Planilha de Distâncias Rodoviárias – Excel

Planilha de Distâncias Rodoviárias – Excel

Objetivo: Disponibilizar uma planilha que traz a partir de uma base disponibilizada pelo DNIT a distância entre duas cidades.

Com base nas informações contidas na planilha do DNIT com a distância entre as principais cidades, vamos fazer passo-a-passo uma busca utilizando fórmulas para localizar a informação de forma rápida.

1. Coloque a base de dados matricial das cidades em uma guia, esta base deve possuir as cidades origem na primeira coluna e as cidades destino nas colunas a partir da segunda coluna, devemos deixar a primeira célula em branco.

A planilha deve ficar assim:

2. Selecione as cidades na primeira coluna e nomeie o intervalo como “Origem”, digitando esta informação na caixa de nome.

3. Selecione as cidades destino na primeira coluna e na caixa de nome, nomeie o intervalo como “Distancia”.

4. Em uma nova planilha digite nas células as informações abaixo:

5. Selecione a célula ao lado do campo descrito como origem, clique na guia Dados e selecione a opção Validação de Dados. Nesta opção selecione em Permitir a opção Lista, e em fonte digite =Origem, que é exatamente as cidades da primeira coluna.

6. Selecione a célula ao lado do campo descrito como destino, clique na guia Dados e selecione a opção Validação de Dados. Nesta opção selecione em Permitir a opção Lista, e em fonte digite =Destino, que é exatamente as cidades da primeira linha.

7. Na célula ao lado do campo distância digite a fórmula conforme abaixo.

=ÍNDICE(QUADIST!A2:AL113;CORRESP(‘Distância entre cidades’!F8;QUADIST!A2:A113; 0);CORRESP(‘Distância entre cidades’!F9;QUADIST!A2:AL2; 0))&” KM”

A explicação para utilização das fórmulas ÍNDICE e CORRESP você pode ler no artigo http://guiadoexcel.com.br/indice-corresp.

O resultado final é conforme abaixo, ao selecionar a origem e o destino a planilha busca automaticamente a distância.

Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper