Mala Direta Utilizando uma Lista do Excel e um Documento do Word

Objetivo: Demonstrar a criação de uma mala direta utilizando um documento do Word e uma lista de informações do Excel. Criado para ajudar ao leitor Lucas Bernardes da Silva.

A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de informações semelhantes a várias pessoas, porém de forma pessoal.

O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independente do número de destinarários ao qual a mesma será remetida.

  • Abaixo os procedimentos:Crie uma lista com as informações que irão no documento:

  • Crie um documento no Word que servirá como padrão para a mala direta, os campos grifados em amarelo, são os locais aonde colocaremos as informações da lista do Excel

  • No Word selecione a guia Correspondências e clique no botão Iniciar Mala Direta -> Cartas

  • Na guia Correspondências clique no botão Selecionar Destinatários -> Usar Lista Existente…

  • Selecione a lista de dados criada no Excel

  • Selecione a guia do arquivo do Excel selecionado

  • Selecione um local do documento e clique no botão na guia Correspondências -> Inserir Campo de Mesclagem e clique no campo necessário no documento

  • Abaixo o documento já com os campos incluídos.

  • Para visualizar como ficará o documento com os campos já inclusos clique na guia Correspondências -> Visualizar Resultados e na guia ao lado passe os documentos

  • Clique na guia Correspondências e no botão Concluir e Mesclar, clique no botão Imprimir Documentos ou Editar Documentos Individualmente. Na primeira opção você poderá imprimir diretamente todos os documentos, e na segunda opção o Word criará todos os documentos já mesclados que poderão ser editados individualmente.

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Abraço

Marcos Rieper