Macro para copiar e colar somente texto e formatado

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Objetivo: Disponibilizar um procedimento que permite copiar fórmulas e colar somente texto e formatado. “Macro para copiar e colar somente texto e formatado”

Copiar e colar somente texto e formataçãoEsta é uma forma de automatizar uma rotina muito utilizada no Excel, sem ser necessário utilizar botão direito do mouse ou alguns atalhos.

Vamos fazer passo-a-passo como inserir este procedimento na sua lista de botões do Excel e criar um atalho que possa ser utilizado em qualquer planilha.

Habilitar a guia Desenvolvedor e projeto PERSONAL

  • No Excel 2007 clique no botão com o símbolo do Microsoft Office;
  • Clique no botão Opções na janela que segue clique no botão Geral na esquerda;
  • Marque a opção Habilitar Guia Desenvolvedor;
  • Desta forma surgirá a nova aba chamada “Desenvolvedor”;
  • Clique nesta guia e no botão Gravar Macro;
  • Selecione no botão Armazenar macro em: “Pasta de trabalho pessoal de macros”, conforme a figura;
  • Digite na tecla de atalho uma letra no caso eu escolhi “A” maiúscula.

Gravar Macro

 

  • Clique em OK;
  • Clique em Parar Gravação;
  • Este último procedimento serviu para criar um projeto pessoal que poderá ser acessado a qualquer momento no Excel.

Copiando e colando procedimentos VBA no Excel 2007

    • Copie o código abaixo.
Sub lsColarTextoFormatado()
    Selection.Copy
    Selection.PasteSpecial Paste:=xlPasteValues, Operation:=xlNone, SkipBlanks _
        :=False, Transpose:=False
    Selection.PasteSpecial Paste:=xlPasteFormats, Operation:=xlNone, _
        SkipBlanks:=False, Transpose:=False
    Application.CutCopyMode = False
End Sub

 

    • Clique na guia Desenvolvedor e no botão Visual Basic;
      • Na guia da esquerda com os projetos, selecione o projeto VBAProject(PERSONAL.XLSB).
      • Clique na pasta Módulos;
      • Selecione o Módulo1 clicando duas vezes sobre ele;
    • Você verá a sua macro gravada sem informações, ele pode ser apagado e você pode colar o procedimento VBA que você copiou antes;

Macro

Macro

  • Agora o seu procedimento VBA já está pronto para ser utilizado;
  • Para aplicar um atalho para ele, retorne á tela do Excel, fechando a janela de programação;
  • Clique no botão Macros;
  • Na janela que segue você verá a macro criada, clique sobre ela e no botão Opções;
  • Nesta tela digite uma letra que servirá como atalho em qualquer lugar do sistema;

Para testar a macro gravada digite CTRL e a letra que você especificou como atalho, desta forma o Excel executará a macro.

É possível ainda de forma simples criar botões personalizados para os seus procedimentos VBA e macros do Excel.

Estes atalhos podem ser criados tanto para o programa, quanto para uma planilha em específico.

Vamos inserir os atalhos.

1. Clique em Arquivo->Opções, selecione Personalizar Faixa de Opções e selecione Macros.

2. Clique na lateral em Personalizar a Faixa de Opções selecione uma das guias, depois clique em Novo Grupo, este botão cria um novo agrupamento na guia de opções, para você poder separar seus botões e macros. Isto é opcional, pois você também pode utilizar um grupo já existente.

3. Clique em renomear ,selecionando o grupo para alterar o nome do mesmo.

 

4. Selecione uma das macros que estão na lista da direita tendo selecionado na lista da esquerda o grupo aonde pretende incluir o botão.

5. Selecione a macro incluída na lista da direita e clique em Renomear e altere o nome da macro e o ícone do mesmo.

6. Para incluir um atalho para uma planilha apenas você só deve selecionar na lista da esquerda a opçãoBarra de Ferramentas de Acesso Rápido e na lista mais á esquerda De Pasta1 ou o nome da planilha.

 

Abraço

Marcos Rieper

10 Comments

  1. Thiago Jassus disse:

    Kra Valeu !!! Estava precisando justamente disto aqui no meu trampo , muito Obrigado !

  2. Anderson Wíllian Silva de Tarso disse:

    Boa tarde, muito bom seu site e obrigado pelas dicas. Uma pergunta: Como faço para habilitar apenas a função Colar Especial (VALORES). Veja bem não quero impedir o copiar e colar, quero apenas que o colar seja sempre colar especial valores. Tenho uma planilha com formatações condicionais e todas as vezes que dou um ctrl+C ctrl+V ela traz as formatações também e eu não queria isso.

    • Marcos Rieper disse:

      Olá Anderson,

      Use o código deste mesmo artigo, depois clique na guia Desenvolvedor e no botão macros encontre a sua macro e clique em Opções.

      Defina seu atalho como Ctrl+shift+V, assim quando pressionar estas teclas ele irá colar especial somente valores.

      Abraço
      Marcos Rieper

  3. Olá, boa tarde. Parabéns pela matéria.
    Dúvida, consigo personalizar o símbolo do grupo (guia), ao renomear/alterar o nome do macro?

  4. Heitor Augusto Melecardi do Amaral disse:

    Olá!

    O código me ajudou muito em meu projeto, porém queria realizar uma adapatação, que desconheço se isso é possivel, ou não.
    Queria que toda vez q eu executo uma fórmula específica, o macro automáticamente tambem se executasse. Isto é possivel?
    Obrigado pela disponibilidade!!

    Att,
    Heitor Amaral

  5. JAAL SILVA disse:

    Olá bom dia.

    Como faço para inibir que uma celula sem dados seja copiada e colada em outra aba.
    tenho uma planilha que copia os dados quando mando deletar, porém se mando deletar quando não há dados na celula, ela sobrescreve na aba selecionada os dados que não existem e perco as informações.

  6. Francisco Borri disse:

    como faço para do excel, abrir um documentos word, selecionar todo o conteudo e copia-lo para uma aba do excel?

    obrigado

  7. Cintia Silva disse:

    Olá!

    O código me ajudou muito. Ótima matéria.

    Dúvida, estou usando o seguinte comando para copiar dados entre planilhas,
    Sub copiarDadosEntrePlanilhas()
    Sheets(“ODBC_LE”).Range(“A6:AC100000”).Copy Destination:=Sheets(“LRE”).Range(“B1”)
    MsgBox “Dados copiados com sucesso.”, vbExclamation, “Cópia de Dados”
    End Sub

    A questão é, a planilha de origem dos dados é um ODBC, com isso toda vez que atualizo a ODBC a planilha destino é atualizada também. Gostaria de saber como faço para que isso não acontecesse, ou seja, como copiar as informações como dados?

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