Saiba como o uso eficiente do Excel ajuda a destacar sua carreira no mercado
A maioria das empresas adiciona nos requisitos para preenchimento de uma vaga o domínio do Pacote Office. Essa é uma prática comum, uma vez que grande parte das funções necessita do suporte dessas ferramentas em seu cotidiano e saber lidar com elas é essencial.
O Excel, por exemplo, é um dos mais requisitados pelas empresas, principalmente aquelas ligadas a processos contábeis, financeiros, administrativos e muitos outros. Não existem limitações de setores e áreas em que essa ferramenta possa ser útil, uma vez que dispõe de inúmeras funcionalidades que podem facilitar a rotina de muitas atividades.
Vamos ao exemplo de alguns dos principais setores que utilizam bastante essa ferramenta: no setor de logística, administrativo, entre outros, é bastante usado para controle de mercadoria, recursos humanos, controle de folha de pagamento e fluxo de caixa. Já na área de comunicação ou marketing, pode-se aplicar para organizar e planejar campanhas, por exemplo. Já na área de vendas é útil para o controle de clientes e fornecedores, comissões, vendas etc.
Apesar de ser um conhecimento bastante comum entre os profissionais, muitos acham que dominam o uso do Excel, porém essa é uma ferramenta um tanto complexa e, dependendo da necessidade da empresa contratante, requer uma expertise e uma experiência avançada nessa ferramenta por parte do profissional.
Esse software da Microsoft oferece uma infinidade de possibilidades de tarefas que facilitam a vida nos escritórios, como contagem, gráficos, tabelas comparativas, somatórias complexas e muitas outras funções importantes. Saber lidar com todas as funcionalidades desse programa, pode ser um grande diferencial para o profissional.
Por que o profissional com Excel é diferente?
Quem tem domínio do Excel, tem mais chances de sair na frente em uma seleção para uma vaga de emprego. Com certeza, esse é um requisito muito importante para as empresas, principalmente para os cargos que vão precisar lidar com o software constantemente em sua rotina. Mesmo que você não lide com o Excel em suas funções atuais, é importante sempre pensar em se qualificar para oportunidades futuras, que exijam mais de você. Veja alguns motivos para você apostar na sua especialização em Excel:
Ferramenta mais usada na rotina das empresas
Como já mencionado anteriormente, independentemente do segmento da empresa e o nível de demandas realizadas, provavelmente o uso Excel será necessário em algum momento, sendo imprescindível em qualquer escritório. Diante disso, é praticamente impossível que um funcionário que deseja se destacar no mercado e em seu cargo não saiba lidar com essa ferramenta.
Além de saber o básico, é preciso destrinchar todas as funções e tudo o que essa ferramenta pode proporcionar de facilidade no dia a dia da empresa. Por isso, fazer um curso de Excel é o ideal e é um requisito para qualquer empresa.
Constante evolução
O Excel, assim como outros inúmeros softwares, vem passando por evoluções constantes, ficando cada vez mais poderosos e capazes de oferecer funcionalidades ainda mais completas. A cada atualização do Excel, novas funcionalidades surgem, e muitas delas são desenvolvidas diante das necessidades das empresas e de seus usuários comuns.
Assim, um funcionário que sempre se atualiza em relação ao funcionamento e novidades do software, estará sempre à frente no mercado de trabalho.
Curso Excel Completo – Do Básico ao VBA
Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo: