Como Exibir os Números Negativos Sem Sinal Excel

Neste artigo você aprenderá como exibir números negativos sem sinal no Excel.

1. Introdução

Não mostrar o sinal de números negativos, ou seja, exibir ou obter apenas o seu valor absoluto, pode ser necessário em diversas ocasiões. Uma utilidade é exibir, por exemplo, apenas o valor da diferença entre dois números.

Dessa forma, a diferença entre 12 e 7, por exemplo, a depender da forma como a subtração é feita, pode ser exibida como 5 ou como -5. Como desejamos apenas o real valor da diferença, nosso resultado desejado é apenas 5.

Com isso, precisamos de algum artifício para remover o sinal dos números quando negativos. Visto que podemos ter diversos cenários, podemos utilizar fórmulas, colagem especial, Power Query, formatos personalizados etc.

Este artigo estuda alguns cenários e aponta algumas alternativas para chegarmos às soluções.

2. Realizando Ajustes

Considere o conjunto de dados a seguir para as aplicações dos métodos de solução nos itens 2.1 e 2.2.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 1

2.1. Números Negativos sem Sinal no Excel com Fórmula

a) Função ABS (recomendado)

A função ABS é a ideal para realizarmos o que desejamos. Basta abrirmos a função e colocarmos a referência que contém o número desejado. Veja como é simples na imagem a seguir.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 2

A fórmula inserida foi: =ABS(B3). Arrastando esta fórmula para baixo teremos os resultados absolutos de cada número presente nos dados.

b) Função SE (não recomendado)

Com a função SE temos uma alternativa menos direta do que a função ABS, embora igualmente eficaz. Através dela, testamos se o número é negativo, ou seja, menor do que 0. Caso seja, multiplicamos o número por -1 (fazendo a multiplicação explícita ou colocando o sinal de menos antes do número). Caso não seja, mantemos o número já existente.

Veja a imagem a seguir com a aplicação da fórmula:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 3

A fórmula utilizada foi: =SE(B3<0;B3*-1;B3). Esta fórmula multiplica o número por -1 quando necessário. Uma variação seria: =SE(B3<0;-B3;B3). Neste caso, apenas colocamos o sinal de menos antes do número, o que inverte o seu sinal, tornando-o positivo.

2.2. Power Query

De maneira análoga à função ABS, elencada no item 2.1 a), o Power Query também possui uma função para retornar o valor absoluto dos números. Trata-se da função Number.Abs.

Após carregarmos os nossos dados, podemos criar uma coluna personalizada com esta função e depois remover a coluna original.

Veja na imagem a seguir os nossos dados originais, carregados a partir de uma tabela nomeada como tabDados.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 4

Agora criamos a coluna personalizada. Veja a aplicação da função Number.Abs.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 5

Quando confirmamos a coluna personalizada (2ª coluna na imagem a seguir), obtemos os seguintes resultados:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 6

Agora basta escolher o que fazer com os dados. Podemos simplesmente criar uma conexão ou ainda carregar os dados em formato de tabela para uma planilha a ser escolhida ou criada (nova).

2.3. Colagem especial (somente números negativos)

Caso tenhamos apenas números negativos e desejamos obter seus valores absolutos, obviamente, podemos usar alguma opção descrita nos itens anteriores. Além disso, caso esta necessidade seja pontual e com volumes irrisórios de dados, podemos abrir mão das fórmulas e também do Power Query, recorrendo à colagem especial.

Tudo que precisamos fazer é copiar o número -1 (que poderá ser inserido de modo auxiliar em alguma célula) e colá-lo sobre os nossos números negativos, fazendo uma operação e multiplicação.

Tomemos como base os dados a seguir:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 7

Inicialmente, inserimos o número -1 em alguma célula auxiliar. Em nosso caso ele será inserido em D2:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 8

Copiamos o valor inserido:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 9

Agora selecionamos todos os números que desejamos ajustar e abrimos a opção de colagem especial. Para isto, após a seleção, podemos usar o atalho CTRL + ALT + V ou clicar com o botão direito na seleção e escolher a opção Colar especial:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 10

Será exibida a caixa de diálogo de Colar especial. Em Colar, devemos escolher a opção Valores (a opção Tudo pode funcionar, mas trará também formatações da célula que contém o valor -1, e isso pode ser indesejado). Em Operação, escolhemos Multiplicação. Confirmamos em Ok.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 11

Assim, todos os valores serão multiplicados por -1 e teremos os resultados desejados.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 12

2.4. Formatação personalizada

Todas as opções que foram apresentadas mudam o valor numérico, resultando sempre em valores positivos.

Caso seja útil apenas a visualização dos valores absolutos, podemos usar a formatação personalizada e com isso exibir sempre os valores sem o sinal. Vale destacar que os valores negativos continuam sendo armazenados e isso afeta diretamente os cálculos, visto que mudamos apenas a visualização dos dados.

A formatação personalizada é de aplicação simples. Após selecionarmos os dados e abrirmos a caixa de formatação de células (atalho CTRL + 1 ou botão direito na seleção > Formatar células), devemos inserir algum código de formatação (na Categoria Personalizado) que altere os números negativos.

Os códigos de formatação possuem 4 partes, consecutivamente para: números positivos, números negativos, zero e texto. A segunda parte é a chave para a modificação desejada.

A imagem a seguir mostra um código de formatação que resulta nos números sem sinal.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 13

Ao confirmar em Ok teremos os resultados desejados.

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 14

Obviamente, esta formatação pode combinar valores monetários, por exemplo. Veja na próxima imagem uma alteração viável com este mesmo método:

Como exibir os números negativos sem sinal no Excel 15

Download Planilha Números Negativos Sem Sinal no Excel

Clique no botão abaixo para realizar o  download do arquivo texto do exemplo:

Baixe a planilha

Curso Excel Completo - Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:


Jardiel Euflázio

Administrador, MOS e MOSE em MS Excel, Jardiel é também MCT e desenvolvedor de soluções baseadas na ferramenta. Apaixonado pelo Excel desde cedo, é criador de conteúdo em seu canal de vídeos aberto ao público no YouTube (Jardiel Euflázio - Excel Prime), no qual trata sobre o tema sempre disposto a colaborar com a comunidade.

Excel não precisa ser complicado

Assine nossa newsletter e receba dicas práticas para dominar o excel