Planilha Scrum Excel / Controle de atividades / Controle de apontamentos

Planilha Scrum Excel / Controle de atividades / Controle de apontamentos

A gestão de uma empresa ou projeto é uma atividade da qual depende um grande senso de organização e responsabilidade para que o sucesso na empreitada seja atingido. O Scrum é uma ferramenta de processo que auxilia muito bem nisto.

Existem excelentes métodos amplamente testados que permitem que não apenas os gestores, mas consequentemente suas equipes obtenham uma taxa maior de produtividade sem necessariamente serem sobrecarregados no trabalho. Um desses métodos é o Scrum.

O que é Scrum?

O Scrum faz parte de um conjunto de metodologias desenvolvidas pensando em formas de agilizar o gerenciamento de projetos. Tais metodologias foram popularizadas a partir do Agile Manifest ou em português Manifesto Ágil. Esse sendo uma declaração de práticas e princípios voltada ao desenvolvimento de software, que se mostraram benéficos também em outras áreas.

Seus desenvolvedores, Jeff Sutherland e Ken Schwaber, estudaram técnicas utilizadas por empresas japonesas como Toyota e Honda, que primavam por um processo de produção enxuto. A partir dessa experiência, eles desenvolveram o próprio método de gerenciamento ágil.

Quem é quem no Scrum Team?

Dentro do método Scrum destacam-se três elementos principais: Scrum Owner, Scrum Master, Development Team. Juntos eles formam o Scrum Team, a equipe que vai trabalhar no projeto.

O Scrum Owner será a representação do cliente no time. Ele irá definir e expor para o restante da equipe quais são os objetivos que devem ser atingidos no projeto. Também deve estar sempre disponível para sanar eventuais dúvidas o mais rápido possível.

O Scrum Master será o consultor da metodologia. Ele vai ordenar os membros quanto às melhores práticas de trabalho e como otimizá-las dentro do projeto. Também cabe a ele apresentar soluções para eventuais problemas. Sua figura será não de um gerente tradicional, mas de principal facilitador do processo.

O Development Team corresponde ao restante da equipe, que vai desenvolver seu trabalho sob as orientações recebidas. É importante que o time mantenha a transparência quanto seu progresso e dificuldades, para que essas possam ser resolvidos rapidamente, evitando prejuízos ao projeto.

Como o Scrum funciona?

Após as reuniões com o cliente, o Scrum Owner irá subdividir o projeto em pequenas etapas que serão priorizadas mediante sua importância no todo, formando o chamado Sprint Bancklog.

A equipe vai extrair uma dessas tarefas prioritárias e começar a trabalhar nela por um período de tempo curto que não deve passar de 4 semanas, chamado de Sprint.

Durante o Sprint, diariamente são feitas reuniões curtas de não mais que 15 minutos, chamadas de Daily Scrum. Nelas os membros devem informar o que farão no dia, o que fizeram no dia anterior e se existe alguma coisa que esteja atrapalhando o progresso, de modo que seja necessário ajuda.

Ao término de um Sprint é feita uma reunião na qual será avaliado o resultado obtido, questões quanto o que funcionou e o que por ventura poderia ter sido melhor, devem ser respondidas. Feito isso, é planejando o próximo Sprint sucessivamente até a conclusão do projeto.

Por que deveria aplicar o SCRUM?

A metodologia Scrum vem sendo usada com sucesso em diversos ambientes empresárias, desde agências de marketing a órgãos governamentais. Uma de suas maiores vantagens está na possibilidade de reajustar rapidamente pontos específicos do projeto, já que o fato do mesmo ser particionado auxilia nessa questão.

Também é bastante benéfico o fato de todos os membros da equipe saberem o que o outro está fazendo e com quem podem contar para solucionar suas próprias dificuldades no processo. Sem dúvida, a metodologia Scrum é uma excelente aliada para aqueles que buscam uma gestão projetual cada vez mais eficiente.

Para conhecer mais sobre metodologias e sistemas digitais de gestão.

Fonte:

https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

Planilha de apontamentos e atividades Excel Scrum

Como controlar as atividades da sua equipe? Esta planilha de gerenciamento de apontamentos e atividades em Excel permite que você tenha uma visão clara das atividades da equipe em qualquer momento com o quadro Kanban e consiga realizar o gerenciamento das atividades com os relatórios.

Menu

A planilha de apontamentos e atividades foi desenvolvido em Excel e possui banco de dados Access, dando assim segurança e praticidade no seu uso. O sistema é totalmente customizável e não possui qualquer tipo de senha.

Acessando o Menu principal do sistema o usuário já tem acesso as funcionalidades do sistema de forma simples e intuitiva.

Cadastro de participantes

Neste cadastro são registrados os participantes da equipe. Além do nome é registrado também a cor que o mesmo irá ter no quadro de acompanhamento de atividades.

Este como os outros cadastros seguem um padrão simples de cadastro, permitindo copiar e colar dados, inserir, alterar ou excluir dados de forma simples e gravando em uma base de dados Access.

Cadastro de atividades

O sistema permite que sejam registrados apontamentos com atividades fixas ou avulsas. No caso das atividades fixas há o cadastro das atividades pelo atalho do menu.

Lançamento de apontamentos

Na tela de lançamento de apontamentos nós temos os seguintes campos:

  1. ID: Sequencial do apontamento.
  2. Atividade: Descrição da atividade.
  3. Data: Data do apontamento
  4. Hora inicial: Horário em que iniciou a atividade.
  5. Hora final: Horário em que foi concluída a atividade.
  6. Total horas: Calculado automaticamente, a quantidade de horas.
  7. Responsável: Participante que realizou o apontamento.
  8. Situação: Status da atividade, A Fazer, Fazendo, Pendente, Feito, Arquivado.
  9. Observação: Este campo é descritivo para situações em que é necessário esclarecer algo no apontamento.

Quadro de atividades Kanban Excel

No quadro de atividades é possível realizar a verificação visual da situação das atividades conforme o seu status ou ainda filtrando por participante.

Planilha de apontamentos e atividades Excel Kanban

Relatório de apontamentos por usuário detalhado

O relatório de apontamentos realiza uma consulta detalhada dos apontamentos por período e participante, pronta para impressão.

O sistema permite também que seja realizada a alteração da logo dos relatórios na configuração.

Planilha de apontamentos e atividades 3

Relatório de total de horas por usuário e mês

Este relatório apresenta o total de horas por participante e por período, facilitando o controle da quantidade de horas apontadas ou ainda o  pagamento dos funcionários no caso de pagamentos por hora.

Planilha de apontamentos e atividades 6

Relatório de total de horas por usuário, mês e atividade

Apresenta o relatório de horas por atividade e participante para identificar a quantidade de horas trabalhadas em cada atividade.

Planilha de Gerenciamento de Projetos Excel

Veja mais detalhes desta planilha e a adquira neste link: https://loja.guiadoexcel.com.br/produto/planilha-de-apontamentos-e-atividades-excel/

A planilha é totalmente desbloqueada e damos toda a garantia de funcionamento e de suporte.


Marcos Rieper

Pai, marido, professor e consultor em Excel.

Obrigado por ler este artigo, este blog foi criado para difundir o conhecimento em Excel à todos.

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