Livro Design para quem não é designer

Livro Design para quem não é designer

No livro Design para quem não é designer, Robin Williams explica de forma clara e prática como pessoas que não tem muita intimidade com o design, podem aplicar em diversas situações os conceitos aprendidos em uma formação na área.

O livro claramente não tenta esgotar o assunto, mas é um guia prático que permite que todos possam entender os princípios básicos e implementá-los em suas planilhas e documentos.

Os princípios básicos que são explorados ao longo de boa tarte do livro são:

Repetição

A utilização de elementos gráficos semelhantes, tanto em cores, quanto em fonte e espaçamento criam um sentimento de organização, uma harmonia para a pessoa que está lendo.

Proximidade

O design está muito ligado com a organização e a leitura rápida das informações. O princípio da proximidade dita que os elementos que fazem parte de uma mesma informação devem estar próximos, facilitando assim o entendimento e localização das informações relevantes ao leitor.

Alinhamento

Também uma questão de organização, o alinhamento está ligado com os outros elementos, pois elementos que tratam de um mesmo assunto além de próximos podem utilizar um mesmo alinhamento para que fique visível que fazem parte do mesmo agrupamento de informações.

Contraste

Em uma planilha de indicadores por exemplo, o que deve chamar a atenção do usuário são os indicadores com problemas, os valores devem saltar aos olhos.

O contraste é uma ferramenta importante do designer pois chama a atenção do leitor para a informação que se deseja que seja vista, a informação que chama o leitor ao documento.

Fontes

Outro ponto importante que a autora discorre é sobre fontes. A mesma trata dos diversos tipos de fontes e como utilizá-las de modo a criar documentos elegantes e utilizar também a questão de contraste e repetição.

Opinião

O livro é uma leitura importante para profissionais de todas as áreas da empresa, pois o design pode ser aplicado em todo tipo de documento, e após a leitura você verá o design em quase tudo que você olhar.

Aonde comprar

Amazon: Livro Design para quem não é designer

 

Robin Williams, de maneira clara e didática, ensina que qualquer pessoa pode elaborar páginas com uma estética melhor. Por ser um livro de design para leigos, a autora dá dicas e ensina truques para as mais variadas situações do dia a dia, que vão desde a elaboração de um simples panfleto até a elaboração de um jornal.

  • Capa comum: 216 páginas
  • Editora: Callis; Edição: 4ª (23 de maio de 2013)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 857416836X
  • ISBN-13: 978-8574168364
  • Dimensões do produto: 25,2 x 17,8 x 1,2 cm
  • Peso de envio: 599 g

Abraço

Marcos Rieper