Como Fazer um Orçamento de Obra

Uma das partes mais importantes e, simultaneamente, mais difíceis da fase de preparação de uma obra é a elaboração do orçamento. É que é este documento que vai determinar a maioria dos trabalhos da empreitada, tanto junto do cliente como dos fornecedores. Por isso, é fundamental que o orçamento seja detalhado, completo e realista, até de forma a poder dar resposta aos imprevistos que quase sempre acontecem no terreno.

O que é então um orçamento de obra? De forma resumida, é uma espécie de fotografia financeira da obra, que estima todos os custos que a empreitada vai ter com materiais, mão-de-obra, licenças ou fornecedores. As razões pelas quais é um documento fundamental são assim óbvias, mas de uma forma resumida podemos apontar que passam pelo controle de custos, pela margem de manobra que dá para negociar com fornecedores ou o registo cronológico da evolução da obra.

Uma forma de garantir a elaboração e o acompanhamento eficiente de um orçamento de obra passa pela adopção e utilização de uma planilha em excel. Uma planilha em excel de orçamento de obras é uma ferramenta digital que cada vez mais arquitectos e engenheiros civis adoptam no seu trabalho quotidiano, uma vez que permite optimizar recursos de forma mais eficaz, reduzir os erros garantir um acompanhamento de obra mais realista.

Todas as Soluções de Construção Civil em uma Planilha

A planilha de orçamento de obras em excel é um poderoso aliado de qualquer arquitecto ou engenheiro civil, uma vez que é uma ferramenta digital prática e extremamente completa. Além disso, é tão intuitiva e fácil de utilizar que até quem está menos habituado a recorrer a este tipo de instrumento consegue começar a usa-lo em poucos passos. Tudo isso graças a um interface minimalista, mas profissional, que torna tudo mais fácil e automatizado.

O sistema responde às reais necessidades de quem trabalha em obra, graças a várias funcionalidades. A planilha disponibiliza orçamentos para licitações de obras públicas ou privadas, extremamente completos com todas as composições de custos, quantidades de materiais e outras informações importantes. Além disso, é uma planilha compatível e muito leve que pode ser utilizada em qualquer dispositivo, incluindo os mais antigos.

A planilha de orçamento de obras é assim um investimento recomendado para os profissionais que trabalham na construção civil, até porque não possui mensalidades ou outros pagamentos escondidos. Ao adquirir esta ferramenta digital recebe duas chaves para a poder utilizar em dois computadores diferentes, o que lhe dá uma maior versatilidade e flexibilidade também. E, se por acaso perder o programa por qualquer razão, basta enviar um email que receberá novamente a planilha de orçamento de obras em excel.

Como Elaborar um Orçamento de Obra Completo

Um bom orçamento de obra é aquele que é extremamente detalhado, completo e, claro, realista. Para isso, existem quatro pilares fundamentais, que qualquer profissional de construção civil deve seguir, de forma a garantir um bom trabalho. Assim, um bom orçamento de obra começa por ser aquele que tem um forte poder de representação. Significa isto, que o orçamento deve sempre reflectir tudo o que se passa na obra, para que se possam tomar decisões com segurança.

Além disso, cada orçamento é sempre exclusivo de cada obra. Ou seja, não se pode adaptar um orçamento a duas obras diferentes. É que cada empreitada tem pormenores e características próprias, que afectam directamente os custos e, consequentemente, os trabalhos. É por isso que o terceiro pilar é da ornamentação estimada. O orçamento dá sempre um valor aproximado dos custos e é nesta valorização estimada que reside o segredo do sucesso da obra.

Finalmente, mas não menos importante, o orçamento deve sempre tirar uma fotografia financeira da obra, mas dentro de uma baliza temporal definida. Quer dizer que o orçamento é elaborado para um determinado período temporal, já que este pode vir a alterar-se, devido à inflação ou outros fatores externos que o arquiteto ou engenheiro civil não controlam. E é por isso que o orçamento de obra é um processo estratégico e não um documento estanque e fechado.

Planilha de Orçamento de Obras Excel v3.5

Você leva muito tempo pra criar um orçamento de Obras e tem problemas em controlar a obra? A planilha de orçamento de obras em Excel resolve este problema.

O sistema possui uma solução completa para obras de construção civil públicas e privadas, sendo um sistema prático e completo.

A versão 3.5 possui muitas melhorias que são listadas neste artigo.

Funcionalidades

O sistema de orçamento de obras possui uma interface profissional e de fácil uso baseada em botões de acesso ao topo customizados conforme pode notar na tela abaixo do sistema do cronograma:

planilha de orçamento de obras

Funcionalidades da Planilha de Orçamento de Obras

O sistema atende uma série de requisitos para um orçamento e controle de obras completo:

  1. Orçamento para licitações de obras públicas;
  2. Orçamento para obras privadas;
  3. Orçamento Sintético;
  4. Orçamento Analítico com todas as Composições de Custos;
  5. BDI, Curvas ABC, Quantidade de materiais;
  6. Pode escolher 6 base de dados;
  7. Bases compatíveis: SINAPI, TCPO, SICRO, SICFER, SEINFRA-CE, SIURB-SP, SUDECAP, (em breve o ORSE) e outros;
  8. Base de dados salva no Access (2 Gb) e uma planilha muito leve.
  9. Importa Planilha de Quantidades;
  10. Cálculo de produtividade baseado na composição de custo;
  11. Gera Cronograma Físico da obra com Gráfico de Gantt;
  12. Exporta o Cronograma para o Ms Project;
  13. Importa o Cronograma do Ms Project para o Excel;
  14. Cria Cronograma Financeiro da Obra;
  15. Cria um Histograma de Mão de Obra, Materiais e Equipamentos;
  16. Duas metodologias de cálculo de BDI, uma para obra pública e outra para obra privada;
  17. Possui Fator K para desbalanceamento do BDI e descontos;
  18. Possui uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto) para você montar a sua planilha de orçamento;
  19. Dashboard analítico da obra.
planilha de orçamento de obras 2

Análise Completa da Obra

O sistema possui além de uma geração orçamentária completa, também uma análise de todas as etapas da obra quanto ao tempo e custo.

planilha de orçamento de obras 3

Orçamento Categorizado e Organizado

O sistema trabalha com a importação prática dos dados do orçamento, tudo com manual mostrando o passo-a-passo de uso e o resultado é uma estrutura detalhada do orçamento.

planilha de orçamento de obras 4

Dados do SINAP e muitas outras bases

O valor base para os itens da obra são importados à partir da base SINAP ou ainda pode escolher outras bases, bastando selecionar no orçamento.

Planilha de orçamento de obras Excel 6

Histograma para Compras

Por meio de um histograma fácil e prático o time de compras terá os materiais e serviços definidos e quando irão ser necessários, tudo com filtros visuais.

Histogramas

Dashboard Obra Civil e Pública

O sistema possui um dashboard aonde pode acompanhar e filtrar por obra, cliente, data e muitos outros itens para avaliar a situação e comparar os valores.

planilha de orçamento de obras 6

Melhorias da Versão 3.5

  1. Login de acesso, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados do orçamento;
  2. Mais bases de dados que a 3.4, sendo que algumas bases pagas possuem compiladores que são atualizados pelo INCC;
  3. Cálculo do custo da mão de obra separado dos materiais;
  4. Cálculo do custo horário da mão de obra;
  5. Cálculo dos Encargos Sociais e Trabalhistas;
  6. Cálculo dos Encargos Complementares na Mão de Obra Própria;
  7. Possibilita a compatibilização do custo da mão de obra entre todas as bases de dados usadas;
  8. Possibilita a edição das cores da hierarquia da planilha de quantidades de forma automática no VBA;
  9. Estrutura Analítica de Projetos em todas as bases de dados utilizadas para pesquisa de composições de custos baseadas nas etapas e subetapas;
  10. Possui templates de orçamentos dentro de sua base de dados, se for começar um novo orçamento, caso prefira, basta importar um modelo;
  11. Comando para edição dos preços no arquivo access;
  12. Item para atualização automática dos preços dos insumos baseado na atualização mais recente do arquivo access;
  13. Possui uma Metodologia mais avançada para gerar o cronograma físico financeiro;
  14. O próprio usuário que gera a sua chave de acesso, não precisando ter contato com o desenvolvedor;
  15. É possível escolher quais bases de dados escolher a importação das composições, evitando erro em bases com códigos iguais;
  16. Um algoritmo mais moderno para importação das composições e análise de dados;
  17. Não terá mais atualizações, somente revisões que forem necessárias. A 3.5 continuará sendo atualizada.
  18. O dashboard da 3.5 é mais rico em informações e mais agradável ao usuário, possibilitando uma melhor análise do orçamento e tomada de decisões;
  19. A curva ABC da 3.5 possui um algoritmo mais sofisticado.

Comprar Planilha de Orçamento de Obras

Para comprar a planilha de orçamento de obras clique no botão abaixo na loja.

Curso Excel Completo - Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

Divulgamos novos artigos nas redes sociais, basta clicar nos ícones abaixo.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel