Gráfico Burndown Scrum Excel

Converter utf8 para iso-8859-1 ASCII ANSI
Converter utf8 para iso-8859-1, ASCII, ANSI – Excel VBA
18 de junho de 2016
Quadro SCRUM Excel
Quadro SCRUM – Quadro de tarefas KANBAN Excel
25 de junho de 2016

Gráfico Burndown Scrum Excel

Neste artigo você aprenderá o que é e como criar passo-a-passo um gráfico Burndown, utilizado no Scrum em Excel.

Qual o objetivo do gráfico Burndown?

O objetivo do gráfico burndown é representar diariamente o progresso do trabalho em desenvolvimento. Ou seja, após cada dia de trabalho o gráfico apresenta a porção de trabalho finalizada em comparação com o trabalho total planejado.

É comum a Equipe de Desenvolvimento usar esse gráfico ao longo da Sprint, para medir os pontos das histórias finalizadas ao longo dos dias da Sprint e ter uma visibilidade do seu ritmo de trabalho, verificando se o ritmo está adequado para atingir a meta da sprint, cumprindo com o que foi planejado.MyScrumHalf

Como criar o gráfico?

Montando a tabela

  1. Crie a seguinte tabela, colocando os dias do sprint, as atividades que serão realizadas e uma relação das datas previstas para o desenvolvimento.Gráfico burndown Excel
  2. Nas células B12 e C12 digite a função =SOMA($B$2:$B$11), ela irá mostrar a soma do total de horas iniciais.
  3. Na célula C13 digite a função =B13-($B$13/CONT.VALORES($C$1:$L$1)), nela você terá o valor total dividido pela quantidade de dias da sua tabela. Ou seja, a média prevista de horas das atividades ao longo dos dias. Arraste este cálculo até a célula L13.
  4. Em C12 digite a função =SE(SOMA(C2:C11)>0;B12-SOMA(C2:C11);””), este cálculo irá verificar se houve algum lançamento de horas no dia, se houve retornará o cálculo das horas restantes do sprint, senão retornará “”. Arraste esta função até L12.

Agora vamos ao gráfico

  1. Selecione o intervalo B12:L13.
  2. Pressione as teclas ALT+F1, o sistema irá criar automaticamente o gráfico.Gráfico burndown Excel 2
  3. A esta altura o gráfico já está quase pronto, o principal problema que temos nele é que não temos nenhum lançamento em restante e o gráfico está difícil de compreender. Por este motivo vamos criar uma forma de que o gráfico “restante” somente seja exibido para os campos aonde a soma seja maior que 0.
  4. Clique na guia Fórmulas e no botão Gerenciador de Nomes. Em refere-se a digite a função =DESLOC(Atividades!$B$12;0;0;1;CONT.NÚM(Atividades!$B$12:$L$12)). Esta função irá aumentar o intervalo da célula B12 conforme a quantidade de valores encontrados entre B12 e L12.
  5. Clique no gráfico, selecione na guia Ferramentas de Gráfico o botão Selecionar Dados.
  6. Selecione o primeiro intervalo de dados, Restante, e mude os valores da série para: =’Gráfico burndown.xlsm’!Restante, perceba que é obrigatório colocar o nome da pasta de trabalho e depois o nome definido, senão não funcionará.
  7. Feito isso o seu gráfico já estará funcionando corretamente, ao você digitar horas no primeiro dia, o gráfico já será automaticamente preenchido.Gráfico burndown Excel 3
  8. Agora basta você formata como desejar.Gráfico burndown Excel 4

A leitura que se faz é a seguinte. Estava previsto que no dia 1, teríamos restante 108 horas de trabalho, mas no entanto foram trabalhadas apenas 8 horas no projeto e não 12, por este motivo teremos que compensar nos dias seguintes os dias não trabalhados.

O perfeito é que o gráfico restante esteja sempre sobre o estimado ou abaixo, fazendo com que o projeto seja entregue no dia previsto.

Download “Gráfico Burndown Excel” GraficoBurndown-1.zip – Baixado 161 vezes – 25 KB

Abraço

Marcos Rieper

13 Comentários

  1. Danilo da Silva Domingos disse:

    Olá amigo, não consegui efetuar o download, você pode me ajudar???

    • Marcos Rieper disse:

      Olá Danilo,

      Sim, este pode ser um problema do plugin ou cookies. Pode preencher os dados, clicar no botão de download, esperar um pouco e clicar novamente que o link logo abaixo irá aparecer para download.

  2. Gildo Lopes disse:

    Marcos, bom dia! como eu também não consegui baixar o arquivo, estou tentando seguir suas orientações, porém estou com dúvidas quando você orienta usar uma função na célula C12 no passo 2 e outra função na mesma célula no passo 4. quando pressiono as teclas Alt+F1 aparece somente gráfico de barras com uma unica barra. já os passos 4 e 6 do gráfico se puder me detalhar um pouco mais, ficaria agradecido.
    Mas já adianto agradecimentos pela iniciativa.
    se for mais fácil e puder me enviar por email também agradeço!

    • Marcos Rieper disse:

      Olá Gildo,

      Obrigado pelo seu contato.

      O gráfico criado pelo atalho ALT+F1 sempre é um gráfico de barras, neste caso é necessário que seja alterado o mesmo.

      Sobre o detalhe dos passos 4 e 6, veja detalhadamente no vídeo no artigo, ele demonstra bem o uso da função na planilha e no gráfico.

      A planilha pode ser um problema de cache no navegador, tente limpar o cache e clicar novamente no botão, veja se funciona.

      Abraço

      Marcos Rieper

  3. elvis disse:

    Muito boa a planilha Marcos!! meus parabéns!!

  4. Alexandre disse:

    Bom dia, Marcos. Tudo bem?
    Ótimo tutorial. Mas estou encontrando um problema apenas na hora de acertar a linha “Restante” no gráfico.
    Já tentei de tudo mas por algum motivo aparece o seguinte erro quando tento alterar o valor da série para ‘Burndown.xlsm’!Restante: Encontramos um problema com uma ou mais referências de fórmula nesta planilha. Verifique se as referências de célula, nomes de intervalo, nomes definidos e vínculos com outras pastas de trabalho em suas fórmulas estão corretos.

    Pode ajudar?

    • Marcos Rieper disse:

      Olá,

      O que pode estar ocorrendo é o nome da planilha que pode estar incorreto, baixe o exemplo e estude os elementos do gráfico para identificar o que pode estar errado nesta configuração do valor.

      • Valeu!
        TUdo certo com a planilha.
        Agora estou procurando por uma versão que inclua a linha de horas incluídas.
        Exemplo: Hoje tenho 200h a serem desenvolvidas no backlog mas amanhã poderão ser incluídas algumas atividades que façam com que estas horas se transformem em 220h.
        Portanto, preciso de uma linha que mostre a evolução das horas a serem desenvolvidas no Sprint (backlog).

  5. Danillo disse:

    Obrigado, as colegas de trabalho não sabem mexer no Excel e por isso eu tive que fazer o download. Parabéns!

  6. Constantin disse:

    Prezado Marcos Rieper
    Parabéns pela excelente aula. Muito didático e objetivo.
    Tenho uma dúvida quanto ao Burn-up.
    Como ficariam as fórmulas no caso de se fazer um gráfico ascendente, como no bur-up.
    Desde já, agradeço!

    Constantin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!


Junte-se ao nosso canal do Youtube. Começamos em abril de 2016, mas já temos mais de 06:00 h de treinamentos gratuitos e este número irá aumentar. Vídeos novos todos os sábados.