Planilha de Cálculo de Hora Extra Excel Gratuita

Neste artigo você aprenderá como criar uma planliha de cálculo de hora extra Excel e poderá também baixar a planilha gratuitamente.

https://youtu.be/4wqmMxee4cs

Estrutura da Planilha de Cálculo de Hora Extra

A planilha tem por finalidade termos os cálculos das horas extras totais baseado nas horas previstas e nas horas trabalhadas.

Esta planliha é para cálculo de horas trabalhadas de funcionários com contrato, não CLT, pois ela não calcula todos os requisitos que seriam necessários para o cálculo de CLT.

Nesta planlha temos então os seguintes campos:

  1. Data: Dia do mês, basta substituir a primeira data e arrastar.
  2. Dia: Dia da semana, de domingo à sábado.
  3. Horário início: Hora de início do trabalho.
  4. Intervalo início: Saída para o almoço ou intervalo.
  5. Intervalo final: Retorno do intervalo.
  6. Horário final: Hora final de trabalho no dia.
  7. Soma do dia: Total de horas trabalhadas.
  8. Horas previstas: Total de horas previstas para trabalho, é parametrizado e retorna o total de horas somente para os dias da semana de segunda à sexta.
  9. Horas extras: Total de horas extras, diferença entre a somam do dia e horas previstas.
Planilha de cálculo de hora extra excel

Cálculo de Dia.da.semana

No campo de cálculo de dia da semana retornamos o dia da semana entre 1 e 7, são retornados os números e com a formatação mudamos para que apareça domingo, segunda-feira…

A fórmula utilizada foi: =SEERRO(PROCV(B8;tbFeriados[[Data]:[Nome]];2;0);DIA.DA.SEMANA(B8;1))

Nela temos o retorno do nome do feriado e senão é retornado o dia da semana.

Horário Trabalhado para Cálculo de Hora Extra no Excel

Na planliha de cálculo de horas extras digite os horários conforme temos abaixo.

O formato de lançamento é hh:mm.

No campo de soma do dia temos o total de horas trabalhadas.

O cálculo realizado é =G8-F8+E8-D8 aonde temos a diferença de horas final e inicial dos intervalos e inicial e final.

Cálculo de Horas Previstas Excel

Na planilha de cálculo de horas extras temos as horas previstas.

As horas previstas são configuradas como um parâmetro e com uma fórmula é retornado apenas para os dias entre 2 e 6.

O cálculo realizado é =SE(E(C8>1;C8<7);$M$7;0) conforme temos abaixo.

Soma de Horas Extras

Na coluna Horas Extras temos a diferença entre o total de horas trabalhadas no dia e o total de horas previstas.

Para isso utilizamos o seguinte cálculo: =(H8*24)-I8

Inicialmente o valor da célula H8 é convertido para decimal, para isso é multiplicado por 24.

Planilha Final de Hora Extra

Por fim a planilha de cálculo de hora extra tem o seguinte formato.

Nela temos então na última coluna o total de horas extras, inclusive negativas.

Estes valores de horas negativas estão no formato decimal, para permitir que sejam realizados cálculos com horas negativas.

Resumo Total de Horas Extras e Valor a Pagar

Por fim temos o resumo das horas extras.

Nela temos o salário base, horas previstas, valor hora, horas extras e valor total:

  1. Salário base: salário base das horas trabalhadas baseado no total de horas previstas.
  2. Horas previstas: aqui temos a soma das horas previstas, baseado nos dias da semana e horas.
  3. Valor hora: valor de hora com o cálculo da divisão do salário base pelas horas previstas, utilizando a fórmula: =M10/M11 (Salário base/Horas previstas)
  4. Horas extras: total de horas extras, a soma da coluna de horas extras.
  5. Valor total: no valor total temos a soma do salário e das horas extras utilizando a fórmula: =M10+(M12*M13) (Salário base+(Valor hora*Horas extras)).

Download da Planilha de Cálculo de Hora Extra Excel Gratuita

Para realizar o download desta planilha de exemplo clique no botão abaixo

Baixe a planilha

Sair da versão mobile