VBA Morreu?! OfficeScript , Script Lab e JavaScript

VBA Morreu ? Foi substituído pelo OfficeScript? mas O Que é o OfficeScript e ScriptLab ?

OfficeScript  é linguagem de programação para o Excel Online , seu protótipo foi baseado no Javascript e TypeScript , desde então rumores vem surgindo de que o VBA vai MORRER!

O Script Lab é a plataforma de protótipo do OfficeScript , primeiro Surgiu o Script Lab (Excel desktop) onde programa-se em Javascript /Typescript e o protótipo se tornou o OfficeScript do Excel WEB.

 

Javascript (OfficeScript) vai substituir o VBA de vez  (VBA MORREU)? 

Não.

O VBA ainda é a solução mais barata e rápida,  no vídeo explico a dificuldade de implantar um Excel Online nos dias de hoje e para nós desenvolvedores aprendermos sobre tal ferramenta , que é o CUSTO!

Abaixo conseguimos ver quais pacotes do office está disponivel o Excel Online Habilitado para desenvolvermos os recursos de OfficeScript. Para mim ainda não é uma realidade pagar as mensalidades desses planos , e a maioria dos clientes não estão preparados para pagar uma mensalidade dessa focando apenas no Excel Online.

 

Acima vemos quais versões do Office esta disponível para utilizar o Javascript/OfficeScript no Excel Online , e até gravador de macro a plataforma já providenciou e esta melhorando.

 

Como dar os primeiros passos no Office Script ? 

É possível programar no Protótipo em Javascript do OfficeScript dentro do Excel Desktop de graça utilizando um suplemento!

Para instalar o suplemento

1- Guia Desenvolvedor vá em  Suplementos

2- Digite “Script Lab” e clique em pesquisar

3-Instale o Script Lab.

 

4- Agora você tem acesso a GUIA Script Lab e a códigos prontos onde pode aprender vendo algo ja feito!

 

 

 

Qual o futuro do VBA?

O Futuro dele ainda é longo e até o OfficeScript entrar no mercado vai demorar e MUITO.

O VBA Sempre vai ser a forma mais barata e rápida de automatizar alguns processos internos .

Fiquem tranquilos e continuem aprimorando o VBA pois o OfficeScript não é uma ameaça para nós  e mesmo se fosse o VBA ainda vai durar mais uns 30 Anos no minimo.

 

E ai , o que achou do Post ? Compartilha no Linkedin e me Marca falando sobre o assunto , adoro trocar idéia =) !