Campos Agrupados em Tabelas Dinâmicas Excel

Objetivo: Utilizar campos agrupados em tabelas dinâmicas para permitir uma melhor apresentação dos dados.

  1. Abra, crie ou faça download ao final do arquivo com uma coluna de data como a abaixo:

2. Clique em Inserir -> Tabela Dinâmica e selecione as colunas dos dados, lembrando que a tabela dinâmica deve sempre possuir a primeira linha de cada coluna sempre preenchida com um identificador, pois caso contrário não funcionará.

3.  Selecione o local aonde você quer colocar a tabela dinâmica e com ela selecionada insira o campo de data no rótulo de linha, e na área para valores selecione uma coluna qualquer, como por exemplo uma coluna de valores.

4. Clique com o botão direito sobre a coluna de datas e clique na opção Agrupar.

5. Na tela de agrupamento selecione Meses, Anos, Dias, por exemplo e clique em OK. Neste ponto você está criando os agrupamentos para melhorar a tabela dinâmica.

6. Você deve notar que foram criados novos campos Meses e Anos e que a tabela dinâmica está com os campos Meses e Anos selecionados, você pode desmarcar Anos ou meses por exemplo e verificar como fica a tabela dinâmica.

7. Também clicando em tabela dinâmica e clicando e na guia Ferramentas de Tabela Dinâmica -> Opções -> Inserir Segmentação de Dados você pode selecionar os campos ano e mês e criar uma nova forma de filtro conforme a imagem.

A utilização de filtros de datas em tabelas dinâmicas é realmente excelente, dado que você pode demonstrar estes dados agrupados por mês, ano, trimestre, etc. ao invés de demonstrá-lo por dia ou ainda ter que criar campos para ano e mês na tabela dinâmica.

Marcos Rieper

Baixe a planilha