Planilha de Controle de Estoque Excel Grátis

Objetivo: Disponibilizar Planilha de Controle de Estoque Excel Grátis.

 

Planilha de Controle de Estoque Excel Grátis

Veja a versão 2.0 desta planilha em:  Controle de Estoque: Planilha Modelo 2.0

Veja a versão 3.0 desta planilha em:  Controle de Estoque: Planilha Modelo 3.0

Em primeiro lugar, é importante saber que para uma boa gestão é fundamental ter ferramentas, tais como um sistema de gestão. Elas auxiliam no dia a dia do profissional durante o desenvolvimento do seu trabalho. Ajuda com o controle do giro do estoque e para a tomada de decisões.

Para auxiliar na Gestão de Estoques, disponibilizo essa planilha gratuita de controle que detalha entradas e saídas e a quantidade de produtos. Ela serve e poderá ser usada para controlar todos os produtos em estoque atual. Ela pode conter informações importantes que vão lhe ajudar a conhecer a movimentação de estoque. Além disso, esse modelo de planilha serve também para controle de almoxarifado, entrada e saída de produtos.

Conforme o Sebrae Controle de Estoque:

Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.

O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente. Tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque. Por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).

Planilha de Controle de Estoque: Entrada e Saída de Materiais

O controle de estoque é uma das principais ferramentas de uma empresa organizada, pois ela tem por objetivo controlar a entrada e saída de mercadorias. Da mesma forma, manter um controle do custo médio do seu estoque, que é um dos principais ativos da empresa. Portanto, esta planilha tem por objetivo permitir o controle simples da entrada e saída de mercadorias. Bem como manter o registro de inventário dos produtos e permitir a aferição do valor do estoque pelo método do custo médio. E essa planilha é simples no Excel que utiliza-se também de um VBA Excel simples.

Na planilha Menu, você tem acesso a todas as funções do arquivo Excel:

 

Controle de estoque Excel

 

Lançamento dos Produtos

Para o lançamento dos produtos é necessário o cadastramento dos produtos e dos tipos de movimentação.

No entanto, no cadastro de tipos de movimentação deixo um adendo: Nunca deve ser excluído um registro no Registro de inventário porque é uma movimentação fiscal, ela serve para registro do governo.

Para estornar uma movimentação, é necessário cadastrar uma nova Operação fiscal. Como, por exemplo, uma operação contrária da ENTRADA DE FORNECEDOR seria ESTORNO DE ENTRADA DE FORNECEDOR e cadastrá-la como uma saída, desta forma a movimentação no registro de inventário ficará correta.

 

Cadastro de produtos - planilha de controle de estoque excel grátis

Cadastro de produtos

Cadastro geral planilha de controle de estoque excel grátis

Cadastro geral

Depois disso, no botão Entrada e Saída você tem acesso ao lançamento das notas fiscais de entrada e saída.

planilha de controle de estoque entrada e saida de materiais gratis

Lançamentos de estoque

Depois disso, no registro de inventário há o acesso a todas as movimentações realizadas.

Registro de inventário - planilha de controle de estoque excel grátis

Registro de inventário

E como resultado, na consulta de estoque você tem acesso ao histórico de movimentação de um produto, o cálculo do custo médio e o seu saldo atual.

Consulta a produto planilha de controle de estoque excel grátis

Consulta a produto

Em resumo, é isso! Fica a ideia para posteriormente criar um artigo contendo uma planilha para análise do tempo de reposição de mercadorias e cálculo do estoque mínimo.

DIGITE O SEU EMAIL PARA BAIXAR A PLANILHA: Baixe a planilha

 

Abraço

Marcos Rieper