Estamos abaixo concatenando os dados do endereço e do nome do pacote.

Em seguida clique em Fechar e Carregar para e retorne para uma tabela na sua planilha.

Download Planilha de Rastrear de Pacote de Correios

Clique no botão abaixo para realizar o  download da planilha de exemplo com dados:

Baixe a planilha

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Conheça nosso

Curso de Excel completo

plugins premium WordPress