Somases em tabelas diferentes – PROC Matricial Excel

Somases em tabelas diferentes – PROC Matricial Excel

Um amigo me pediu uma ajuda com um problema diferente, ele tem uma lista aonde parte dos critérios está em uma tabela e os valores estão em outra, o objetivo é somar na segunda lista quando os critérios da primeira lista forem atendidos. Veja também sobre fórmulas matriciais em: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/781/excel-formulas-matriciais.aspx

Você pode achar interessante também este artigo: PROCV com mais de um resultado.

Usando uma coluna a mais na segunda lista nós conseguiríamos resolver este problema fazendo a relação e retornando via PROCV a coluna preenchida, porém não queremos usar colunas auxiliares.

Somases em tabelas diferentes Excel

Solução do problema

Para realizar o somases com duas listas diferentes nós utilizamos uma fórmula matricial aonde usamos as funções SOMA, SE e PROC.

A função PROC é o ponto chave da fórmula, pois nós precisamos retornar dados da primeira lista para a segunda, de modo que possamos filtrar somente os dados que desejamos somar.

O PROC no Excel funciona em fórmulas matriciais, diferente do PROCV. Vamos entender toda a fórmula:

Na tabela um nós temos a coluna CTA com os valores 1.1.1, 1.1.2, 1.2 e 1.3, eles se ligam com a tabela 2, aonde temos os mesmos valores. Cabe salientar que não é necessário que estejam em ordem ou que não se repitam, isso é apenas coincidência do exemplo.

Na tabela resultado, desejamos somar apenas os valores da lista 2, em que na lista 1 esteja preenchida a coluna AGL com os valores que digitarmos, como no exemplo A, B e C.

A fórmula que utilizamos para resolver o problema é:

=SOMA(SE(PROC($F$4:$F$7;$B$4:$C$7)=D14;$G$4:$G$7)) e CTRL + SHIFT + ENTER, para ela ficar matricial.

Vamos ver as partes da fórmula.

Então é esta a fórmula utilizada, lembrando que ao final dela, para que ela atue de forma matricial, é necessário que seja pressionado CTRL+SHIFT+ENTER.

E perceba também que nem todas as funções do Excel operam em fórmulas matriciais, como é o caso do PROCV, aqui substituído pelo PROC, e também veja que o retorno FALSO, é ignorado do SOMA, não incorrendo em erro.

Espero que este artigo tenha te ajudado e para maiores dúvidas você pode realizar o download desta planilha assinando nossa newsletter gratuita.

Download

Para o download do exemplo utilizado neste artigo preencha o seu nome e e-mail no formulário abaixo.

Abraço

Marcos Rieper

Curso Excel Completo – Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Sair da versão mobile