Planilha excel para reajuste de parcelas em atraso

Reajuste de parcelas em atraso – Planilha Excel

Neste artigo é disponibilizada uma planilha Excel que realiza o reajuste de parcelas em atraso considerando os juros diários e multas aplicadas a dívida.

Cálculos financeiros envolvendo juros podem ser altamente complicados e apresentar grande margem para erros. Se você cobrar a mais, seu cliente pode desconfiar e provavelmente não voltará a fazer negócio com você. Se cobrar a menos, estará efetivamente tendo prejuízo, além do que já teve devido ao atraso.

Por isso, é importante efetuar cobranças atualizadas corretamente e a melhor forma de fazer isso é através do reajuste de parcelas em atraso. Entretanto, se você não sabe como fazer este cálculo que envolve porcentagem, conte com a planilha de reajuste de parcelas em atraso que trouxemos para você hoje.

Com esta planilha de reajuste de parcelas, você saberá exatamente quanto cobrar por cada parcela atrasada. A planilha faz os cálculos automaticamente e você fica tranquilo para efetuar suas cobranças com mais segurança, precisão e rapidez.

Não perca tempo e faça já o download da planilha de reajuste de parcelas em atraso. O download é gratuito e você encontra uma explicação sobre a utilização logo abaixo.

 

Vamos entender a utilização da planilha com o seguinte problema prático:

A empresa XYZ Confecções possui uma dívida em atraso de duas parcelas com a empresa TexBel Tecidos e pretende quitá-las em 01/12/2015.

A empresa TexBel cobra das dívidas em atraso um juros anual de 11% e uma multa por atraso de 2%.

A primeira parcela venceu em 26/08/2015, no valor de R$ 305.040,91 e a segunda venceu em 26/09/2015 no mesmo valor.

Calcule o valor a para pagamento destas parcelas em 01/12/2015.

Cálculo de reajuste de parcelas em atraso

Preencha nos primeiros três campos o número da parcela, o vencimento das parcelas e a data de pagamento, a planilha irá calcular a quantidade de dias em atraso de cada parcela.

Planilha Excel de cálculo de reajuste de parcelas em atraso

Então temos que a primeira parcela possui 97 dias de atraso e a segunda 66 dias. Estes dados serão utilizados para o cálculo dos juros.

Preencha agora os valores dos títulos o valor percentual da multa e o valor dos juros anual.

Planilha Excel de cálculo de reajuste de parcelas em atraso

O valor da multa é aplicado diretamente sobre o valor do título, e os juros anual é convertido em juros diário para o cálculo do total de juros do pagamento.

Agora a planilha Excel já terá realizado o cálculo do reajuste das parcelas conforme demonstrado na imagem abaixo.

Planilha Excel de cálculo de reajuste de parcelas em atraso

Na primeira coluna temos o cálculo da multa que é a aplicação direta do campo %Multa sobre o campo Valor do título, pois o atraso de um dia já implicaria na cobrança da mesma.

Na segunda coluna temos a multiplicação do juros diário pela quantidade de dias em atraso, este valor é utilizado para o cálculo da tarceira coluna.

Na coluna Juros temos a multiplicação do Valor do título pela coluna Cálculo Juros, totalizando os juros a serem pagos.

E na última coluna, Total a pagar, temos a soma dos campos Valor do Título, Cálculo multa e Juros. Este é o valor da dívida reajustada.

Planilha Excel de cálculo de reajuste de parcelas em atraso

 

Viu como é fácil utilizar a planilha de reajuste de parcelas em atraso? Aproveite!

Gostou da planilha? Compartilhe com seus amigos e ajude outras pessoas a fazerem suas cobranças também.

 

 

Faça o download da planilha clicando no botão abaixo.

Abraço

Marcos Rieper